6 áreas de Engenharia em ascensão

Profissionais da Engenharia estão constantemente entre os mais requisitados e melhor remunerados do mercado de trabalho. Mas, conforme a sociedade vai avançando e novas demandas tecnológicas começam a surgir, assim as áreas da Engenharia vai se afunilando e algumas vão ganhando destaque. Conheça 6 cargos em ascensão na parea de conehcimento da Engenharia.

Engenharia de Produção

A Engenharia da Produção é a área do conhecimento que intersecciona a engenharia e a administração. Um profissional da área atuará para otimizar os processos produtivos em uma empresa, evitando desperdícios e assegurando a qualidade do produto final.

O Engenheiro de Produção desenvolve e implemente sistemas integrados que garantam que a empresa alcance seus objetivos da melhor maneira possível. Em um mundo cada vez mais competitivo, um profissional destes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil não vai sair tão cedo do mapa. Esta, que é uma das áreas mais tradicionais da engenharia, está em plena ascensão e com o crescimento das cidades e os movimentos de urbanização sua demanda deve continuar aumentando. Um engenheiro civil pode se dedicar diretamente a área de construção civil, criando projetos de casas e prédios, mas também pode atuar em áreas como o setor de transportes, urbanismo, geotecnica, departamentos públicos, ciência de materiais e muito mais.

Engenharia Civil deve continuar como uma das mais procuradas nos próximos anos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Engenharia Civil deve continuar como uma das mais procuradas nos próximos anos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Engenharia de Segurança do Trabalho

Uma das áreas da engenharia que tem ganhado destaque são as especializações em Engenharia de Seguranças do Trabalho. Com legislações cada vez mais rigorosas para garantir o cuidado aos trabalhadores, as grandes empresas precisam cada vez mais de profissionais que tenham uma visão completa da segurança do trabalho. Alguém que conheça as leis, os equipamentos, os procedimentos em caso de acidentes e que possa desenvolver, implementar e supervisionar os processos seja em fábricas, empresas ou linhas de produção.

Energias Renováveis e Negócios no Setor Elétrico

O conflito no Leste Europeu e as novas legislações contra poluição ao redor do mundo vem demonstrando como o a geração de energia por combustíveis fósseis têm seus dias contados. Profissionais que mergulhem a fundo no universo das energias renováveis terão transito garantido pelas mais diversas áreas do mundo profissional, seja como parte de setores públicos, consultorias ou empresas privadas. Neste contexto que especializações como a Energias Renováveis e Negócios no Setor Elétrico da Universidade Mackenzie tem ganhado destaque. Neste mesmo sentido a especialização em Energia Solar tem um grande potencial, já que o mercado brasileiro está cada vez mais inclinado a adotar esta tecnologia.

Leia também:

7 benefícios da pós-graduação para a carreira

Pós-graduação Mackenzie: conheça os cursos e saiba se matricular

Vale a pena fazer uma nova graduação depois dos 30?

Engenharia de Materiais e Nanotecnologia

A Engenharia de Materiais é uma área da engenharia que também está em ascensão. Um profissional deste ramo precisa dar soluções para empresas que precisem de peças específicas, garantindo que os produtos saíram com qualidade, segurança e respeitando todas as leis referentes ao setor.

Soma-se a isso a crescente informatização da sociedade e a utilização cada vez maior de biomateriais ou matérias para aplicações eletrônicas e fotônicas. É daí que nascem os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia. Um profissional desta área somará aos conhecimentos de Engenharia, conhecimentos de biológica, física e química para dar soluções a tecnologias que trabalham em escalas que variam de macro a nanométrica.

Novas tecnologias exigem conhecimentos cada vez mais especificos, e os profssionais de ponta vão ganhar destaque no mercado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Novas tecnologias exigem conhecimentos cada vez mais especificos, e os profssionais de ponta vão ganhar destaque no mercado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Engenharia Elétrica e Computação

A Engenharia da Computação trabalha com tecnologias ligadas aos sistemas computacionais e aos sistemas digitais e a Engenharia Elétrica interage com esta área para abordar temas como sistemas de transmissão de dados, sistemas ópticos, sinais digitais e sistemas de comunicação. As possibilidades são tantas que existem cursos de Mestrado e Doutorado para os profissionais que queiram abordar as interações entre engenharia elétrica e a computação.

Em uma sociedade que, após a pandemia, conviveu com uma demanda impensável para soluções de telecomunicação, os profissionais capacitados nestas áreas certamente sempre estarão entre os mais requisitados no futuro.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Guia da Carreira, EClass, Hora da Facul, Mundo Vestibular, Jornal Contábil, Quero Bolsa.

63590cookie-check6 áreas de Engenharia em ascensão