Confira 8 dicas para desenvolver seu lado empreendedor

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Ser empreendedor não significa apenas abrir e administrar um negócio. Ter proatividade, ser criativo, pensar no futuro e procurar soluções inovadoras — sem medo dos riscos que surgirão — são características do empreendedorismo que não estão relacionadas a saber administrar.

Quem quer seguir esse caminho, portanto, tem que desenvolver o lado empreendedor. Mas como fazer isso? Confira nossas dicas abaixo!

1. Saia da sua zona de conforto

(Fonte: Giphy)

Procurar situações novas é a melhor forma de começar a desenvolver um lado empreendedor. Afinal, o empreendedorismo exige buscar soluções diferentes e perceber o mundo por outros ângulos. E você não vai conseguir fazer isso se sempre repetir os mesmos padrões.

Sair da sua zona de conforto também significa superar desafios. O que deixa você assustado? O que você deixa de fazer por medo de errar? Esses são os seus limites, e é isso que você deve querer ultrapassar.

2. Procure um mentor

(Fonte: Giphy)

Pedir ajuda para profissionais mais experientes, que seguiram um caminho que você também quer trilhar, é uma ótima maneira de se conhecer melhor. Um mentor é alguém que está nesse mercado há mais tempo e pode compartilhar conhecimentos com você.

Fazer perguntas importantes e descobrir os segredos desses profissionais contribui para que você se sinta mais motivado e apto a começar seu próprio empreendimento.

3. Perca o medo de errar

(Fonte: Giphy)

Mesmo que ninguém goste de estar errado, o fracasso sempre abre uma oportunidade de aprendizado. Os erros são muito comuns na vida de empreendedores, porque essas pessoas estão sempre dispostas a tentar o novo, a ir a lugares que ninguém desbravou. Os erros são inevitáveis, mais comuns do que se imagina — e o caminho para o sucesso.

4. Conheça pessoas novas

(Fonte: Giphy)

Isso não significa, aqui, procurar quem tenha os mesmos gostos e valores que você. Pelo contrário: converse com pessoas que cresceram em outras culturas, que vivem em outros círculos, que são mais velhas, que trabalham em áreas completamente diferentes etc.

Do mesmo modo, nunca se atenha a apenas um veículo de comunicação: leia jornais, revistas e sites de todos os tipos. Se puder, varie também os idiomas. Conhecer diversos pontos de vista vai ampliar sua visão, aumentar sua criatividade e fortalecer seu espírito empreendedor.

5. Assuma responsabilidades

(Fonte: Giphy)

Empreender significa colocar sua ideia em primeiro plano, acreditar no seu sucesso e seguir em frente mesmo em meio às dificuldades. Nada disso é possível se você tiver medo de assumir responsabilidades. Aceitar um projeto no trabalho, ensinar algo para alguém, finalizar um produto etc. Existem diversas oportunidades para ser mais responsável e se defender como profissional.

6. Tenha disciplina

(Fonte: Giphy)

Querer ser um empreendedor que dorme ou acorda muito tarde, que não tem horários para nada e que não segue em frente com o planejado — ou nem mesmo tem um plano — é impossível. Empreendedores costumam ter uma rotina, mesmo que ela não seja semelhante à da maioria das pessoas, e se comprometem com o que é importante para o negócio.

Criar uma rotina em que você se sinta confortável e saiba que está progredindo faz toda a diferença.

7. Não pare no tempo

(Fonte: Giphy)

Ter um perfil empreendedor significa buscar o novo. Seja lendo um livro, fazendo um curso ou tentando uma nova parceria, o empreendedor sempre procura melhorar e estar um passo à frente. Por isso, se sentir que sua vida não está evoluindo, pense no que pode fazer para não ficar estagnado. Todo dia é dia de aprender.

8. Seja persistente

(Fonte: Giphy)

Durante a jornada, um empreendedor vai pensar em desistir diversas vezes. Erros acontecem e, em algumas situações, parecem definitivos. Mas a diferença dos empreendedores de sucesso é que eles continuam persistindo. Por isso, siga em frente mesmo quando tudo estiver difícil. Vai valer a pena!

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

1900cookie-checkConfira 8 dicas para desenvolver seu lado empreendedor