O que faz um psiquiatra? Conheça melhor esse profissional

Saiba como ingressar no Mackenzie!

A primeira informação a saber é que a Psiquiatria é uma especialidade da Medicina, ou seja, é preciso se formar médico, cursar uma residência e se tornar, por fim, psiquiatra. O ramo é essencial em uma sociedade que, cada vez mais, vivencia transtornos mentais, mas nem todo mundo tem clareza sobre o que faz um psiquiatra.

Esse profissional é especializado em transtornos mentais e a função social dele é auxiliar os pacientes na cura ou no alívio do sofrimento psíquico.

Quais são as funções que o psiquiatra desempenha?

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

A atuação do médico-psiquiatra é bastante ampla. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), estão em suas competências o tratamento de pacientes individuais, a implementação de ações de saúde pública, a coordenação de programas sociais e a realização de perícias.

Por terem uma especialidade dentro da Medicina, os psiquiatras podem atuar também como médicos generalistas e têm autonomia para pedir e interpretar exames de saúde. Por fim, podem também fazer pareceres com diagnósticos médicos, prescrever remédios para pacientes ou solicitar internações caso julguem necessário.

Possibilidades de atuação profissional

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Normalmente, os psiquiatras atendem aos pacientes em consultórios, clínicas particulares ou públicas, hospitais, emergências, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e órgãos públicos, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Dentro da Psiquiatria, o profissional tem a chance de se especializar ainda mais, podendo, por exemplo, dedicar-se à Pedopsiquiatria (focada em crianças e adolescentes) ou à Gerontopsiquiatria (focada em idosos).

Outras duas possibilidades já são conhecidas de quem gosta de séries policiais ou dramáticas: a Psiquiatria Forense (que trabalha para a solução de casos criminais) e a Psicoterapia (especialidade em que o psiquiatra trabalha também com terapia).

Psiquiatra e psicólogo: qual é a diferença?

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Uma dúvida bastante comum diz respeito às diferenças entre o psiquiatra, formado em Medicina, e o psicólogo, formado em Psicologia. Afinal, quais são os limites de atuação desses dois tipos de profissional?

A confusão se dá porque ambos têm a responsabilidade de tratar questões de saúde mental, porém abordam esse tema sob óticas diferentes. Na Psiquiatria, observa-se o sofrimento mental sob o olhar do funcionamento químico e biológico do cérebro; por serem médicos, os psiquiatras podem prescrever medicamentos para tratar sintomas de transtorno mental.

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Já a Psicologia trata a saúde mental por meio de métodos terapêuticos que buscam abordar os conflitos internos do paciente e auxiliá-lo com os problemas apresentados. Diferente do médico, o psicólogo não pode prescrever remédios.

Vale lembrar que ambas as profissões não são excludentes e podem, inclusive, trabalhar em conjunto em prol da saúde mental de um paciente. No Mackenzie, é possível cursar Medicina ou Psicologia, graduações que são oferecidas na Faculdade de Curitiba (PR) e no campus Higienópolis (SP), respectivamente.

Leia também:

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fonte: Hospital Santa Mônica, Associação Brasileira de Psiquiatria, Pebmed

68410cookie-checkO que faz um psiquiatra? Conheça melhor esse profissional