5 possíveis temas da redação Enem 2021

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O fim do ano está chegando, e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproxima. Entre as várias etapas e disciplinas cobradas na prova, a redação merece um lugar especial, pois é nela que é possível demonstrar a capacidade de articular com coesão e coerência uma argumentação em relação a um certo tema. 

Os assuntos cobrados costumam ser próximos das principais questões da atualidade — que, aliás, têm um lugar de destaque aqui no blog do Mackenzie. Então, listamos a seguir cinco possíveis temas para a redação, portanto fique de olho e capriche na leitura, porque isso pode fazer a diferença na sua aprovação e no início do seu sonho!

1. Coronavírus

A pandemia está entre os temas mais prováveis de constituírem o tema da redação do Enem. (Fonte: Corona Borealis Studio/Shutterstock/reprodução).
A pandemia está entre os temas mais prováveis de constituírem o tema da redação do Enem. (Fonte: Corona Borealis Studio/Shutterstock/reprodução).

A primeira temática que pode aparecer no Enem 2021 é, claro, a covid-19. A pandemia causada pelo Sars-CoV-2 já causou mais de 600 mil mortes apenas no Brasil, e os efeitos vão além dos óbitos. O desemprego recorde é um exemplo de como o momento foi cruel mesmo para quem não contraiu o vírus da Covid.

Nesse tópico, vale a pena entender mais sobre as variantes, em especial a Delta. Além disso, é prudente estar por dentro do calendário da vacina Covid e os principais tipos de imunizante aplicados no Brasil. 

2. Economia Brasileira

O impacto econômico da covid-19 é tão importante que esse também pode ser o tema da redação de vestibular. Afinal, a inflação está em torno dos 10%, e a taxa Selic deve terminar o ano próxima dos 7%.

O cenário de estagnação econômica (o PIB está abaixo do esperado) e inflação continuada criam um contexto conhecido como estagflação e constituem um desafio extra para os gestores.

3. Olimpíadas e Paralimpíadas 2020

As olimpíadas simbolizam a convivência entre os povos. (Fonte: Fifg/Shutterstock/reprodução)
As olimpíadas simbolizam a convivência entre os povos. (Fonte: Fifg/Shutterstock/reprodução)

Outro tema que pode aparecer vem dos esportes. A Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio 2020 foram transferidas para o ano de 2021. E, mesmo assim, foi preciso um trabalho de proteção enorme para que as provas aconteçam em segurança.

Vale a pena observar que o Brasil teve a melhor campanha de sua história nas olimpíadas, com 7 medalhas de ouro e 21 no total. Já nas paralimpíadas, o país manteve a liderança entre os países latinos: esses atletas trouxeram 72 medalhas.

4. Desmatamento e Queimadas na Floresta Amazônica

Outro ponto que tem ganhado o noticiário brasileiro são as queimadas e o desmatamento. Em grande medida, elas ocorrem para derrubar a mata e aumentar a área de cultivo. E, se já são preocupantes pelos danos ambientais, preocupam também pela saúde: elas agravam os riscos de infecção aguda por covid-19.

Isso também é um problema para o bolso do agro brasileiro, já que as queimadas afetam reputação do país e a dimensão das exportações. Assim, alguns poucos produtores rurais que concentram grandes quantidades de terra afetam o bioma e também a balança econômica, sobretudo diante do mercado europeu, o comprador mais rigoroso.

5. Crise política brasileira

Por fim, outro ponto que tem tido presença obrigatória nos jornais se refere à crise política. Pressionado pela crise econômica, o governo Bolsonaro enfrentou diversos desafios neste período. 

Além disso, a Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal, mais conhecida como a CPI da Covid, que investiga o acompanhamento do poder público em relação à pandemia tem pautado os noticiários. Por isso, vale a pena ficar de olho nos desdobramentos dela para arrasar na redação.

Gostou desses temas? Para saber mais dessas e outras notícias, não deixe de acompanhar o blog do Mackenzie. Tem muita novidade sobre o que acontece no mundo e também sobre os cursos de graduação ofertados pela instituição.

Fonte: UOL. 

53280cookie-check5 possíveis temas da redação Enem 2021