Pós-graduação em empreendedorismo: veja as opções disponíveis

Enquanto alguns profissionais desejam consolidar suas carreiras em um regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou concursado, outros optam pelo empreendedorismo. A ideia de ter a própria empresa tem alavancado nos últimos anos, e dados são provas disso.

De acordo com a Pesquisa Global, há 14 milhões de empreendedores entre 18 e 64 anos no Brasil. Esse número corresponde a uma parcela de 9,9% da população adulta e deixa o país na 7ª colocação do ranking de países que mais empreendem.

Nesse estudo, foram consideradas apenas organizações que têm mais de 3,5 anos de atuação. Esses dados são importantes porque, apesar de o Brasil estar entre os top 10 que mais empreendem, ele também é considerado um dos que mais fecham negócios nos primeiros 2 anos.

Dentre as principais causas estão a falta de conhecimento, afinal, essa prática exige uma série de competências e habilidades além do domínio da atividade principal da empresa. Logo, antes de abrir um negócio é importante se preparar, e uma das ferramentas que pode ajudá-lo a empreender é a pós-graduação.

Nos últimos anos, as mulheres são as que mais empreenderam no Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Dicas de pós-graduações para empreendedores

A pós-graduação é essencial para qualquer etapa de uma trajetória profissional. Para quem deseja mudar de cargo, setor e carreira, quer se atualizar ou, principalmente, busca empreender.

Pós-graduações voltadas para empreendedores são fundamentais tanto para preparar o empresário a esse contexto como para diferenciar a empresa em meio a tanta competitividade.

Confira três opções de cursos de pós-graduação que são relevantes.

Gestão Estratégica Empresarial

Essa pós-graduação desenvolve no profissional uma visão geral de uma empresa. Ele terá preparação para criar processos e estratégias. O objetivo do curso é capacitar o profissional a identificar oportunidades de mercado, traçando objetivos e estratégias para desenvolvê-las. As disciplinas estão relacionadas a esse fim, portanto são bem diversas; as principais são Marketing, Logística e Gestão de Pessoas.

Empreendedorismo e Inovação

Um curso focado em empreendedorismo e inovação busca qualificar profissionais para lidar com a dinâmica do mundo dos negócios, que é tão fluída. 

Como no contexto em que a tecnologia está presente tudo muda facilmente, os modelos de negócios, os recursos e as exigências dos consumidores são afetados. Nesse cenário, o empreendedor precisa estar atento e ter competências para adequar seu negócio a essa realidade.

Pensando nisso, esse curso tem uma grade curricular que contempla matérias de inovação, estratégias empresariais, sustentabilidade e marketing, possibilitando que o profissional esteja amparado e consiga reinventar sua empresa sempre.

Liderança e Transformação Organizacional

O curso de pós-graduação voltado para liderança e transformação organizacional objetiva desenvolver e preparar o profissional com as habilidades e as competências exigidas nas organizações contemporâneas.

O foco é integrar a visão de negócio e de comportamento do empreendedor, de modo que ele consiga desempenhar com propriedade as funções exigidas nessa função, principalmente com relação ao desenvolvimento de equipes de alta performance.

A tendência é que os números de empreendedores cresçam ainda mais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Pós-graduação no Mackenzie

No Mackenzie, as pós-graduações em empreendedorismo têm diferentes vertentes e são para vários públicos.

Há cursos que apresentam uma visão geral de todas as competências e habilidades que essa profissão requer, assim como têm opções voltadas para quem deseja criar um negócio inovador e estar preparado com o que há de mais novo no mercado.

Além de cursos totalmente conectados com as necessidades do mercado, o Mackenzie tem uma ampla estrutura que possibilita ao estudante ter contato com a prática profissional desde o começo.

Há programas de empreendedorismo, como a Incubadora de Empresas Mackenzie, palestras para complementar os estudos, incentivo e orientação de professores especialistas e outras práticas que estão disponíveis tanto na pós-graduação presencial como na Educação a Distância (EaD).

Leia também:

Os 3 principais erros dos empreendedores iniciantes

Confira 8 dicas para desenvolver seu lado empreendedor

Sonha em empreender? Conheça os livros que você precisa ler

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fontes: Mackenzie, Guia da Carreira, Quero Bolsa

65560cookie-checkPós-graduação em empreendedorismo: veja as opções disponíveis