O que é regionalizar?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Você encontra um brasileiro no exterior e descobre que ele nasceu na mesma cidade que você. Seria comum perguntar: em que bairro você morava? Perto de onde? Isso ocorre porque é normal dividir o espaço para conhecê-lo melhor. Dessa forma, é nesse contexto que entra a importância das classificações regionais, um dos conceitos mais relevantes na Geografia.

Conheça melhor o que é regionalização e os diferentes tipos de classificação que são úteis para perceber a realidade e entender o mundo onde vivemos.

O que é regionalizar?

A forma mais conhecida de regionalizar é dividir o território pelas suas fronteiras oficiais. (Fonte: Bell/reprodução)
A forma mais conhecida de regionalizar é dividir o território pelas suas fronteiras oficiais. (Fonte: Bell/reprodução)

Regionalizar é um modo de classificar o espaço de modo a identificar as características próprias da geografia, da cultura e da demografia de um território, podendo ter diferentes níveis de “zoom”. Na Europa, faz sentido dizer que se é latino-americano. No Brasil, isso é considerado óbvio e seria mais adequado falar do estado e da cidade onde se nasceu.

Além disso, é possível pensar no tipo de classificação. A nacionalidade ou a naturalidade (cidade e estado onde nasceu) são apenas modos de abordar a regionalização. Clima, bioma, língua, densidade demográfica, moeda, número de habitantes e nível de escolaridade são exemplos das múltiplas formas de classificar as regiões.

Agora que você já entendeu o que é a regionalização, está na hora de detalhar algumas delas. Então, é bom ficar de olho: mapas com informações regionais são muito comuns no vestibular.

Veja mais:

O que mais cai em Geografia no Enem?

Biomas brasileiros: o que pode cair no vestibular?

O que é PIB per capita?

Quais são os modos de classificação regional mais importantes?

O clima é um dos modos mais úteis de mapear o território. (Fonte: Atlas Escolar IBGE/reprodução)
O clima é um dos modos mais úteis de mapear o território. (Fonte: Atlas Escolar IBGE/reprodução)

Existem diversos modos de classificação regional. É impossível falar de todos eles, mas vale a pena considerar os mais importantes. Veja alguns dos tipos de regionalização mais usados.

Fronteiras

As fronteiras são o modo como municípios, estados, países e grupos de países formalizam até onde vai um território e começa outro. Até no mar existe limite do que é água de um país e a de outro. Essa é a classificação regional mais usada, portanto, a que mais aparece nos mapas vistos no cotidiano.

Clima

O clima é outra forma de dividir o território. Nesse caso, por meio de precipitação, umidade e outros fenômenos meteorológicos. Então, faça chuva ou faça sol, os mapas estão aí para demonstrar como cada região se comporta nesses aspectos.

Densidade demográfica

A densidade demográfica se refere a quantas pessoas vivem uma área (costuma ser usado o km² para isso). Saber quantas pessoas vivem em um território é fundamental para planejar políticas públicas, por exemplo; assim, mapas que levem aspectos demográficos em consideração são muito úteis.

PIB per capita

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é a soma de todas as riquezas produzidas nele. Mas como esse dinheiro é dividido? Uma das formas de saber isso é o PIB per capita, que é o total do PIB dividido pelo número de pessoas do país. Assim, ao ver no mapa como cada região concentra os valores, pode-se ter uma média da desigualdade socioeconômica.

Desenvolvimento

É possível calcular também a desigualdade na divisão de riquezas entre os países. Os mapas podem revelar de que modo os países de capitalismo central ou dependentes conformam a dinâmica econômica do mundo. Uma das formas de fazer isso é comparando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada região.

E aí, gostou deste conteúdo? Aprender a importância da regionalização e perceber a complexidade de fatores que envolvem um território são habilidades fundamentais para todo mundo, antes e depois do vestibular.

Fonte: Atlas Escolar IBGE, Bell, Escola Kids.

63493cookie-checkO que é regionalizar?