Arquitetura e urbanismo: conheça 6 dos maiores arquitetos do Brasil

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tem mais de 1 século de existência e se destaca pela contribuição na formação de importantes arquitetos brasileiros. A produção arquitetônica de professores e alunos da instituição deixou legados que podem ser vistos na paisagem urbana das cidades do Brasil e seus pensamentos ajudaram a consolidar a profissão no País.

Na atualidade, a excelência dos cursos oferecidos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, é assegurada pela qualificação do corpo docente, bem como pelo padrão singular das instalações, dos laboratórios e da biblioteca.

Conheça seis dos maiores arquitetos brasileiros que passaram pela instituição.

Paulo Mendes da Rocha

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) se formou em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) em 1954. Seu trabalho se caracteriza pelo uso de concreto armado com ênfase em soluções estruturais de grande porte e está inserido na “escola paulista” de arquitetura.

Entre suas principais obras, estão a Praça do Patriarca, o ginásio do Club Athletico Paulistano, o edifício do Sesc 24 de Maio, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Chu Ming Silveira

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Nascida em Xangai (China), mas radicada no Brasil, Chu Ming Silveira (1941-1997) foi a inventora do design icônico da cabine telefônica conhecida como “orelhão”, utilizada largamente na América Latina, na África e na China.

Formada em 1964 pelo Mackenzie, a arquiteta também desenhou bancas de jornais e revistas, participou de projetos de barragens e usinas hidrelétricas e se notabilizou pela “arquitetura pós-caiçara”, com o uso de granito, alvenaria, concreto e madeira em residências no litoral paulista.

Jorge Wilheim

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Arquiteto, urbanista e administrador público, Jorge Wilheim (1928-2014) venceu o concurso para a elaboração do projeto hospitalar da Santa Casa de Jaú (SP) em 1952, ano de sua formatura no Mackenzie. Seu legado é composto de projetos grandiosos em mais de 20 cidades brasileiras.

Em São Paulo, foi responsável pela revitalização do Pátio do Colégio e do Vale do Anhangabaú, além de pelo projeto do centro de diagnósticos do Hospital Albert Einstein. Wilheim também foi o principal pensador do Plano Preliminar de Urbanismo (PPU) de Curitiba (PR), elaborado na década de 1960.

Leia também:

Do papel à obra: o universo da arquitetura

Design, Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso escolher?

Arquitetura sustentável: um novo olhar para o futuro

Rosa Kliass

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Rosa Kliass (1932-) é pioneira da arquitetura paisagística brasileira. Professora e fundadora da cadeira de paisagismo na FAU, foi a primeira mulher a receber o colar de ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Suas obras incluem projetos paisagísticos para a Avenida Paulista, a revitalização do Vale do Anhangabaú, o Parque da Juventude, além do Parque do Abaeté, em Salvador (BA), e a Estação das Docas, em Belém (PA).

Alfredo Paesani

(Fonte: Rodrigo Tetsuo Argenton/Wikimedia Commons/Reprodução)

A contribuição de Alfredo Paesani (1930-2010) para a arquitetura brasileira inclui as fundações da revista PROJETO Design, da Associação Profissional dos Arquitetos do Estado de São Paulo, do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) e da Federação Nacional de Arquitetos (FNA), bem como diversas passagens pela direção do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

Paesani se formou pela FAU em 1954, foi diretor de projetos da Caixa Estadual de Casas para o Povo (CECAP), sendo responsável pela construção de vários conjuntos habitacionais, além de outras obras pública e privadas.

José Maria Gandolfi

Figure 6 (Fonte: Petrobras/Reprodução)

Formado em 1961 pela FAU, José Maria Gandolfi (1933-2021) foi responsável pelo projeto do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro (RJ) e vencedor de quase 40 prêmios de concursos de arquitetura e urbanismo.

O arquiteto fez carreira em Curitiba, onde projetou diversas obras com espaços amplos emoldurados por jardins, como o Palácio de Cristal do Círculo Militar e o edifício-sede da Paraná Previdência. Quando foi diretor do Departamento de Parques e Praças da cidade, plantou mais de 350 mil árvores.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fontes Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Archtrends, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Revista Projeto, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR)



64910cookie-checkArquitetura e urbanismo: conheça 6 dos maiores arquitetos do Brasil