3 dicas de aproveitar os feriados para estudar

Se você tem o estudo nos seus planos para este ano, considere-se sortudo: há uma série de feriados que podem ajudá-lo a colocar o conteúdo em dia. Para vestibular, concurso público ou simplesmente para uma prova difícil que vem pela frente, ter bons hábitos de estudo exige organização, método e tempo.

Nos próximos meses, há uma série de feriados que coincidem com dias úteis. É um ótimo período para estudar, sem falar que algumas dessas datas são descansos estendidos. Veja dicas de estudo que podem ajudá-lo a aproveitar esse espaço na agenda, afinal tão importante quanto ter uma rotina planejada é ter um momento para quebrar o ritmo.

1. Faça revisões

(Fonte: Giphy)

Em períodos de estudo mais intenso, como na preparação para um vestibular, matéria para estudar é o que não falta, por isso devem ser priorizados os pontos mais importantes no período que se tem disponível. É necessário saber quantas horas por dia é possível destinar a essa preparação e dividir o material em ciclos diários ou semanais.

Os feriados ocorrem, em média, uma vez por mês, então podem ser ótimos momentos para dar uma pequena pausa e fazer revisões do conteúdo estudado. Isso pode ser importante, sobretudo, se o tempo estiver apertado: momentos de estudo intensivo podem ajudar a consolidar o conteúdo já visitado.

2. Crie dias de simulados

(Fonte: Giphy)

Planejamento, controle e avaliação costumam ser os três pilares básicos na elaboração da estratégia de empresas e organizações. Isso ocorre porque permitem definir ações, programá-las ao longo do tempo e verificar sua eficácia — e, se for necessário, replanejar o ciclo.

Conheça 5 filósofos que marcaram a história

O mesmo método pode ser aplicado ao aprendizado. Se você precisa conciliar o estudo com outras atividades, os feriados podem vir a calhar principalmente na etapa de avaliação: a melhor forma de ter um bom feedback sobre a eficácia dos estudos é resolvendo questões similares às que serão enfrentadas no exame.

As divergências entre os conceitos de moral e ética na filosofia

Você já deve estar respondendo a questões no cotidiano, mas pode não ter tempo para fazer simulados. Os feriados são bons dias a serem destacados para esse desafio. Uma vez por mês, em média, é uma ótima periodicidade.

3. Saiba quando fazer uma pausa

(Fonte: Giphy)

Se o tempo está curto, os feriados podem ser um momento para acelerar. Mas se, em vez disso, você tem destinado muitas horas ao estudo, as folgas podem ajudar a cumprir uma função oposta: descansar.

9 séries e filmes que são boas fontes de estudo para o vestibular

É comum que quem se prepara para provas foque muito no conteúdo a ser aprendido e negligencie o aspecto emocional. Isso é um erro porque, ainda que se saiba muito, é necessário ter tranquilidade para fazer uma boa prova. Se esse for o seu caso, veja séries e filmes da sua preferência, leia livros interessantes e durma. Encontre uma mediação se isso o deixar muito ansioso: veja filmes históricos ou leia biografias políticas, que podem auxiliar na hora da prova ou da redação.

Fonte: Guia do Estudante, Terra

Gostou das dicas? O importante é fazer bom uso dos feriados e recomeçar as atividades com sentimento de dever cumprido, seja estudando, seja fazendo provas, seja relaxando um pouco.

37550cookie-check3 dicas de aproveitar os feriados para estudar