O que mais cai em geografia no Enem?

A prova de geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz parte da matriz de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com sociologia, história e filosofia. Uma das características das provas deste dia é que elas são altamente interdisciplinares e contextualizadas. 

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Assim, muito mais do que decorar dados sobre formações rochosas ou rios, a prova foca questões humanas, reflexões sobre ocupação do espaço e sociedade, e os efeitos da humanidade sobre o meio ambiente.

A prova de geografia é muito mais do que decorar países ou capitais. (Fonte: Paul Garnier Rimolo/Shutterstock/Reprodução)
A prova de geografia é muito mais do que decorar países ou capitais. (Fonte: Paul Garnier Rimolo/Shutterstock/Reprodução) 

O que mais cai na prova de geografia do Enem?

Segundo um levantamento feito pelo Grupo Poliedro e o Site Brasil Escola, os assuntos mais cobrados em geografia nos últimos dez anos são:

Questões ambientais (15,5%)

Urbanização (10,4%)

Globalização (9,1%)

Geografia agrária (6,5%)

Indústria (6,5%)

Demografia (5,2%)

Ordem mundial e conflitos (5,2%)

Relações internacionais (3,9%)

Oriente Médio (2,6%)

Problemas urbanos (2,6%)

América Latina (1,3%)

Energia (1,3%)

Espaço geográfico (1,3%)

No quesito da geografia física, também existem temas recorrentes como climatologia, cartografia, biogeografia, hidrografia e solos.

O que estudar em geografia para o Enem?

Abaixo, detalhamos um pouco do que estudar para a prova de geografia.

1. Questões ambientais

Com os problemas causados pela poluição tendo um reconhecimento crescente, é difícil imaginar que este tema não vá aparecer na prova. Este ano, por exemplo, temos a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) que deve definir estratégias mais detalhadas para que o mundo se mantenha na meta de não aumentar em mais de 1,5 °C a temperatura. Os olhos do mundo estão sobre o Brasil depois que notícias de recordes de queimadas e de desmatamento ganharam o mundo, portanto é bom ficar atento às novidades na área.

Além disso, na prova do Enem, comumente o candidato deve mostrar dominar conceitos sobre problemas ambientais e relacioná-los às atividades humanas. Poluição atmosférica, efeito estufa, aumento de temperatura, poluição de águas e escasseamento de recursos naturais devem aparecer.

2. Geografia física

Neste quesito, o candidato geralmente é cobrado sobre as especificidades da geografia brasileira como solo, relevo, clima e vegetação. Além de saber identificar diferentes tipos de terreno ou clima, a prova versa sobre o impacto humano sobre o solo, e maneiras de proteger ou recuperar a vegetação.

3. Geomorfologia

Questões mais específicas de processos geológicos podem aparecer. Por isso, é bom estar por dentro de conteúdos como a formação do relevo na litosfera, seja por agentes endógenos como o movimento das placas tectônicas e a formação de vulcões, seja por agentes exógenos de transformação do relevo como ventos, chuva e seres vivos. 

Tipos de relevo (planície, chapadas, planalto, montanhas e depressões), tipos de rochas e as estruturas geológicas (dobramentos modernos, maciços antigos ou escudos cristalinos, bacias sedimentares) podem aparecer, principalmente no panorama brasileiro.

4. Hidrografia (Água)

Nos últimos vestibulares, assuntos relacionados à importância da água, sua utilização e desperdício são tópicos abordados. Neste ano, em que o Brasil entrou em uma grande crise hídrica tanto pela má gestão de recursos quanto pelo fenômeno La Niña, que modificou os regimes de chuvas no País, é de se esperar que o assunto volte a aparecer.

5. Urbanização e População

Questões que abordam problemas sociais como a desigualdade e as imigrações estão sempre presentes no Enem. (Fonte: gustavomellossa/Shutterstock/Reprodução)
Questões que abordam problemas sociais como a desigualdade e as imigrações estão sempre presentes no Enem. (Fonte: gustavomellossa/Shutterstock/Reprodução)

Crescimento das cidades, êxodos urbanos, impacto do crescimento da população na mobilidade urbana e na desigualdade social são temas que podem aparecer em questões de análises sociais. Além disso, crises de imigração e de diferentes tipos de governo podem cair em questões de geopolítica. Por isso, além dos conhecimentos da matéria, também é importante ficar ligado nas notícias e atualidades.

Fonte: Guia do Estudante, Toda Matéria, UOL Educação, Dicas Vestibulares, Stodi, Guia da carreira, Prepara Enem, ProUniversidade

56740cookie-checkO que mais cai em geografia no Enem?