Se você também usa as redes sociais para ficar antenado nos estudos, provavelmente já ouviu falar em studygram, uma tendência muito utilizada entre os jovens de todo o mundo para mostrar como ter uma rotina de estudos mais leve e organizada.
Conheça melhor essa proposta, como ela pode ajudar nos estudos e quais perfis você pode seguir para se inspirar.
A comunidade está movimentando os estudos no mundo todo
Tudo começou com uma hashtag no Instagram. A criação e o uso da #studygram fizeram que milhares de pessoas que estavam interessadas em estudar ou já estavam estudando tivessem acesso a uma comunidade buscando fontes de inspiração para se organizar.
Com isso, muitos perfis focados em retratar os estudos foram criados e passaram a colaborar com dicas de como estruturar a rotina e estudar diferentes temáticas, quais ferramentas usar para otimizar o aprendizado e muito mais.
As páginas funcionam para motivar as pessoas, gerando maior ânimo para estudar e contribuindo com:
- dicas de como distribuir os estudos na semana;
- indicação de ferramentas para aprimorar a produtividade;
- materiais de referência para ingressar em diferentes universidades.
É possível acessar metodologias e templates de organização de pessoas de diferentes partes do mundo, o que contribui para que cada estudante encontre o perfil que mais faz sentido de acordo com a própria realidade.
Leia também:
- 7 apps grátis para ajudar nos estudos
- Entenda como o TikTok pode auxiliar nos estudos
- Como usar as redes sociais para arrasar no vestibular?
Perfis de estudos para seguir e se inspirar
Mais do que uma febre, a tendência se firmou como uma grande comunidade global, com variados perfis que focam estudos específicos ou mais gerais, levando estudantes do mundo todo a ter uma rotina mais saudável e prazerosa.
Confira a seguir uma lista de perfis que você pode seguir para começar a implementar essas dicas em sua rotina de estudos.
Para atuais ou futuros estudantes de Medicina
Campeão entre os alunos dos cursinhos pré-vestibular, o curso de Medicina é tradicional nas famílias brasileiras que sonham ver os filhos se tornarem médicos.
Para ajudar nos estudos focados em passar no vestibular para esse curso, acompanhe os dois perfis a seguir.
- @med_rabiscos: Taise Terra é estudante de Medicina, de Minas Gerais, e compartilha materiais, mapas mentais, o dia a dia da faculdade e resumos de estudos.
- @estudepatricia: outra futura médica é Patrícia Mendes, estudante que faz vlogs no YouTube e mostra a rotina na faculdade de Medicina pelo Instagram.
Para ter mais foco nos estudos
Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, pois requer organização, disciplina e muita concentração. Mas como fazer isso com tantas distrações na palma da mão?
Alguns perfis de estudos se concentram em conversar com os seguidores para ajudar justamente com o foco. São eles:
- @annestudyblr — ainda finalizando o Ensino Médio, Anne dá dicas para mandar bem no vestibular e ter uma rotina mais produtiva;
- @malena.studies — Malena Palmieri cursa faculdade de Geologia e dá dicas no Instagram, além de postar vídeos no YouTube, sobre organização e planejamento nos estudos.
Para quem pensa na pós-graduação
Caso você já esteja pensando em fazer uma pós-graduação, existem perfis que mostram o dia a dia dessa rotina e apresentam um toque de individualidade nas postagens, mesclando a vida pessoal com as dicas de estudos e outros assuntos.
Confira estes dois perfis:
- @giutessitore — Giu é mestranda em Filosofia e fala sobre a rotina e a organização de forma adaptável para diferentes realidades;
- @brunamartiolli — Bruna é professora e mestranda em Literatura em Portugal e fala sobre literatura e pedagogia e ainda motiva outras pessoas a correr atrás dos sonhos.
Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
Fonte: Tutor Mundi, ESEG, Study International, Canal Tech