Saiba como ingressar no Mackenzie!
Tudo que é administrado precisa ser eficiente, seja um lar, seja uma empresa, seja um órgão público. Quando pensamos na eficácia da atuação de serviços, bens e patrimônios do Estado, estamos falando de gestão pública.
Na prática, ela é uma área da Administração com olhar específico para o setor público, responsável por garantir que âmbitos como educação, saúde, habitação e trabalho elaborem pautas de interesse coletivo. O gestor encarregado deve implementar e supervisionar ações que visem ao desenvolvimento de uma cidade, um estado ou uma nação.
Qual é a importância da gestão pública?
É possível resumir a importância de quem atua com gestão pública ao dizer que é função da pessoa nesse cargo planejar ações para o desenvolvimento da coletividade. Um bom gestor deve ter em mente a busca pela redução das desigualdades sociais, criando estratégias por meio da leitura das configurações da sociedade da qual faz parte.
Outro aspecto que torna essa função importante é que o profissional também é incumbido de elaborar estratégias para a melhoria do setor econômico. Logo, o gestor público precisa exercer um olhar global, transversal, para a sociedade, o que significa entender desde legislações municipal, estadual e federal até contabilidade.
É importante ressaltar que o profissional não precisa ter necessariamente um cargo político. O terceiro setor, formado por organizações não governamentais (ONGs) sem fins lucrativos que prestam serviços públicos, também se encaixa na gestão pública, já que procura gerar um impacto positivo na sociedade.
Qual é a diferença entre gestão pública e gestão privada?
A diferença fundamental entre a administração pública e a privada está na finalidade. Enquanto a gestão pública tem como foco o bem comum, a gestão privada tem um objetivo único e claro: os lucros.
Já as diferenças são mais profundas, porque os departamentos públicos existem por determinação legal, enquanto os privados são formados por sócios. A captação pública de recursos é feita, principalmente, a partir de impostos. Na gestão privada, o orçamento é oriundo de pagamentos recebidos de clientes pela compra de produtos ou serviços.
O controle de resultados, a área de abrangência e o modelo de planejamento também são diferentes nos dois setores, sem contar a garantia de sobrevivência do ente público. Há similaridades entre as duas áreas, pois determinadas técnicas são de uso comum, valendo para o setor público e o privado.
No entanto, as práticas administrativas públicas vão em busca da melhoria da vida coletiva, aplicando estratégias de cunho social e econômico, enquanto o setor privado tem o olhar voltado ao crescimento para benefício próprio ou dos proprietários.
Como trabalhar com gestão pública?
Há várias formas de conseguir atuar com gestão pública. Ter formação na área de Administração vai lhe conferir as habilidades necessárias para trabalhar no setor; se tiver especialização em Políticas Públicas, isso será um grande diferencial.
Os cursos nessa área garantem conhecimentos diferenciados para o planejamento, a implantação e a supervisão de ações e projetos que sejam do interesse coletivo. Para aproveitar as oportunidades em órgãos públicos, há exigência de aprovação em concursos.
Em contrapartida, o terceiro setor cresce cada vez mais, em especial pelos projetos que desenvolve junto a governos. No setor privado, muitas empresas são abertas a esse tipo de profissional, que pode atuar como articulador de parcerias entre os setores público e privado, em especial no de licitações.
Leia mais:
- 10 dicas para quem quer se dedicar a concursos públicos
- Qual é a diferença entre direito público e privado?
- Curso de Administração: conheça as áreas de atuação e o mercado
Fonte: UNP, Unigranrio