Como utilizar a pós-graduação na transição de carreira?

Já teve a sensação de ter escolhido o curso errado? Já se sentiu apreensivo, achando que sua carreira terá que ficar “acorrentada eternamente” à sua graduação? Neste início de século XXI, o mercado de trabalho está bem dinâmico. É bem possível que, em determinado momento de sua vida, você queira começar a atuar em outra área, seja por necessidade, seja simplesmente por vontade.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós graduação no Mackenzie

Mas estamos aqui para dar uma boa notícia: a pós-graduação é uma oportunidade de se especializar em diferentes áreas de atuação, permitindo ampliar seus conhecimentos e empregá-los na sua atual profissão e até se aventurar em uma jornada totalmente nova.

Saiba como a pós-graduação pode contribuir para uma mudança na sua atuação profissional.

O que é a pós-graduação?

A pós-graduação é um curso voltado para o aprofundamento em determinada carreira e área do conhecimento. Principalmente nas modalidades de MBA e especialização, a pós tem a competência de habilitar o aluno para a realização de uma nova atividade ou aprofundar o conhecimento na área do seu curso de graduação.

Sim, isso significa que você pode cursar uma pós-graduação em uma área diferente da qual se formou, e isso será essencial para que possa dar uma guinada de 180 graus em sua carreira.  

Já as modalidades de mestrado e doutorado são indicadas para quem deseja partir para áreas de pesquisa e docência. Para quem deseja trabalhar contribuindo com a descoberta de novos conhecimentos ou transmitindo o que já sabe para terceiros, essas são áreas de atuação bem recompensadoras.

Como a pós ajudará em uma troca de profissão?

Profissionais podem ter diferentes motivações para procurar um curso de pós-graduação: ampliar seu campo de formação, agregar conhecimentos de áreas distintas e, é claro, mudar de profissão.

Aliás, já que nosso assunto principal é a mudança de profissão, temos uma dica de ouro: de acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, umas das publicações mais respeitadas do mercado em todo o mundo, cursar uma pós em uma área diferente (profissional generalista) é muito mais vantajoso do que se aprofundar na área de formação (profissional especialista).

Ter graduação e pós-graduação em áreas diferentes:

Outra grande vantagem da pós é que ela é mais uma oportunidade para expandir sua rede de contatos, fazendo novos colegas e criando laços com os professores que poderão ajudá-lo com indicações a vagas.

Como escolher uma pós?

Para que a escolha da pós-graduação seja otimizada, é preciso avaliar metas profissionais e pessoais. Você tem habilidades que poderão ser complementadas com o curso? O curso remete a uma profissão que atenderá às suas necessidades de remuneração e à sua personalidade?

Quando estiver confortável com essas respostas, você precisará sondar o mercado para conhecer as possibilidades de atuação em cada curso que você tem em mente. Ler conteúdo especializado e conversar com profissionais também pode ser de grande aproveitamento.

Leia também:

Como iniciar uma transição de carreira?

Por que ter várias carreiras é uma tendência entre os jovens?

5 passos para mudar de profissão

Em teoria, toda pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área. Geralmente, as restrições se aplicam aos mestrados cuja área de atuação implique alguma habilitação específica, como no caso da Medicina.

Como vimos, a pós-graduação em áreas distintas é uma tendência que vem se acentuando cada vez mais no mercado. Portanto, aproveite-a para ampliar seus horizontes.

Fonte: HBR

Conheça as opções de pós-graduação do Mackenzie

1380cookie-checkComo utilizar a pós-graduação na transição de carreira?