5 passos para mudar de profissão

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

A mudança de carreira é um dos momentos profissionais mais delicados para qualquer pessoa. O principal desafio é abrir mão da experiência e posição consolidada em uma área para começar a construir um emprego em um novo setor.

Uma mudança de profissão bem-pensada, com ações tomadas de forma planejada, pode tornar a transição mais tranquila e aumentar as chances de sucesso. Para tanto, separamos 5 recomendações para tornar a mudança bem-sucedida.

1. Identifique o motivo da mudança de carreira

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Existem várias razões para uma mudança de profissão. Desde a insatisfação com o salário, ambiente de trabalho ou, simplesmente, uma súbita falta de sentido na função atual. De qualquer maneira, é importante que o profissional saiba perfeitamente o motivo pelo qual quer alterar a área de sua atuação.

Caso a mudança não tenha ligação direta com a vocação, existe uma chance de arrependimento nessa decisão, com frustrações e insatisfações atuais sendo levadas para o novo cargo. Construir uma nova carreira exige bastante esforço e dedicação, por isso é preciso ter bastante certeza antes da mudança de cenário.

2. Escolha a nova área

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Depois de analisar os motivos pelos quais quer deixar a posição atual, é necessário identificar qual é a nova área almejada. A pessoa deve levar em conta suas habilidades profissionais, seus sonhos e quais são os objetivos possíveis de serem atingidos.

É importante também conhecer o novo mercado, verificar quais são as suas principais demandas, tendências e desafios. Se o setor escolhido estiver em uma fase de expansão, as chances de alocação serão melhores e o processo deve ser mais fácil. Aproveite para conversar com profissionais que trabalham na área para verificar se seus desejos podem ser atendidos.

3. Prepare-se para uma transição

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Antes de deixar a sua carreira atual, é preciso preparar-se para um possível momento de queda de rendimento. Fazer uma poupança para enfrentar um período sem renda é imprescindível para fazer uma transição com calma e segurança.

É necessário, ainda, aproveitar os benefícios da atual posição, como plano de saúde para fazer um check-up geral e evitar surpresas em um momento de maior fragilidade. Durante algum tempo, pode ser necessário que o profissional exerça duas funções de forma simultânea, diminuindo o tempo disponível para a família, descanso e atividades de lazer.

Confira mais dicas para potencializar sua carreira!

Tudo deve ser planejado com antecedência. Sem outras preocupações que possam desviar a atenção e os esforços, o profissional pode se concentrar ao máximo na mudança de carreira.

4. Procure formação na nova área

(Fonte: Giphy)
(Fonte: Giphy)

A capacitação técnica é fundamental para a atuação profissional em qualquer área. Na transição de carreira, é preciso buscar o máximo de conhecimento no menor tempo possível. O pretendente à mudança competirá com pessoas experientes na nova área e uma formação atualizada pode aproximar ou até igualar as chances no mercado.

É importante verificar qual é a melhor formação para o setor desejado. Desde investimento em pós-graduação e cursos técnicos até certificação em softwares específicos podem ser válidos. O profissional deve escolher uma formação que atenda a seus objetivos e esteja alinhada às necessidades do mercado.

5. Faça networking

(Fonte: Giphy)
(Fonte: Giphy)

Com a mudança de carreira, sua rede de contatos atual pode não fazer mais sentido, por isso é fundamental estabelecer uma nova rede de contatos. Amigos e pessoas conhecidas podem apresentar a você gestores e trabalhadores da nova área desejada. A construção de um perfil em redes sociais, como LinkedIn, também pode ser útil no seu networking.

No novo currículo ou perfil social, é importante ressaltar experiências da atividade anterior que podem se relacionar com o cargo pretendido e explicar as razões que o levaram a uma mudança de profissão. Assim, as chances de uma transição bem-sucedida aumentam.Fonte: Guia de Carreira, Universa, Vagas, IG.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

28660cookie-check5 passos para mudar de profissão