Pós-graduação: como escolher o curso?

Continuar atualizado e sempre relevante é um desafio cada vez maior. Com novas tecnologias e demandas surgindo a cada momento, os profissionais que conseguem estar sempre inteirados têm grande destaque e são requisitados por empresas. Uma das melhores maneiras de se especializar e dominar com profundidade uma área do conhecimento é por meio de uma pós-graduação.

Diferentemente das graduações, que tendem a ser mais generalistas, uma pós vai oferecer subsídios maiores para atuar com propriedade em determinada área. Até por isso, normalmente a especialização é procurada por quem já está inserido no mercado de trabalho e tem um objetivo profissional mais definido.

Mesmo assim, existem uma série de escolhas que precisam ser feitas antes de começar uma pós-graduação. Vamos a elas!

Como saber se é o momento certo?

Invariavelmente, a vida de quem trabalha acaba sendo corrida. Dividir o tempo gasto em emprego, translado, afazeres domésticos, família, exercício e lazer é sempre um desafio. Por isso, muita gente procrastina a decisão de começar uma pós-graduação. Porém, uma hora as demandas do trabalho podem exigir uma melhor qualificação. Com conhecimentos de novos softwares ou ferramentas e até conteúdos, você pode galgar novos cargos dentro da empresa ou encontrar um novo emprego.

Portanto, nada de esperar a hora certa, organize a sua agenda e inicie o quanto antes uma pós-graduação. Quanto antes você tiver uma especialização, mais cedo vai fazer o seu currículo se destacar.

Qual curso escolher?

Atualmente, não faltam opções de pós-graduação para escolher. Vale lembrar que as pós-graduações podem ser de lato-sensu — Master of Business Administration (MBA) e especializações — ou stricto sensu (mestrado ou doutorado) .

Mestrados e Doutorados são, em geral, indicados a pessoas que queiram seguir carreira acadêmica como pesquisadores e docentes. Claro que há exceções, e esses cursos podem ajudar na sua carreira profissional, mas, no geral, as especializações são mais indicadas para o mercado de trabalho por serem mais curtas e ofertarem ferramentas mais diretas para o dia a dia nas empresas.

Escolher uma especialização diferente da sua área de formação pode ser uma boa estratégia dependendo dos seus objetivos profissionais. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Uma das vantagens das especializações é que você não precisa cursar algo relacionado à sua graduação. Se você é formado em Administração, mas no seu cotidiano de trabalho sente que precisa aumentar o conhecimento sobre ferramentas para marketing na internet, por exemplo, uma especialização em Marketing Digital pode ser muito mais interessante do que um MBA. Por isso, é a hora de analisar o seu perfil profissional e o seu objetivo de carreira.

Se você é uma pessoa mais analítica e quer continuar se especializando em uma área, uma pós que garanta o conhecimento em uma ferramenta muito utilizada no mercado de trabalho é uma boa opção. Se você é mais comunicativo e quer chegar a cargos de liderança, pós-graduações em Gestão de Pessoas ou Negócios e até Liderança e Desenvolvimento Humano são “uma boa pedida”.

Escolhendo uma instituição

Depois de definir o curso, é hora de escolher onde cursá-lo. Lembre-se de procurar uma instituição de confiança, tradição e reconhecimento no mercado. O nome da universidade ainda pesa no currículo, não só pelo nome em si, mas por todos os diferenciais que uma boa instituição promovem, como currículo atualizado, corpo docente referência na área e boa infraestrutura (seja física, seja a distância).

Um curso em uma boa instituição pode ter grandes vantagens na hora de fazer contatos profissionais. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A pós-graduação é uma ótima oportunidade de criar e aumentar o seu networking. Com vários colegas inseridos no mercado de trabalho e professores de destaque na área de atuação, os novos contatos podem se transformar em novas oportunidades de emprego. Por isso, esteja sempre disposto a dar o seu melhor nas aulas e nas avaliações.

Leia também:

Hora de se dedicar

Como mencionamos, conciliar emprego e estudo nunca é fácil, principalmente na vida adulta, quando se dividem as atenções com outras obrigações. Apesar disso, faça o máximo para se dedicar ao curso escolhido. Os assuntos ensinados quando bem compreendidos farão de você um profissional melhor.

Invista tempo em ir além do ensinado nas aulas, procure materiais complementares e dicas dos professores ou tutores sobre os assuntos que você mais se interessa ou tem necessidade de aprender. Um ano de muita dedicação em uma pós-graduação pode fazer você transformar o destino da sua carreira profissional!

Gostou do conteúdo? Que tal começar hoje a pesquisar a pós que pode alavancar a sua carreira?

Fonte: Exame, Catho, Portal Pós

69990cookie-checkPós-graduação: como escolher o curso?