4 momentos em que a matemática vai ser útil na sua vida

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A matemática é indispensável ao cotidiano. É interessante falar sobre isso porque muitas pessoas questionam a serventia dos cálculos e fórmulas que aparecem nos últimos anos do fundamental e, principalmente, no ensino médio. “Para que eu vou usar isso?” é uma pergunta que todo professor de matemática já escutou pelo menos uma vez na vida. Por isso, preparamos quatro exemplos bem práticos de momentos em que a matemática é útil. 

Não tinha como começar um texto sobre matemática esse clássico meme da Nazaré confusa... (Fonte: Showmetech)
Não tinha como começar um texto sobre matemática sem esse clássico meme da Nazaré confusa… (Fonte: Showmetech)

1. No seu trabalho

Existe uma infinidade de profissionais que utilizam a matemática diariamente para cumprir suas funções — e isso vai muito além das engenharias.

A administração de empresas, contabilidade e ciências econômicas precisam muito da matemática financeira, por exemplo. Quem trabalha com informática ou programação também precisa se dar bem com conceitos matemáticos para criar códigos e sistemas que funcionem direito. Gestores de empresas nas mais diversas áreas usam cálculos para controlar fluxos de trabalho, administrar estoques e por aí vai!

2. Para organizar informações e dados

Mesmo que você escolha uma profissão que, aparentemente, não tenha nada a ver com exatas, você vai precisar da matemática para algumas coisas — especialmente na hora de organizar informações e dados. O que você aprende no ensino médio será essencial para fazer tabelas, gráficos ou relatórios em diversos cursos ou empregos. 

Em dúvida sobre seu curso? Que tal baixar nosso Guia de Carreiras? É gratuito.

O pessoal da publicidade e do jornalismo, na área de humanas, usa cálculos o tempo todo para tabular pesquisas de opinião, por exemplo. O mesmo ocorre com pesquisas acadêmicas nas ciências humanas, como sociologia ou antropologia. 

Até quem dá aula de português ou história precisa da matemática, nem que seja só para fechar as notas. Profissionais da saúde também podem precisar de cálculos para processar dados de estudos científicos. 

3. Cálculos cotidianos

Você pode usar cálculos no dia a dia, como para saber quanto combustível seu veículo precisa (Fonte: Gifer)
Você pode usar cálculos no dia a dia, como para saber de quanto combustível seu veículo precisa (Fonte: Gifer)

Converter unidades de medida — distância, peso, área.—, calcular quanto combustível seu carro precisa para um determinado percurso, conferir se promoções e descontos valem a pena, programar-se com suas finanças. Tudo isso e várias outras situações da vida exigem conhecimentos das aulas de matemática. 

Se você tem domínio das fórmulas e conceitos mais complexos que aprendeu no ensino médio, vai saber lidar melhor com todos esses cálculos do dia a dia. 

A álgebra e a geometria, frequentes alvos de questionamentos sobre suas utilidades, podem fazer a diferença na hora de reformar a sua casa, consertar coisas simples ou até montar algum móvel. Você vai perceber quando chegar nessas situações. 

4. Lidar melhor com suas finanças e investimentos

No item acima, nós mencionamos brevemente as finanças, já que elas fazem parte do nosso dia a dia. Mas isso vai muito além de criar uma tabelinha para controlar as contas de consumo e o valor do cartão de crédito. Usar a matemática para as finanças pode ajudar você a construir um patrimônio!

O vestibular não precisa gerar sofrimento. Baixe nosso e-book gratuito com dicas de saúde mental.

Com os conhecimentos adquiridos na escola, você consegue compreender melhor os juros de financiamentos ou parcelamentos, para evitar gastos desnecessários. Também pode calcular melhor quanto rendem seus investimentos — já que deixar seu dinheiro todo na conta ou na poupança é uma das alternativas menos vantajosas. 

Entender de matemática pode ajudar você a economizar ou construir um patrimônio (Fonte: Tenor)
Entender de matemática pode ajudar você a economizar ou construir um patrimônio (Fonte: Tenor)

Caso você resolva empreender, então, aí mesmo é que a matemática fará sempre parte da sua vida, na administração do seu próprio negócio: capital de giro, controle de caixa, cálculo dos investimentos e do tempo de retorno, entre uma infinidade de outras contas que todos os empresários ou empresárias precisam fazer diariamente. 

Dá para perceber que os conceitos ensinados nas aulas de matemática têm muitos usos possíveis, em vários aspectos da vida. No fim das contas (olha o trocadilho!), mesmo que você não goste de matemática, o melhor é tentar manter uma relação amigável com ela — ela pode lhe ajudar bastante!

Fonte: Mundo Educação e Nucleo do Conhecimento.

41442cookie-check4 momentos em que a matemática vai ser útil na sua vida