Como desenvolver networking antes, durante e depois do MBA?

É inegável que nossa rede de contatos tem importância crucial na evolução da carreira, especialmente no período de MBA, já que a formação é direcionada à atuação prática e mercadológica. O processo de networking, ou seja, de construir essa rede, é contínuo e pode ser aprimorado com passos simples.

Confira, a seguir, seis dicas para manter bons contatos:

Conhecimentos, experiências e habilidades podem ser potencializadas ao conhecer e se relacionar com os perfis certos. (Fonte: Pexels)
Conhecimentos, experiências e habilidades podem ser potencializadas ao conhecer e se relacionar com os perfis certos. (Fonte: Pexels)

1. Comece pela sala de aula

Afinal, seus colegas são profissionais da mesma área que você e provavelmente têm objetivos em comum. Os estudos e trabalhos em grupo no MBA são oportunidades para gerar vínculos, além de mostrar sua capacidade para outros profissionais do mercado, que podem servir como pontes para novos desafios. Alunos mais avançados no curso ou ex-alunos também são pessoas para manter contato. 

2. Tenha curiosidade

Mais do que manter os seus objetivos em vista, o networking requer que você desenvolva um interesse genuíno por quem está se relacionando. Ao entrar em contato com alguém, pergunte sobre sua trajetória e função. Isso pode significar um grande aprendizado sobre empresas. Tenha em mente a conexão antes do interesse.

3. Não procure apenas quando precisar 

A necessidade de cultivar networking pode ficar visível apenas quando se está em um período desfavorável ou em busca de novas oportunidades. Porém, esse é um processo quase que diário. Interações, trocas de informações ou dicas são atitudes simples e rápidas que podem fazer toda a diferença. 

Por mais recente que seja, a sua trajetória também pode ter utilidade para outras pessoas. Procure atualizá-las sobre seus avanços e mudanças.

4. Não tenha medo

O primeiro contato com pessoas em posições de poder pode assustar. Uma boa medida para lidar com esse medo, no entanto, é se preparar. Pesquise sobre os assuntos que quer colocar em pauta e sobre o profissional com quem vai conversar. Por fim, lembre-se de que o máximo que pode acontecer é você receber um “não”.

5. Desenvolva seu marketing pessoal

Também é importante prestar atenção em você ao se apresentar e começar uma relação de interesse. O que sabe fazer? Qual é a sua especialidade? Quais são os seus objetivos? Pelo que quer ser lembrado(a)? Tudo isso deve estar “na ponta da língua” para que você não transmita uma imagem confusa.

6. Esteja presente

Buscar aprimoramento também pode gerar bons contatos. Frequentar eventos como workshops, fazer cursos livres esporadicamente, ou mesmo movimentar sua presença online demonstra que você tem interesse em evoluir.

Como a tecnologia mudou a forma de fazer contatos? 

Qualquer rede social pode ser uma fonte fértil para networking se utilizada com a estratégia certa. (Fonte: Pexels)
Qualquer rede social pode ser uma fonte fértil para networking se utilizada com a estratégia certa. (Fonte: Pexels)

A internet oferece inúmeras possibilidades para aumentar e movimentar as redes de contatos profissionais, ainda mais no período de pandemia em que os encontros presenciais foram reduzidos. 

Atualizações podem ser feitas com posts e interações. Além disso, é possível conhecer pessoas que nunca poderiam ser acessadas sem a rede.

Por isso, é importante manter seu perfil atualizado e gerar conteúdo interessante que possa agregar a quem consome. Isso vai facilitar os primeiros contatos. 

Mas é importante aprofundar as conexões, buscando uma interação cada vez mais direta e pessoal. Por se tratar de uma relação profissional, é preciso ter cuidado para não ultrapassar os limites e não ser inconveniente.

Também é possível criar grupos com interesses em comum, unindo quem você já conhece a novos contatos em uma relação lucrativa para todos.

Já imaginou ter com quem contar em todo o mundo? Ou, então, ser notado e lembrado por profissionais de respeito? Essas são só algumas possibilidades conquistadas por quem trabalha em seu networking.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Financial Times.

Este conteúdo foi útil para você?

58930cookie-checkComo desenvolver networking antes, durante e depois do MBA?