4 áreas de atuação profissional do publicitário

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A comunicação social é uma das áreas mais procuradas nos vestibulares. Isso se explica pela importância crescente desse segmento nas organizações e na sociedade. Tal campo é composto por três habilitações: jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Essa última está entre as mais perceptíveis no cotidiano: na TV, na rua, no rádio e em revistas; há contato em toda parte com o trabalho desses profissionais.

Elencamos aqui algumas das possibilidades de emprego dos publicitários. Confira.

1. Agências de publicidade

(Fonte: Shutterstock)

Classicamente, os publicitários trabalham em agências de publicidade, nas quais são elaboradas campanhas para empresas veicularem produtos e serviços na TV, no rádio, na web, em outdoors, banners digitais ou ainda internamente, como em murais ou mailings.

Na agência, as tarefas são divididas em áreas. Uma delas é o atendimento, responsável por fazer a ponte entre a empresa e o cliente que contratou os serviços. Essa tarefa é fundamental para entender qual é a demanda do consumidor e avaliar continuamente o grau de satisfação dele para fazer ajustes na campanha.

Mitos e verdades sobre a vida universitária

Outra função importante é a criação, que põe a mão na massa e elabora as peças que vemos, lemos e ouvimos. É necessária uma boa dose de inspiração, mas estudo e análise também são importantes, pois entender sobre tendências de mercado, pesquisas de opinião e comportamento do consumidor faz diferença na hora da produção.

Há, ainda, publicitários que trabalham na área de planejamento de mídia, responsáveis pela estratégia da campanha e por resolver o meio de campo com os outros envolvidos, como os meios de comunicação que publicarão a campanha desenvolvida.

Trabalhar em agência requer também um refinado senso de escuta, para compreender bem o que o cliente quer e fazer entregas que o encantem.

2. Empresas

(Fonte: Shutterstock)

Em empresas que priorizam a comunicação como um elemento estratégico, visão que tem crescido nos últimos anos, há setores responsáveis por elaborar e executar o plano de comunicação organizacional. Publicitários costumam ser demandados nesses espaços.

Quais são os idiomas mais pedidos pelo mercado de trabalho?

Esses times podem executar ações diretamente, produzindo um informativo interno, por exemplo, ou ser responsáveis por contratar uma agência ou freelancers para dar vida ao planejamento. Mesmo nesse caso, é necessário ter um grupo atento às demandas da empresa, para dirigir o trabalho externo e garantir que a comunicação com todos os públicos esteja alinhada.

Além disso, publicitários podem auxiliar em tomadas de decisão nas organizações. O marketing costuma trabalhar com esses profissionais para pensar em uma política para os produtos e serviços da empresa, bem como para dar suporte aos aspectos estratégicos da gestão.

3. Pesquisa

(Fonte: Shutterstock)

O publicitário tem no ramo da pesquisa uma ótima oportunidade de aplicar seu conhecimento. Quando um produto chega à prateleira, pronto para o consumidor, há inúmeras etapas já cumpridas, de forma a garantir que ele atenda àquilo que o público espera: conceito, cor, embalagem, cheiro, tamanho, sabor… são inúmeros os atributos testados antes da comercialização.

Sonha em empreender? Conheça os livros que você precisa ler

Nessa fase, os publicitários são aliados de primeira hora. Por meio de entrevistas, formulários, análise de dados estatísticos, grupos focais e outros instrumentos, a pesquisa orienta sobre a tendência de consumo e otimiza a eficiência da empresa.

4. Docência

(Fonte: Shutterstock)

E há, é claro, a possibilidade da docência. Afinal, constantemente há novos publicitários sendo formados, e isso exige professores competentes, que articulem conceitos acadêmicos com experiência profissional.

Vale a pena fazer um portfólio online?

Além disso, publicitários podem dar aulas para outros cursos de comunicação social nas disciplinas de base comum e naquelas que têm o objetivo de conceituar elementos próprios dessa formação.

Fonte: Guia da carreira e Guia do estudante.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda.

190cookie-check4 áreas de atuação profissional do publicitário