Se você não sabe quando é o momento certo para montar um portfólio, aqui vai uma dica: é agora. Literalmente, o portfólio é uma pasta com documentos importantes, uma compilação de seus melhores trabalhos ou daqueles que podem trazer prestígio àquilo que você faz.

Existem diversas formas de montar portfólios online, podendo ser desde uma apresentação em PowerPoint até um site específico para essa finalidade. Ele é extremamente importante para áreas com foco na criação, principalmente para ilustradores, fotógrafos, jornalistas, designers, arquitetos, locutores e qualquer outro profissional que tenha material para mostrar suas qualidades.

Pense o seguinte: hoje em dia, qualquer pessoa pode montar um currículo incrível e ter habilidades ótimas, mas sem uma vitrine talvez possa ser deixado de lado em entrevistas. O currículo é uma ótima teoria de quem você é, mas cabe ao portfólio mostrar na prática o seu desempenho. Ele pode conter tanto trabalhos profissionais quanto projetos desenvolvidos durante a faculdade — principalmente para quem ainda não ingressou no mercado.

(Fonte: Giphy)

5 dicas para montar um portfólio arrasador

1. Escolha os melhores trabalhos

Lembre-se: menos é mais. Na hora de selecionar seus trabalhos para o portfólio, valorize aqueles que melhor demonstram seu potencial. Não adianta nada criar um portfólio volumoso se ele não tiver uma qualidade considerável.

2. Seja organizado

Ainda que você tenha poucos trabalhos para apresentar, tente separar tudo em categorias: logos, flyers, fotografias de casamento, fotografias de modelos, textos de futebol, textos de ciências e por aí vai. Isso vai mostrar o quanto você é organizado com seu marketing pessoal e por isso também será visto como organizado profissionalmente.

3. Fale de você

Além de seus trabalhos, separe um campo para falar especificamente sobre você,e não se atenha ao currículo, diga coisas das quais você gosta, os seus hobbies, o que o agrada etc. Isso humaniza ainda mais o portfólio e pode trazer benefícios para a contratação.

4. Deixe seus contatos visíveis

Lembre-se de divulgar e-mail, telefone, LinkedIn e outras redes sociais que você achar necessárias para que as empresas possam conhecê-lo melhor. E não adianta esconder a vida online, porque muitos recrutadores vão atrás dessas informações.

5. Escolha a melhor plataforma

Existem sites específicos para a criação de portfólios, mas é importante ficar atento à finalidade de cada um. Quem trabalha com imagens deve procurar opções que valorizem esse detalhe; se o seu job é com textos, encontre sites específicos para isso.

(Fonte: Giphy)

7 ferramentas para criar um portfólio arrasador

1. Behance

Um dos mais populares, o Behance funciona como uma rede social, conectando profissionais de áreas semelhantes. Você pode publicar vídeos, imagens, áudios e textos de forma gratuita.

2. Dribbble

Muito parecido com o Behance, o Dribbble também é gratuito e funciona de modo semelhante a uma rede social, conectando criativos de todo o mundo.

3. Wix

A plataforma permite criar portfólios responsivos que podem ser vistos nos smartphones com mais naturalidade. O Wix é extremamente intuitivo, mas tem a desvantagem de ser pago, com um teste gratuito de 14 dias.

4. Journo Portfolio

O Journo tem um visual incrível e é fácil de ser usado, apesar de estar em inglês. É ideal para quem trabalha com textos, como jornalistas, que podem incluir links e resumos de suas matérias publicadas. O site pode ser usado gratuitamente, mas com limite de materiais inseridos; planos pagos ampliam a quantidade, e alunos podem usar 1 ano grátis com o login da instituição.

5. Kawek

Essa ferramenta brasileira é altamente usada por sua funcionalidade e por ter planos gratuitos. Quem quiser mais recursos pode adquirir contas premium para ampliar o limite de projetos.

6. Carbonmade

Com mais de 2 milhões de usuários, o Carbonmade é um dos preferidos por designers gráficos. O site está em inglês e tem planos em dólar, mas mesmo assim vale a pena por conta de seu visual.

7. DevianArt

Um excelente portfólio online para quem trabalha com imagens, com milhões de peças publicadas. Por ser bastante conhecido, pode agregar valor ao currículo.