Atualidades: o que é a taxa Selic e por que ela é importante?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Vestibulando que se preze está sempre bem informado, mas não é fácil acompanhar a dinâmica de informações do mundo. Algumas vezes porque há muitos dados disponíveis; outras, porque o tema é mesmo mais “espinhoso”. A taxa Selic é um exemplo desse último caso.

Você já deve ter ouvido o âncora do jornal falar algo mais ou menos assim: “por definição do Copom, a taxa Selic subiu meio ponto percentual e alarmou especialistas financeiros”. Mas, afinal, do que isso se trata?

Para você conhecer mais a esse respeito, preparamos um material super especial. A leitura será fácil e rápida. Então, nada de ler em prestações!

Tempo é dinheiro: a origem dos juros

Os juros são uma forma de compensar um adiantamento financeiro. (Fonte: Shutterstock)
Os juros são uma forma de compensar um adiantamento financeiro. (Fonte: Shutterstock)

Bom, você também deve ter ouvido falar que tempo é dinheiro. Mas, além do significado que o senso comum costuma dar à expressão, existe uma ideia mais conceitual por trás disso e que explica a existência dos juros.

Quando você compra um bem em prestações, o vendedor recebe o valor integral e que, na prática, você passa a dever para o banco ou para a instituição financeira que viabilizou a transação. Então, muitas vezes ela vai cobrar juros de você.

O fato é que isso se tornou fundamental para a sociedade atual, em que poucas pessoas possuem o valor necessário para comprar bens à vista, como casas ou carros. 

O que é a taxa Selic?

A definição da taxa básica de juros está a cargo do Comitê de Política Monetária do Banco Central. (Fonte: Shutterstock)
A definição da taxa básica de juros está a cargo do Comitê de Política Monetária do Banco Central. (Fonte: Shutterstock)

Mas há certos padrões que banqueiros e outros atores do sistema financeiro precisam cumprir. Existe uma regulação no mundo financeiro, assim como em cada área de trabalho. 

Cada país cria as próprias regras que as instituições autorizadas a funcionar em seu território devem seguir. E a taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), no caso brasileiro, é um exemplo disso: a cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para decidir qual é a taxa básica de juros que baseará as operações de crédito no país. 

Isso é relevante na hora de abastecer os cofres públicos. Além dos impostos, o governo emite títulos do tesouro para captar recursos. Esses títulos são como empréstimos feitos ao Estado: pessoas físicas e instituições financeiras compram documentos emitidos pelo governo com a promessa de que, quando forem vendê-lo, serão recompensados com juros. É o valor desse acréscimo que a Selic regula.

Há cerca de seis ou sete anos, essa taxa de juros estava em cerca de 15% ao ano, ou seja, era interessante para o capital estrangeiro investir no Brasil, que atraía dinheiro aos cofres públicos. 

Desde então, o índice acumulou quedas sucessivas e hoje está na marca de 2,75%. Especialistas acreditam que, após essa queda histórica, deve haver uma nova subida até o fim do ano e aproximá-la dos quatro pontos percentuais.

Por que a Selic é importante?

A definição da taxa Selic influencia diversos fatores da economia. (Fonte: Shutterstock)
A definição da taxa Selic influencia diversos fatores da economia. (Fonte: Shutterstock)

Como os títulos públicos dão lastro a diversas atividades financeiras, o índice da Selic baseia outras taxas. É como se, com isso, o Banco Central desse um recado à economia quanto aos rumos do próximo período. É por isso que se aguarda com tanta expectativa a reunião do Copom, que define diretrizes da política monetária e a taxa Selic.

Essa tomada de decisão passa por uma equação difícil: elevar a taxa de juros atrai capital estrangeiro (é por isso, por exemplo, que a Argentina tem uma “Selic” acima dos 30%), mas aumenta o custo de produção, pode causar desemprego e eleva os preços. 

Diminuir a taxa de juros, por outro lado, permite baixar os preços em um primeiro momento. O problema é que esse fenômeno estimula o consumo e tende a produzir inflação, o que volta a elevar os preços e diminuir o poder de compra da população.

É por isso que, embora a maior parte das pessoas não saiba o que é a taxa Selic quando ela aparece nos jornais, trata-se da vida concreta: do pãozinho da manhã, do emprego, do juro aplicado na parcela da casa e de todos os outros fatores da vida produtiva.

Fonte: Blog Nubank.

Conhecimento é um ativo muito importante. Por isso, nada de deixá-lo parado: vamos testar o que você aprendeu?

Qual é o órgão brasileiro responsável pela regulação da taxa Selic?
Bovespa.
Ministério do Planejamento.
Ministério da Fazenda.
Banco Central.
Casa da Moeda.

Correto!

Errado!

O que significa a sigla Selic?
Sistema de Especulação Líquida de Capital.
Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Sistema Especial de Liquidação de Capital.
Sistema de Especulação Líquido de Custódia.
Sistema de Eliminação de Limite de Capital.

Correto!

Errado!

Qual é o objetivo central da fixação da Selic?
Regular a taxa básica de juros dos títulos do tesouro público.
Regular a taxa máxima de retorno dos investimentos privados.
Regular a taxa mínima de rendimento das ações de estatais.
Regular a porcentagem máxima de emissão de moeda.
Regular a quantidade de investidores em títulos públicos.

Correto!

Errado!

A taxa Selic é regulada por qual órgão do Banco Central?
Comitê de Política Minoritária.
Comitê de Política e Moeda.
Comitê de Política Monetária.
Comitê de Política Macroeconômica.
Comitê de Política Metainflacionária.

Correto!

Errado!

Quais são os possíveis efeitos das mudanças da taxa Selic?
Atração ou fuga de capital estrangeiro em títulos públicos.
Aumento ou queda no custo de produção.
Incentivo ou retração do consumo.
Valorização ou desvalorização da moeda.
Todas as anteriores.

Correto!

Errado!

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !

Subscribe to see your results

O que é a Selic?

Eu acertei %%score%% de %%total%%

%%description%%

%%description%%

Loading…

42241cookie-checkAtualidades: o que é a taxa Selic e por que ela é importante?