10 jogos de celular para aprimorar o raciocínio lógico

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Quem está em fase de preparação para o vestibular precisa ter um bom raciocínio lógico. Da matemática à interpretação de textos e gráficos, estar com o cérebro em dia para entender relações de causa e efeito dos enunciados é fundamental.

Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui.É gratuito.

Exercícios de raciocínio lógico são velhos conhecidos de quem quer treinar a mente para esses desafios. O legal é que hoje há diversos aplicativos que auxiliam no treino de raciocínio. Conheça alguns deles e saiba como podem te ajudar a pensar com mais velocidade e nitidez.

1. Flow Free: Bridges

Baixar Flow Free: Bridges - Microsoft Store pt-BR
(Fonte: Microsoft/Reprodução)

Nesse jogo, o objetivo é ligar diferentes pontos com caminhos que não podem se sobrepor. Os níveis iniciais são mais elementares, com o objetivo de ensinar o funcionamento do app, mas logo os desafios se tornam maiores. Para encontrar a trilha que liga os pontos, será necessário considerar diversas variáveis ao mesmo tempo. Disponível para iOS e Android.

2. Tetris

Origens e legados do Tetris na edição 73 do Podcast Sandbox (em ...
(Fonte: Select Game/Reprodução)

Esse clássico foi criado na Rússia, em 1984, e se tornou um dos primeiros jogos exportados pelo país. Simples e viciante, tem como objetivo acomodar peças que caem de forma a criar linhas que, se completadas sem falhas, somem e dão pontos ao usuário.

Entenda a diferença entre ciências humanas, exatas e biológicas

O jogador pode virar as peças para acomodá-las e, nas versões mais comuns, sabe-se antecipadamente qual é a próxima peça a cair. A velocidade do jogo aumenta de acordo com a pontuação e exige um raciocínio geométrico rápido. Disponível para iOS e Android.

3. 8 ball pool

8 Ball Pool: Amazon.com.br: Amazon Appstore
(Fonte: Amazon/Reprodução)

O maior jogo de sinuca para mobile, o 8 Ball Pool é, assim como o Tetris, um app que desafia o raciocínio geométrico. Tal como uma mesa real, ele exige uma série de raciocínios para prever quais são as bolas mais importantes para encaçapar primeiro e onde a bola branca deve ficar no fim da tacada para encaçapar a próxima. É importante também deixar o adversário em “maus lençóis”, com um ângulo ruim. Nesse sentido, a ferramenta estimula o planejamento de diversas jogadas. Disponível para iOS e Android.

4. 2048

2048 (jogo eletrônico) – Wikipédia, a enciclopédia livre
(Fonte: Wikimedia/Reprodução)

O jogo começa com uma matriz (a clássica é de 4×4), na qual duas casas estão preenchidas pelo número 2. Você pode empurrar os números para cima, baixo, direita e esquerda: todos os números iguais, ao se encontrarem, serão somados e, sempre que um movimento ocorre, mais um número 2 é adicionado à matriz.

O que é Matemática e Suas Tecnologias?

Por exemplo, se houver dois números 4 lado a lado, mover um em direção ao outro vai gerar um quadrado com o número 8 e outro com o número 2. Assim, o objetivo é somar os números iguais, que vão se acumulando em variações de potências de base 2 (2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048 etc.).

Quanto mais os números estiverem somados e sintetizados, mais espaço sobra para manejar novas somas e aumentar a pontuação. Disponível para iOS e Android.

5. Peak

Peak - Treinamento Cerebral – Apps no Google Play
(Fonte: Google Play/Reprodução)

O Peak possui modalidade paga e gratuita. Ele permite ao jogador que acompanhe seu histórico entre as diversas categorias de exercício, como memória, linguagem, atenção e agilidade mental.

Regra de 3: saiba como usar o método fundamental para a matemática

Há uma série de tipos de exercício que atendem a esses eixos de desenvolvimento, e o modelo gratuito dá acesso a uma série diária que mescla um pouco de cada um deles. Disponível para iOS e Android.

6. Quick Brain

Quick Brain Review - Daikon Media | The Root of all Good
(Fonte: Daikon Media/Divulgação)

Trata-se de um app interessante e útil: nele, o jogador precisa desenvolver operações matemáticas com rapidez, uma vez que há tempo para as soluções. Ele é indicado tanto aos aficionados por números, que têm nas contas um hobby, quanto por aqueles que precisam desenvolver a capacidade de raciocinar rapidamente nas operações básicas. Disponível para Android.

7. Amazing Alex

Amazing Alex Free 1.0.4 para Android - Download em Português
(Fonte: Amazing Alex/Divulgação)

Dos mesmos criadores de Angry Birds, o jogo apresenta cenários cheio de variáveis interessantes, e o jogador é chamado a auxiliar Alex na resolução de conflitos. Ótima jogabilidade, desafios interessantes e gráficos simpáticos prometem capturar a atenção e estimular o raciocínio de quem se aventurar no app. Disponível para iOS e Android.

8. The Room

Poupa 75% em The Room no Steam
(Fonte: The Room/Divulgação)

Esse jogo premiadíssimo exige um pouco da memória do celular (os gráficos são dignos dos melhores consoles), mas entrega muito mais do que você espera. Os ambientes 3D são assustadores e os desafios levarão você ao limite do raciocínio. Disponível para iOS e Android.

9. Dumb ways to die

Dumb Ways to Die Original - Jogos - 1001 Jogos
(Fonte: Dumb Ways to Die/Divulgação)

O jogo é muito bem-humorado e pede que você resolva os desafios sob pena de seu simpático avatar passar dessa para melhor. São diversos tipos de prova que exigem rapidez e versatilidade, inclusive para descobrir qual é a tarefa a ser cumprida. Raciocínio não falta nesse app, cheio de gráficos encantadores. Disponível para iOS e Android.

10. Contre Jour

Contre Jour – Apps no Google Play
(Fonte: Google Play/Reprodução)

Ótima trilha sonora e gráficos de tirar o fôlego estão entre as características do jogo. O mais interessante é que, em vez de manipular a imagem, o jogador tem capacidade de mudar o ambiente para que o avatar consiga cumprir as tarefas solicitadas. Disponível para iOS e Android.

Fonte: Microsoft, Select Game, Google Play, Tecmundo.

 Pouco tempo e muita coisa para estudar? Preparamos um e-book que vai te ajudar a se preparar nessa fase. Baixe aqui! É gratuito.

62cookie-check10 jogos de celular para aprimorar o raciocínio lógico