Como atua o bacharel em Engenharia Civil?

A engenharia civil é uma das profissões mais procuradas pelos brasileiros. Isso é explicado por uma taxa de ocupação superior a 90%, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, os salários dos engenheiros civis se encontram entre os mais altos dos profissionais de Ensino Superior.

Esse campo é um dos ramos mais antigos da engenharia, já que à medida que as populações cresciam em vilas e cidades, havia uma necessidade de fontes confiáveis de água potável, meios de descarte de resíduos, rede de ruas e estradas para o comércio e maneiras de defesa contra vizinhos hostis.

Durante a graduação, o aluno aprende a seguir padrões de segurança e regulamentos de construção. O curso habilita o profissional para gerenciar projetos de construção, fazer cálculos e ajustes quando necessário, considerando o impacto ambiental, a durabilidade e o uso dos materiais certos para cada obra.

Atuação do engenheiro civil

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os engenheiros civis precisam adaptar projetos e estruturas para encontrar soluções preventivas para problemas complexos, como o aumento da população humana e desastres naturais. O bacharel lida com a concepção, a construção e a manutenção de infraestruturas presentes no cotidiano.

A atuação desses profissionais é extremamente diversificada. Confira as principais atividades que podem ser desenvolvidas pelo bacharel nesse curso.

Construção civil

A construção civil combina design e estética para produzir edificações com foco em funcionalidade e sustentabilidade. Nessa área, os profissionais precisam combinar conhecimento estrutural com habilidades criativas.

O bacharel pode se especializar em um aspecto do projeto de edifícios comerciais, como aquecimento, ventilação, proteção contra incêndio, eletricidade e acústica. A supervisão do processo de construção é outra habilidade fundamental na construção civil.

Engenharia estrutural

Esse setor se concentra no projeto de estruturas, como casas, edifícios e monumentos, que são necessárias para suportar cargas e elementos ambientais. Enquanto os arquitetos concebem o design externo e a estética, os engenheiros estruturais projetam o esqueleto interno e a fundação da estrutura, para garantir que ela não desmorone.

Leia também:

Como é o curso de Engenharia Civil?

5 principais cursos de Engenharia

Conheça 8 profissões na área da Engenharia

Transporte

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os engenheiros civis desse setor precisam olhar além do presente e visualizar as necessidades de mobilidade e os desafios das sociedades futuras. Esse trabalho exige compreensão da propulsão e manutenção de veículos e pode envolver especialização em transporte aéreo, rodoviário, ferroviário ou de pedestres.

Agências governamentais e empresas privadas de transporte geralmente empregam os profissionais para manter a eficiência, reduzir custos do sistema, gerenciar iniciativas de segurança e conduzir investigações.

Geotécnica

A engenharia geotécnica é a aplicação prática da geologia. Engenheiros desse campo entendem de materiais e investigam a qualidade da terra e como as estruturas podem ser construídas dentro e sobre ela.

Os profissionais usam o conhecimento e a compreensão dos materiais da terra para determinar os suportes e as fundações apropriadas necessárias para compor estruturas maciças. Eles geralmente trabalham para empresas de mineração e petróleo e tendem a ter um amplo conjunto de habilidades que inclui gerenciamento econômico e de projetos.

Hidráulica

Essa especialidade aborda os desafios técnicos envolvidos na infraestrutura de água e projeto de esgoto. Trata do escoamento de fluidos em grandes quantidades e se concentra no projeto de armazenamento de água (barragens, canais e lagos) e em instalações de transporte.

Os engenheiros hidráulicos também projetam máquinas que usam energia hidráulica e elementos estruturais que podem suportar a pressão intensa da água. Eles usam a teoria da dinâmica dos fluidos para prever como a água que flui interage com seus arredores.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fontes: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Guia da Carreira

66510cookie-checkComo atua o bacharel em Engenharia Civil?