Com altas taxas de desemprego, disputar uma vaga de colocação profissional no Brasil pode ser uma tarefa árdua. Os recrutadores comumente precisam analisar centenas de currículos em pouco tempo para indicar os melhores candidatos. É neste momento que um material bem feito pode se destacar, por isso mostraremos dicas importantes do que não pode faltar na hora de conferir e enviar o seu currículo!
1. Personalize seu currículo
Além de manter o currículo sempre atualizado, é bem interessante que você o personalize para cada vaga que concorra. Por exemplo, se você está se candidatando ao cargo de gerente, pega mal escrever nos objetivos “profissional em busca de colocação em cargo de vendedor”. Por isso, dê uma atenção especial a cada vaga que vai se candidatar e aproveite para realçar experiências anteriores ou cursos relevantes na área.
2. Seja sucinto
Como mencionamos, os recrutadores analisam centenas de currículos mensalmente, e ser sucinto, mas comunicativo, é uma maneira de mostrar profissionalismo. Portanto, nada de currículos com várias páginas, o ideal é apenas uma página, no máximo duas, isso significa que você pode precisar cortar algumas informações não relevantes. Por exemplo, se você já tem uma longa carreira profissional não é necessário elencar toda a sua trajetória, em vez disso, liste seus últimos cargos e suas experiências que possam ser relevantes para a vaga que você está concorrendo.
3. Demonstre profissionalismo
O currículo e o processo seletivo são seus primeiros contatos com uma nova empresa, por isso é importante mostrar profissionalismo desde o começo. Confira o seu currículo e veja se não há erros de digitação, use layouts ou modelos com uma boa visibilidade e apresentação. Envie o seu currículo em formato Portable Document Format (PDF) para impedir que hajam erros de conversão na hora de abrir o arquivo.
Também é importante tomar cuidado com a comunicação com o recrutador. Ao enviar um e-mail com o currículo, escreva um pequeno texto com uma breve apresentação e a vaga desejada. Além disso, siga as orientações da empresa na hora de dar título à mensagem e, já que tocamos no assunto, tenha um e-mail com um nome profissional; se você ainda usa aquele com apelidos da sua adolescência ou piadinhas, crie um novo urgentemente!
4. Nada de mentir
Mentir para inflar o currículo ou para se destacar em determinada área nunca é uma boa ideia. Se a mentira passar pela fase de recrutamento, é possível que chegue o dia em que você precise provar seu conhecimento na empresa, e a situação pode se complicar.
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5. Cuidado com a carta de apresentação e as mensagens de e-mail
Com o agravamento da pandemia de covid-19 e o aumento do desemprego, muitos brasileiros têm vivido situações financeiras desesperadoras, isso fez que algumas mensagens com pedidos de auxílio e de empregos viralizassem nas redes sociais, inclusive no LinkedIn.
Apesar disso, a carta de apresentação e o e-mail de envio do currículo não são os momentos ideais para contar situações tristes ou de dificuldades. Os recrutadores são profissionais que precisam ler muitos documentos e separar as informações mais relevantes para suprir as vagas abertas. Longos textos e apelos emotivos podem gerar o efeito contrário e fazer seu currículo ser colocado no fim da fila.
6. Seja o mais aberto possível
Assim como não é bom mentir qualificações ou cargos, não minta a sua personalidade para tentar criar pontos fortes. Se você é tímido, não escreva que tem facilidade de trabalhar e de falar com o público e, em vez disso, realce seus pontos fortes que, nesse caso, podem ser a facilidade para trabalhos analíticos e intelectuais. Mentir sobre sua personalidade pode fazer você ir parar em um emprego cuja rotina você odeie.
7. Não tenha medo da falta de experiência
Se você estiver começando no mercado de trabalho, não tenha vergonha de não ter experiências profissionais anteriores. Em vez disso, destaque outras vivências, sejam acadêmicas (em estágios, iniciação científica ou até destaques em determinadas disciplinas) ou de voluntariado. Atualmente, com tantas vagas que requerem conhecimentos específicos, saber determinado software ou um processo pode ser mais interessante para uma empresa do que um funcionário com experiência na área, mas sem conhecimentos específicos.
8. Seja focado
Como dissemos, vivemos em um tempo em que o alto desemprego pode fazer com que muitas pessoas enviem currículo para diversas empresas sem um foco específico. Um currículo genérico dificilmente vai se destacar para uma vaga interessante, por isso faça um bom trabalho de seleção e procure vagas para as quais você acha que pode realmente somar, adéque seu currículo para a vaga e converse com o recrutador, demonstrando seu interesse e os seus pontos fortes. Poucos currículos enviados, mas com foco e determinação, podem gerar mais resultado do que muitos, só que sem critérios.
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Fonte: Você RH, Guia da Carreira, Robert Half, Linkedin