O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa, criado em 2004 e mantido pelo Ministério da Educação, que visa ofertar bolsas de estudo para alunos que não tenham condições de arcar com as mensalidades de uma graduação. O programa oferece bolsas integrais ou de 50% do valor da mensalidade para o ingresso em uma vaga no ensino superior em instituições particulares.

Como me inscrevo?

As inscrições são feitas direta e exclusivamente pelo site do ProUni. Para participar da concorrência é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior.

Quando abrem as inscrições do ProUni?

Duas vezes por ano: por volta de janeiro e por volta de julho.

Como funciona o ProUni?

O pleiteante deve se inscrever e indicar duas opções de cursos em uma ou mais instituições às quais gostaria de concorrer. No momento da inscrição, também deverá indicar qual tipo de bolsa pretende concorrer. O ProUni 2022 deve abrir as inscrições para o primeiro semestre até fevereiro.

Depois das inscrições, o programa seleciona os mais bem classificados conforme a nota do Enem para os cursos selecionados. Diariamente, o ProUni divulga a nota de corte — a menor nota necessária para entrar em cada curso. Com isso, o aluno pode decidir mudar de graduação e instituição se perceber que não terá nota suficiente para entrar no original selecionado.

A partir do segundo semestre de 2022, todos os alunos com ensino médio completo e que se enquadrem nas regras da renda familiar, podem concorrer a bolsas do ProUni. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A partir do segundo semestre de 2022, todos os alunos com ensino médio completo e que se enquadrem nas regras da renda familiar, podem concorrer a bolsas do ProUni. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O aluno não precisa prestar vestibular para a instituição na qual está participando do ProUni. Entretanto, algumas faculdades aplicam provas de seleção aos candidatos selecionados pelo programa. O aluno fica sabendo no momento da inscrição no ProUni se a instituição exige esta participação.

Quem pode participar do ProUni?

Para poder se inscrever no ProUni, o aluno deve ter realizado o Enem do ano anterior e ter obtido uma média de no mínimo 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.

Para poder participar do programa, os candidatos precisam comprovar os seguintes dados socioeconômicos:

Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico (que se candidatem a cursos de licenciatura) podem participar. Para a inscrição no primeiro semestre de 2022 ainda vale a regra de que os candidatos precisam ter realizado o ensino médio na rede pública, ou com bolsa integral em escolas particulares. 

Para o segundo semestre de 2022, entrará em vigor a nova regra da Medida Provisória nº 1.075, que permite que todos os alunos que se enquadram na renda familiar indicada possam participar do programa, independentemente da escola em que tenham cursado o ensino médio.

Quem já está cursando faculdade pode se inscrever no ProUni?

Sim, alunos em qualquer semestre de uma graduação em andamento podem concorrer. 

O que faço se for aprovado no Prouni?

Os resultados do programa são divulgados no site do ProUni, nas Instituições participantes e pelo telefone 0800 616161. Se aprovado, o candidato deve comparecer no prazo indicado, à secretaria da Instituição de Ensino para a qual se inscreveu para levar a documentação que comprove os dados informados. Se tudo estiver correto, o aluno assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

O que significa pré-selecionado no ProUni?

Significa que a universidade ainda vai avaliar a documentação do aluno e, portanto, a vaga ainda não está 100% garantida.

Posso perder a Bolsa do ProUni?

A bolsa conquistada pelo programa de seleção é válida por todo o curso desde que o aluno seja aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período.

 Para manter a bolsa, os contemplados no programa precisam ser aprovados em pelo menos 75% das matérias cursadas por período. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Para manter a bolsa, os contemplados no programa precisam ser aprovados em pelo menos 75% das matérias cursadas por período. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O que são Bolsas Remanescentes?

Algumas instituições não conseguem preencher todas as vagas destinadas ao ProUni, por isso algumas bolsas ficam disponíveis. Alunos que recebem bolsas e estão em outra instituição e alunos que não conseguiram ingressar no programa podem solicitar as bolsas remanescentes. Para isso, os prazos e as etapas devem ser consultadas no site do programa.

Quem estudou em escola particular pode fazer ProUni?

Sim, desde que comprove ter estudado com bolsa integral. 

Outras informações podem ser conferidas no site do ProUni  ou pelo telefone 0800 616161.

Fonte: MEC, Brasil Escola, Guia do Estudante, Guia da Carreira, Educa mais Brasil, Quero Bolsa.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

58000cookie-checkO que é o ProUni?