Como é o curso de Engenharia Civil?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Construir conhecimento ao longo da graduação e edificar uma carreira bem-sucedida é sempre um desafio. Para os engenheiros civis, isso faz parte do dia a dia. Responsável por obras estruturais, a área permite pavimentar projetos que vão de pontes e edifícios a grandes obras, como usinas e estádios de futebol.

Como é a formação de um profissional tão qualificado, responsável pela estrutura sobre a qual se constitui a vida de tantas pessoas? Confira como é o curso de Engenharia Civil e veja se a graduação cabe em seu projeto de vida.

Como é o curso de Engenharia Civil?

Matérias

Desenho Técnico é uma das disciplinas mais importantes da graduação em Engenharia Civil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Desenho Técnico é uma das disciplinas mais importantes da graduação em Engenharia Civil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como os demais cursos que formam engenheiros, a Engenharia Civil tem uma forte base em cálculos, mas as disciplinas que compõem a formação profissional são bem mais amplas. Veja algumas matérias que constam no currículo do Mackenzie:

Essas disciplinas fazem parte da ementa que a universidade adota desde 2018. Assim, garante-se que as matérias estejam sempre atualizadas para as demandas do mercado.

Laboratórios

A sala de aula é apenas um dos momentos de aprendizado na engenharia civil. As universidades possibilitam também a formação em laboratórios, para aplicar o conhecimento em experimentos práticos. Geoprocessamento e Aplicação de Sistemas Bim ilustram bem isso. Assim, inovações tecnológicas podem auxiliar no planejamento e na execução de obras de construção e infraestrutura.

Extensão

As ações de extensão também são um modo importante de qualificar o engenheiro civil. Nelas, o aluno pode não apenas colocar a mão na massa, mas também transformar esse momento em um serviço à comunidade e ver a dimensão prática do trabalho.

Exemplos disso são a Empresa Júnior, que une empreendedorismo e aprimoramento técnico, e as Ligas Acadêmicas, responsáveis por criar espaços autônomos de desenvolvimento de temas em que os próprios alunos tenham mais interesse.

Pesquisa

Assim como o ensino e a extensão, a pesquisa é um pilar da educação universitária. Nela, os engenheiros civis em formação podem aprofundar temas de seu interesse e analisar detalhadamente os aspectos teóricos.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é a única do país a ter uma disciplina de Túneis e Obras Subterrâneas, e essa expertise se estende para a pesquisa. Esse é um exemplo de como é possível ganhar profundidade em alguns tópicos.

Estágios

Os estágios realizados durante o curso superior são orientados por um professor e abrem portas profissionais para os estudantes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Os estágios realizados durante o curso superior são orientados por um professor e abrem portas profissionais para os estudantes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os estágios também são fundamentais na formação do engenheiro civil. Na Mackenzie, o oitavo período engloba a experiência prática, mas ao longo do curso o estudante pode fazer estágios não obrigatórios nas mais diversas áreas da profissão, como habitação, saneamento, drenagem e transportes.

Além de permitir o aprimoramento para a carreira, esses vínculos podem ser fundamentais para uma futura efetivação profissional.

Internacionalização

Viajar é preciso. E os intercâmbios estudantis são uma ótima forma de experimentar o ambiente acadêmico de outros países e conhecer outros horizontes da engenharia civil.

Regime e duração

O curso funciona no modo presencial. Na Mackenzie, as aulas ocorrem na sede Higienópolis, bem localizada e ao lado da estação de metrô que leva o nome do campus. O curso tem duração de 5 anos. Nos seis primeiros semestres, as aulas se dividem entre manhã e tarde; já nos quatro últimos, ocorrem à tarde e à noite.

Gostou de conhecer o curso de Engenharia Civil? Se você se sentiu em casa, ótima notícia. Há uma carreira promissora aguardando você.

57650cookie-checkComo é o curso de Engenharia Civil?