Networking, ou gerenciamento da rede de contatos, é um termo muito utilizado no mercado de trabalho. Competências técnicas são importantes para conseguir uma boa vaga, mas manter sólidos laços profissionais também é crucial para crescer na carreira. A internet pode ajudar bastante a consolidar esse tipo de aliança, aproximando-o de pessoas que pensam como você, fazem o que você faz e são referência na área que você valoriza. Saiba como a web pode ser fundamental para aprimorar seu networking.

Etiqueta nas redes

(Fonte: Giphy)

Tenha cuidado com o que você mostra em seus perfis públicos. No Facebook, por exemplo, é possível alterar configurações de privacidade para não expor a todos opiniões polêmicas que podem comprometer uma aproximação profissional. Muitas empresas fazem uma vistoria minuciosa nos perfis sociais dos candidatos para garantir que tenham o perfil adequado para aquele ambiente de trabalho, por isso mostre suas habilidades e qualidades por meio da sua persona online.

Páginas como LinkedIn, Facebook e Twitter servem como murais para você se apresentar ao público geral. Nelas, é possível divulgar ações que você vem desenvolvendo profissionalmente e montar uma imagem que atraia os empregadores. Organize um portfólio e expresse suas visões de trabalho em um blog. Por meio do uso de palavras-chave e técnicas de SEO, é possível dar maior destaque para as suas publicações nas ferramentas de busca como o Google e oferecer notoriedade para seu perfil. Mantenha um perfil atualizado, coerente e com conteúdo interessante.

Informe-se sobre eventos

(Fonte: Giphy)

Participe de palestras, seminários e workshops na sua área. Esse é um bom caminho para conhecer pessoas que gostam do que você gosta e fazer networking. As mídias sociais são boas pedidas para avisar sobre esses eventos. Além de grandes oportunidades para novos aprendizados, estar presente fisicamente oferece a você uma chance de interação e conectividade com um potencial empregador.

Uma função muito útil do LinkedIn é a conexão entre usuários via Bluetooth. Os participantes de um evento podem acionar o recurso no celular e ser apresentados a outros usuários que estiverem no local. Dessa forma, todos podem se conectar, criar uma interação digital e disponibilizar seu currículo e portfólio online. É muito mais fácil estabelecer um networking digital quando já existe uma conexão prévia entre os interessados.

Não ultrapasse barreiras

(Fonte: Giphy)

É muito empolgante imaginar que o chat do Facebook ou do LinkedIn é a única coisa que o separa de um empresário tomador de decisões na empresa dos seus sonhos. Mas vá com calma. Descubra se aquela é a mídia social adequada para contatá-lo ou se ao mandar uma mensagem você estará invadindo seu espaço social.

Algumas pessoas mantêm perfis pessoais completamente separados das páginas das empresas e preferem ter apenas conexões mais próximas, como amigos e família. Porém, se já foi demonstrado que determinado canal é adequado para esse tipo de interação, não se acanhe. Demonstre seu interesse e conhecimento da forma mais cordial possível e tenha sempre em mãos um portfólio para a apresentação do seu potencial.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!