Fazer uma coisa de cada vez ajuda a passar no vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Se você está no período de preparação para o vestibular, já deve ter percebido que essa fase exige organização e disposição. A concorrência costuma ser grande, então não há atalho: é necessário levar o aprendizado a sério.

Como longas sessões de estudos tendem a ser cansativas, é comum que os estudantes usem o celular, respondam a mensagens ou mantenham a TV ligada em um programa de sua preferência. Mas especialistas garantem que isso é um erro, já que tais hábitos fazem o estudo perder qualidade: se o cérebro está processando o som da televisão e atento ao telefone, significa que essa faixa de atenção está sendo subtraída dos livros.

Chega de procrastinar: técnica Pomodoro ajuda a manter o foco nos estudos

Nesse sentido, vale a pena repensar seus costumes. Algumas soluções simples podem auxiliar nessa fase e fazer a diferença na aprovação. Confira.

1. Foco

(Fonte: Shutterstock)

Se você está passando por problemas de saúde ou se o seu trabalho está consumindo seu tempo, tudo bem dar uma pausa nos estudos. O importante é fazer uma coisa de cada vez. Mas se você optar por estudar para passar no vestibular, tenha foco e organize as outras demandas a partir dessa. As mensagens podem esperar um pouco, assim como ver sua série preferida mais tarde não é algo tão ruim.

2. Planejamento

(Fonte: Shutterstock)

Avalie o cenário e a sua disponibilidade: o curso almejado exige quanta dedicação? Quais matérias você precisará estudar? Como é possível conciliar a rotina? A partir disso, trace um plano de estudos da semana em que você está até a data da prova.

Como estudar sozinho para o vestibular?

E não se esqueça de inserir momentos de diversão e de descanso, que são importantes para dar gás ao cérebro e deixá-lo pronto para a próxima jornada. Afinal, a preparação para o vestibular está mais para uma maratona do que para uma corrida de 100 metros.

3. Métodos de estudo

(Fonte: Shutterstock)

Outro fator importante é testar diferentes métodos de estudo e aplicar o que melhor se adeque a você. Eles podem variar de acordo com preferências, formas de aprender e, é claro, as disciplinas. É possível que, ao treinar redação, você deseje não fazer pausas, para acelerar a resolução dessa etapa e garantir que na hora da prova haverá mais tempo para outras perguntas. Já em questões de matemática, você pode preferir fazer pausas de 5 minutos a cada meia hora, como no método Pomodoro, para que sua mente não fique cansada (ótimo momento para espiar o celular ou brincar com seu pet).

Flexibilize também o material de consulta. Se biologia é seu forte, apenas ler o conteúdo pode garantir acertos na questão. No entanto, se português é um ponto fraco, talvez valha a pena assistir a aulas e analisar questões comentadas para aprimorar as lacunas na sua formação.

4. Adaptação

(Fonte: Shutterstock)

Antes de aprender os conteúdos das matérias, quem deseja passar no vestibular precisa “aprender a aprender”, criar ritmo de estudo sem a pressão de um professor ou de provas semanais. Ainda que leve tempo, entenda que a qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade.

Como estudar de forma eficiente para o vestibular?

Seja paciente e generoso consigo mesmo. Esse processo pode ser um pouco angustiante e solitário, mas trará bons frutos. Não se cobre em demasia e adapte seu planejamento quantas vezes forem necessárias até que você encontre o modelo ideal.

5. Disciplina

(Fonte: Shutterstock)

Como você pode perceber, há bastante liberdade no processo de estudo para o vestibular. É você quem escolhe o curso superior, quanto tempo irá dedicar ao treino e a forma como estudará. Por isso, é importante ter compromisso para cumprir o combinado.

Arte na praia? Que nada! Conheça mais sobre o que estuda a área de humanas

Disciplina e liberdade são chaves nesse processo porque garantem que você se engaje e tenha tempo de fazer todo o necessário. Não faltará momentos de lazer — se faltar, está na hora de rever seu planejamento — nem para outros assuntos. E isso será de grande valia para combater a ansiedade, que costuma ser uma grande concorrente.

6 métodos eficazes de estudo para o vestibular

Com um pouco de disciplina, o caótico período pré-vestibular se torna mais simples: faça uma coisa por vez, de acordo com um plano, e tenha o conforto de saber que não há nada além do definido para aquele dia. Apesar de haver muito conteúdo e a pressão ser inevitável, a cada dia bastará cumprir um conjunto de tarefas. Feito isso, você estará livre para outras atividades e poderá relaxar.

Fonte: Guia do Estudante.

2650cookie-checkFazer uma coisa de cada vez ajuda a passar no vestibular