Como se inscrever para o Enem 2022?

Com provas programadas para os dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 pode ser a porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seja por iniciativas de inclusão social, como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

O Enem também visa avaliar como está o desempenho escolar dos estudantes que finalizaram a educação básica. Por meio do exame, as instituições públicas e privadas selecionam estudantes para ingressarem em seus cursos de diferentes formas, usando a nota da prova como critério exclusivo, por exemplo, ou como nota complementar a seus processos seletivos.

O prazo para as inscrições se encerra no sábado, 21 de maio. Já a taxa de inscrição, que neste ano está no valor de R$85, pode ser paga até a próxima sexta-feira (27).

Como se inscrever para o Enem?

O primeiro passo ao realizar a inscrição para o exame é definir se você deseja fazer a prova impressa ou digital, escolher qual língua estrangeira quer responder e indicar se necessita de atendimento especializado.

1. Acesse o site de inscrição e leia atentamente as informações

Visão inicial da Página do Participante no site de inscrição (Fonte: Inep/Reprodução)
Visão inicial da página do participante no site de inscrição. (Fonte: Inep/Reprodução)

Com essas informações em mãos, você deverá acessar a página do participante e ler todas as informações a respeito do Enem 2022. Na sequência, clique em “inscrição”.

2. Preencha o desafio para comprovar que é humano

Sistema solicita que você resolva o desafio para comprovar que não é um robô (Fonte: Inep/Reprodução)
Sistema solicita que você resolva um desafio para comprovar que não é um robô. (Fonte: Inep/Reprodução)

A próxima tela apresentará um desafio, semelhante ao Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart (CAPTCHA) que alguns sites utilizam. Isso é feito para que a plataforma de inscrição saiba que você é uma pessoa real e não um robô. Selecionando a imagem correspondente à pergunta realizada, você será levado adiante.

3. Informe CPF e data de nascimento

O próximo passo é informar seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento e clicar no botão “INICIAR A INSCRIÇÃO”, conforme a imagem a seguir. É importantíssimo que os dados fornecidos estejam de acordo com o cadastro na Receita Federal.

Informe seus dados conforme cadastro na Receita Federal (Fonte: Inep/Reprodução)
Informe seus dados conforme cadastro na Receita Federal. (Fonte: Inep/Reprodução)

Em caso de inconformidade, não será possível dar prosseguimento a inscrição. Outro informação importante é que o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não aceita a inscrição caso seu CPF esteja em situação irregular na Receita, como ausência de declaração de Imposto de Renda (IR), por exemplo.

4. Informe se precisa de atendimento especializado

(Fonte: Inep/Reprodução)
(Fonte: Inep/Reprodução)

Caso você necessite de recursos de acessibilidade ou condições especiais para a realização do Enem 2022, deve informar nesta página. Selecione “Preciso” e clique em “PRÓXIMO”. Informe o tipo de atendimento desejado, anexando a documentação que comprova sua condição. Se não for o seu caso, selecione “Não preciso” e siga em frente.

5. Escolha da prova de língua estrangeira

(Fonte: Inep/Reprodução)
(Fonte: Inep/Reprodução)

Basta escolher se fará prova de inglês ou de espanhol e clicar em “PRÓXIMO”.

6. Defina se fará prova impressa ou digital

Definição do método de aplicação da prova é passo importante (Fonte: Inep/Reprodução)
Definição do método de aplicação da prova é um passo importante. (Fonte: Inep/Reprodução)

A próxima etapa é a que você definirá se vai realizar o Enem 2022 em formato impresso ou digital. Tenha em mente que o Inep disponibiliza um número limitado de vagas para o Enem Digital. Esses dados constam no anexo I do Edital n° 34/2022. Escolha bem, esse é um dado que não pode ser alterado após a conclusão da inscrição.

7. Escolha o município onde realizará o Enem 2022

(Fonte: Inep/Reprodução)
(Fonte: Inep/Reprodução)

O processo de como se inscrever para o exame está quase concluído. A página seguinte é a que você define a cidade onde realizará a prova. Feita a seleção, clique em “PRÓXIMO” e confira todos os dados informados, caso haja algum erro, basta retornar clicando em “VOLTAR” para corrigi-lo. Do contrário, clique em “ENVIAR INSCRIÇÃO”.

Serviços oferecidos pelo Governo Federal exigem cadastro em seu site (Fonte: Inep/Reprodução)
Serviços oferecidos pelo governo federal exigem cadastro em seu site. (Fonte: Inep/Reprodução)

Se você for isento da taxa da prova, sua inscrição no Enem 2022 está finalizada. Quem não for isento selecionará a forma de pagamento da taxa após conferir os dados pessoais. A plataforma encaminhará para o portal do governo federal, no qual é preciso realizar um cadastro. Todos os serviços oferecidos utilizam o perfil criado nessa página.

8. Escolha a forma de pagamento

(Fonte: Inep/Reprodução)
(Fonte: Inep/Reprodução)

Ao logar, a plataforma vai redirecioná-lo à página do participante. Existem as opções de pagamento: boleto, Pix ou cartão de crédito. O método boleto vai gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU), já em Pix ou cartão de crédito, só é definido qual das formas será utilizada.

(Fonte: Inep/Reprodução)
(Fonte: Inep/Reprodução)

Para Pix, será gerado um QR code e, para cartão de crédito, é necessário definir se o pagamento vai ser feito por meio do PicPay ou do Mercado Pago. Considere que o pagamento nessa modalidade gera uma cobrança administrativa no valor de R$ 2,54.

O que posso alterar na inscrição do Enem 2022?

Esteja atento: alguns dados só podem ser alterados antes do fim das inscrições (Fonte: Pexels)
Atente-se: alguns dados só podem ser alterados antes do fim das inscrições. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Enquanto as inscrições estão abertas, os dados abaixo listados podem ser alterados:

Com o prazo finalizado, a única informação que pode ser alterada no cadastro é o e-mail e o celular para contato. Em nenhuma das fases, será possível alterar o CPF cadastrado nem as informações que são carregadas automaticamente a partir de seu preenchimento.

Ingresse no Mackenzie usando a nota do Enem

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os vestibulandos que participarem do Enem terão a possibilidade de ingressar no Mackenzie por meio do ProUni utilizando a nota da prova. A universidade oferece bolsas integrais na graduação nas modalidades presencial e a distância. Confira as etapas do processo interno e aproveite para integrar uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil.

Leia também:

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Inep

67910cookie-checkComo se inscrever para o Enem 2022?