Graduação em Matemática: 5 fatos interessantes sobre o curso

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Quem, desde o ensino fundamental, se identifica mais com os números do que com as palavras, tende a procurar cursos voltados à área de Ciências Exatas quando chega a hora de prestar vestibular. Alguns vão além e querem estudar apenas a matemática — quem sabe para um dia estar na mesma posição dos professores que lhe fizeram se apaixonar pela álgebra. 

O vestibular não precisa gerar sofrimento. Baixe nosso e-book gratuito com dicas de saúde mental.

Mas a verdade é que a graduação em Matemática vai muito além daquilo que você aprende no colégio. Em primeiro lugar, porque o curso é uma licenciatura. Isso quer dizer que o curso busca preparar o aluno para também ser um professor quando se formar, com as habilidades e ferramentas necessárias para ensinar a Matemática, conta a professora Vera Lucia Antônio Azevedo, coordenadora da graduação em Matemática do Mackenzie e parte do corpo docente da universidade desde 1986

Começando por essa particularidade, vamos a outros cinco fatos interessantes sobre a graduação em Matemática. Confira!

A graduação em matemática vai muito além dos números e da álgebra que vemos na escola (Imagem: Antoine Dautry/Unsplash)
A graduação em Matemática vai muito além dos números e da álgebra que você vê na escola. (Fonte: Antoine Dautry/Unsplash)

1. É uma licenciatura

Por ser uma licenciatura, a matriz curricular do curso inclui diversas disciplinas que oferecem ferramentas de ensino e ajudam a desenvolver habilidades essenciais para um bom professor ou professora. 

Isso envolve desde a disciplina de desenvolvimento e aprendizagem, na primeira etapa do curso, passa pelas cadeiras de metodologia, até a gestão e avaliação educacional e o ensino em libras, nas últimas etapas. 

Leia também: Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnologia?

2. Demanda várias habilidades

Ao longo de todo o curso e, mais especificamente, nas disciplinas da licenciatura, os estudantes desenvolvem várias competências. Nesse sentido, a professora Vera Lucia destaca cinco que estão entre as mais importantes:

A licenciatura prepara em vários aspectos do ensino, como metodologias e uso de tecnologia nas aulas (Imagem: Airfocus/Unsplash)
A licenciatura prepara em vários aspectos do ensino, como metodologias e uso de tecnologia nas aulas (Fonte: Airfocus/Unsplash)

3. Vai muito além da matemática da escola

As habilidades da licenciatura são importantes, mas algo que também é essencial para qualquer estudante da graduação em Matemática é o raciocínio lógico e a capacidade de abstração. Afinal, os conteúdos do curso superior vão muito além da aritmética ou da geometria e álgebra ensinadas no colégio.

Pouco tempo e muita coisa para estudar? Preparamos um e-book que vai te ajudar a se preparar nessa fase. Baixe aqui! É gratuito.

O aluno mergulha a fundo na ciência — só na área de cálculo diferencial e integral são seis disciplinas —, desenvolvendo habilidades para formular e resolver problemas. Além disso, é importante aprender como aplicar esses conhecimentos na prática e relacionar a matemática com questões do cotidiano. A professora Vera Lucia traz os exemplos das equações quadráticas, cujas parábolas podem ser associadas à física aplicada. 

Leia também: 4 momentos em que a matemática vai ser útil na sua vida

4. Tem estágio e TCC

Voltando à questão da licenciatura, estudantes da graduação em Matemática precisam participar de um estágio supervisionado. Além disso, também é importante desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC), com uma pesquisa própria que utilize os conhecimentos adquiridos nas disciplinas. É uma ótima oportunidade para contribuir com o progresso da Matemática e de seu ensino, com uma boa pesquisa.

Além do estágio no ensino, o aluno precisa desenvolver uma pesquisa no TCC (Imagem: Science in HD/Unsplash)
Além do estágio no ensino, o aluno precisa desenvolver uma pesquisa no TCC. (Fonte: Science in HD/Unsplash)

5. Você pode atuar em diversas áreas

Como já mencionado, a graduação em Matemática é uma licenciatura. Mas isso não significa que suas oportunidades profissionais estão restritas ao ensino básico da disciplina em escolas. 

Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui.É gratuito.

Para começar, diversas profissões necessitam da matemática e você pode ensiná-la para essas pessoas. Além disso, também é possível atuar como especialista nessas áreas que usam a matemática como base: são várias, da estatística à computação e criptografia. O que não faltam são oportunidades para quem tem conhecimento!

Fonte: Descomplica, Diferença.com, Português.com.

Este conteúdo foi útil para você?

46930cookie-checkGraduação em Matemática: 5 fatos interessantes sobre o curso

Cadastre-se na newsletter

E receba conteúdos exclusivos