5 formas de escolher qual carreira seguir

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Escolher uma carreira durante a preparação para o vestibular pode ser um desafio. Afinal, como tomar uma decisão que pode afetar sua vida inteira em tão pouco tempo? A boa notícia é que é possível fazer essa escolha com mais tranquilidade. Confira algumas dicas para que você encare esse processo da melhor forma possível.

1. Entenda a si mesmo

Vale recordar as memórias da infância para se descobrir melhor. (Fonte: Tenor)
Vale recordar as memórias da infância para se descobrir melhor. (Fonte: Tenor)

Uma carreira tem que ter tudo a ver com você, independentemente do que outras pessoas considerem o melhor. Relembre a sua trajetória no colégio para analisar as suas disciplinas favoritas e as atividades pelas quais você mais se interessava.

Na vida pessoal, enumere os seus hobbies e do que mais gosta. Em um nível maior de autoconhecimento, considere o próprio comportamento e veja em que tipo de profissão você poderia se encaixar.

2. Analise as próprias preferências

Um perfil analítico se encaixa melhor em determinadas carreiras. (Fonte: Tenor)
Um perfil analítico pode se encaixar melhor em determinadas carreiras. (Fonte: Tenor)

Você tem um perfil mais analítico ou expansivo? Você gosta de realizar atividades no meio de uma correria ou com calma? Claro que a personalidade não impede que você siga algum tipo de carreira, mas pode ser um indicativo de suas preferências.

Também é bom considerar o estilo de vida que você quer ter no futuro. Se você gosta de levar uma rotina sem muitos altos e baixos, por exemplo, é preciso pensar duas vezes antes de ingressar em uma área como Medicina ou Jornalismo.

Porém, não encare isso como um obstáculo para cursar o que você ama. É possível encontrar um segmento dentro da sua área de atuação que seja mais compatível com o que você quer para a vida.

3. Descubra mais sobre a profissão

Pesquisar mais sobre a profissão fortalece a escolha. (Fonte: Tenor)
Pesquisar mais a profissão fortalece a escolha. (Fonte: Tenor)

Comece a pesquisar todas as carreiras que você pretende seguir. Procure também participar de eventos com os profissionais dessas áreas. Uma dica é aproveitar feiras de profissões, que costumam ocorrer em muitos colégios e faculdades. Nelas, você consegue conversar com os profissionais já inseridos no mercado e tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, pesquise a grade curricular e a ementa das disciplinas dos cursos que você tem interesse (que pode variar um pouco de acordo com a universidade). Escreva tudo o que descobrir em uma lista, para depois separar os prós e os contras de cada carreira.

4. Faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho

É preciso levantar as informações necessárias. (Fonte: Tenor)
É preciso levantar as informações necessárias. (Fonte: Tenor)

Como já mencionado, saber mais sobre o curso é muito útil para descobrir se você se encaixa nele. Além disso, é bom pesquisar as oportunidades do mercado de trabalho que existem, como é a oferta de vagas, qual a média salarial etc.

Isso é importante porque muitas áreas parecem promissoras, mas podem estar saturadas no mercado. Ou então a profissão exige uma rotina que não combina com o estilo de vida que você quer ter.

Vale ressaltar que analisar o mercado de trabalho não é escolher as profissões que pagam melhor, mas se preparar para os desafios que você pode enfrentar, os quais, inclusive, existem em todas as carreiras.

5. Faça um teste vocacional

O teste pode guiar a pessoa a tomar uma decisão. (Fonte: Tenor)
O teste pode guiar a pessoa a tomar uma decisão. (Fonte: Tenor)

Não estamos falando de qualquer teste de internet, mas de um com orientação guiada por profissionais especializados. O teste vocacional pode lhe dar uma visão mais nítida em meio ao turbilhão de dúvidas que podem surgir.

Isso é válido não somente na época de vestibular, mas também para quem está decidindo mudar de carreira no mercado de trabalho ou para quem deseja ser transferido de curso na faculdade.

Depois de todo esse processo, resta saber qual é a faculdade que você deseja cursar. É preciso pesquisar as instituições que apresentam maior credibilidade e oferecerem o máximo de qualidade de ensino para você.

Fonte: Guia da Carreira, Mundo Vestibular, Catho, Blog Imagine.

O que achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0