Como é o curso de Engenharia Civil

Mesmo sendo um curso bastante conhecido, várias pessoas ainda têm dúvidas em relação ao curso de Engenharia Civil: o que exatamente é estudado, o perfil do aluno e o que é possível fazer após se formar. Pensando nisso, reunimos algumas informações interessantes para você conhecer melhor a graduação em Engenharia Civil.

O que um engenheiro civil faz?

O profissional formado no curso de Engenharia civil projeta, gerencia e executa obras de edificações, pontes e viadutos, rodovias, aeroportos e ferrovias, portos, canais e estruturas marítimas, túneis e obras subterrâneas, barragens e grandes estruturas.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Presente em todas as etapas da construção, desde a análise e interpretação das características dos solos e rochas, na elaboração e execução de projetos estruturais e de geotecnia, assinalando os serviços relacionados à análise de custos, às práticas de gestão da construção, à execução de instalações prediais visando a eficiência energética e promovendo o uso de materiais de construção com desempenho adequado para cada projeto, sem perder de vista a sustentabilidade econômica e ambiental de seus projetos.

Cabe ao engenheiro civil liderar equipes de trabalho e realizar o planejamento de modo a atender os prazos e cronogramas, reduzir os custos, atender as normas de segurança e de desempenho.

O profissional pode, ainda, trabalhar na administração de recursos, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

(​Fonte: Pexels)

O engenheiro civil também pode projetar, gerenciar e executar obras, construções e reformas, garantindo a sua estabilidade e segurança.

Quais são as matérias do curso?

O curso de Engenharia Civil é composto por 10 semestres, período no qual o aluno deve estudar disciplinas relacionadas à fundamentação básica e prática profissional.

Nos primeiros semestres, o aluno tem encontro com matérias como Física Geral e Experimental, Fundamentos da Matemática e Ciências e Tecnologia e Sociedade na Engenharia dentre outras disciplinas que proporcionarão o conhecimento necessário para compreender as disciplinas específicas da Engenharia Civil.

Conforme o seu avanço no curso, o aluno vivencia na prática disciplinas nas grandes áreas da Engenharia Civil, como Construção Civil, Estruturas, Fundações, Gestão e Projetos, Geotecnia, Infraestrutura de transportes, meio ambiente e recursos hídricos.

Destacam-se as disciplinas com aplicação prática no Laboratório, como Hidráulica, Geoprocessamento (Geotecnologias, como drones), Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, e Projeto e Construção de Pavimentos. Em resumo, a grade curricular permitirá ao nosso aluno atuar na profissão sem nenhuma limitação.

Já nos últimos semestres, além de estagiar, o aluno tem maior contato com disciplinas mais voltadas à prática profissional, tendo oportunidade de estudar Aplicações de Sistemas BIM (Building Information Modeling), Saneamento Básico e Despejos Urbanos, Túneis e Obras Subterrâneas, Estradas, Aeroportos, Ferrovias e Terminais Logísticos, Portos Fluviais e Marítmos, Estruturas Moduladas e Pré-fabricadas, dentre outras.

Compreendendo o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os formados em Engenharia Civil é muito promissor, pois o desenvolvimento pessoal e profissional permite atuação em muitas áreas.

Os profissionais podem atuar em empresas privadas ou públicas, exercendo funções diversas em construtoras, na área de infraestrutura e planejamento de transporte, em refinarias, empresas de saneamento, geotecnia, dentre outras.

Considerando-se o grande déficit de habitação no Brasil, comumente os governos de todas as instâncias lançam programas voltados para construção de unidades habitacionais. Isto sempre eleva a oferta de trabalho para a construção civil na qual os engenheiros civis tem papel essencial desde a concepção do projeto até a manutenção das edificações.

(​Fonte: Pexels)

O salário é dependente do cargo e responsabilidades assumidas, entretanto, o cálculo do salário mínimo da categoria é de 8,5 salários mínimos para 8h diárias de trabalho. O valor pode subir consideravelmente conforme a experiência e a própria empresa. Tendo isso em mente, é possível ter uma noção de como planejar sua carreira após a conclusão do curso.

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Engenharia Civil.

Este conteúdo foi útil para você?

1560cookie-checkComo é o curso de Engenharia Civil