O que faz um arquiteto?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Podendo atuar tanto no planejamento quanto na decoração interna de um espaço, o arquiteto é muito importante na estruturação dos imóveis. Ainda assim, nem todo mundo conhece a fundo seu papel. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), apenas 15% da população brasileira já utilizou o serviço desse profissional. 

Saiba o que faz um arquiteto e o que o diferencia de um engenheiro. 

Dar soluções criativas para necessidades práticas é uma das características da Arquitetura. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Dar soluções criativas para necessidades práticas é uma das características da Arquitetura. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O que é arquitetura?

A arquitetura é a antiga arte de criar edificações. Comumente, equipara-se a arquitetura à construção, mas a função do arquiteto é muito maior do que apenas criar uma construção. Como definiu Lúcio Costa, um dos mais importantes arquitetos do Brasil, a arquitetura pensa a construção no seu objetivo primordial de ordenar e organizar um espaço para uma finalidade escolhida.

Assim, a arquitetura utiliza uma grande carga de significados artísticos, conhecimentos técnicos e procura os melhores e mais apropriados materiais para criar os espaços mais adequados para determinado fim.

O que faz o arquiteto?

Com esse panorama do que é a arquitetura, podemos entender melhor o que faz um arquiteto. O profissional é capacitado por anos para entender aspectos como iluminação, materiais, gestão de projetos, terrenos, conforto térmico e acústico, elétrica e hidráulica e, assim, poder desenvolver a melhor planta para uma construção.

Exemplo de planta baixa de casa. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Exemplo de planta baixa de casa. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Assim, é responsável por projetar casas, edifícios, estabelecimentos, paisagens, decorações internas e até trechos urbanos. Para isso, o profissional coleta dados e desenvolve uma planta conforme a solicitação do cliente. 

Atualmente, muitos projetos também são desenvolvidos de forma 3D. Durante a execução da obra, o arquiteto pode vistoriar a compra de materiais e a construção, mas no geral não é sua função supervisionar a execução do projeto.

Qual é a diferença entre a Engenharia Civil e a Arquitetura?

Muitas vezes, os campos da Arquitetura e da Engenharia Civil podem se confundir, pois os dois estão envolvidos na consolidação de um projeto. Porém, um arquiteto focará muito mais na parte de planejamento e do desenvolvimento do projeto, que então será conduzido por um engenheiro.

O curso de engenharia é muito mais voltado para as matérias exatas, que garantirão ao profissional ter a capacidade de calcular as dimensões exatas para cada estrutura e sistema usado pelos diferentes materiais em uma construção. 

Áreas de atuação de um arquiteto

O trabalho de um arquiteto vai muito além do projeto de construções. Conheça algumas áreas em que esse profissional pode atuar.

Urbanismo

O planejamento urbano é uma das áreas de estudo da Arquitetura. O profissional que se especializa nesse campo é chamado de urbanista. Muitas vezes, isso passa pelo desenvolvimento de projetos urbanos, como terminais de ônibus ou de metrô, e sua integração com a cidade, o planejamento de um bairro ou até de um município inteiro.

Paisagismo

Paisagismo é muito mais do que organizar um quintal ou adicionar plantas a um projeto. Um profissional dessa área pode ser contratado por empresas públicas ou privadas para projetar espaços livres da melhor maneira possível para o fluxo de pessoas. 

Em locais públicos ou privados, urbanos ou rurais, o paisagista pensa na melhor disposição para cada elemento do projeto, levando em consideração a cobertura vegetal.

Arquitetura de interiores

O profissional dessa área se concentra em criar soluções para um espaço já existente. Seja alterando o projeto, seja mexendo em elementos decorativos e funcionais, a ideia é revitalizar um espaço.

Revitalização de interiores podem ser uma das funções de arquitetos. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Revitalização de interiores podem ser uma das funções de arquitetos. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais dicas para sua vida acadêmica e profissional? Clique aqui!

Fonte: Viva Decora, Toda Matéria, A Arquiteta, ArchDaily, Infoescola, Decor Fácil, Blog Mackenzie.

Leia também

5 construções de arquitetura barroca no Brasil

Arquitetura Neoclássica: o que é e características

Quanto tempo dura o curso de Administração?

62550cookie-checkO que faz um arquiteto?