5 arquitetos do Mackenzie que entraram para a história

Saiba como ingressar no Mackenzie!

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie completou um século em 2017. Nesse tempo, formou grandes nomes de destaque na área no Brasil e no mundo.

A arquitetura é responsável pelo planejamento de edifícios, projetos de interiores e paisagismo, enquanto o urbanismo trabalha com o planejamento de cidades e espaços públicos, urbanização de áreas precárias e políticas públicas de ocupação do espaço. Na UPM, as duas frentes são integradas com excelência.

Não é difícil entender, portanto, por que há tantos profissionais formados na instituição que são referências nacionais e internacionais. Conheça cinco deles. 

1. Paulo Archias Mendes da Rocha

Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em 1928 e se formou em Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie em 1954. Desde o início da sua atuação profissional, destacou-se na chamada “escola paulista” de arquitetos, que empregavam concreto armado e davam ênfase a soluções estruturais de grande porte. Entre suas obras de destaque estão a Praça do Patriarca, o Ginásio do Club Athletico Paulistano, o Edifício do Sesc 24 de Maio, o Edifício Guaimbê e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Interior da Pinacoteca de São Paulo, projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Interior da Pinacoteca de São Paulo, projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Paulo foi o segundo brasileiro, depois de Oscar Niemeyer, a conquistar o Prêmio Pritzker, considerado a maior honraria da arquitetura mundial.

2. Chu Ming Silveira

Projeto original do Orelhão concebido por Chu Ming Silveira. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Projeto original do Orelhão concebido por Chu Ming Silveira. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

A chinesa Chu Ming Silveira chegou ao Brasil com 10 anos. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie em 1966 e foi trabalhar na Companhia Telefônica Brasileira (CTB) onde desenvolveu o Orelhão, telefone público que se popularizou em todo o País. Chu Ming ainda criou o seu escritório de design e arquitetura e projetou diversas bancas de flores e jornais em São Paulo e diversas casas por todo o litoral paulista.

3. Jorge Wilheim

Jorge Wilheim formou-se no Mackenzie em 1952 e foi responsável por diversas obras na cidade de São Paulo como o Parque Anhembi (1967-1973), os projetos de reurbanização do Vale do Anhangabaú (1981-1991), a recuperação do Pátio do Colégio e a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (1975).

Vale do Anhangabaú após recrição nos anos 1980, projeto dos urbanistas urbanistas Jorge Wilheim e Rosa Grena Kliass. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Vale do Anhangabaú após recriação nos anos 1980, projeto dos urbanistas Jorge Wilheim e Rosa Grena Kliass. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Wilheim teve grande destaque como urbanista e gestor público, projetou uma cidade para 15 mil pessoas no Mato Grosso do Sul (Angélica), e foi responsável por vários planos urbanísticos com grande destaque para os de Goiânia, Natal, São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Curitiba. 

Ainda atuou como Secretário de Planejamento Urbano na gestão de Marta Suplicy (2002-2005) e Secretário-Geral Adjunto da divisão da ONU para a realização da Conferência Global sobre Assentamentos Humanos — Habitat II.

4. Maria Cecilia Barbieri Gorski

Graduada e mestranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especialista em Arquitetura Paisagística e sócia-diretora do escritório Barbieri & Gorski Arquitetos Associados. Seus projetos de paisagismo e arquitetura lúdica foram premiados diversas vezes pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

5. Renata Coradin

Graduada em 2007, com especialização na Fundação Politécnica da Catalunya em Barcelona, e Mestrado pela Universidade de São Paulo, Renata Coradin alcançou destaque nacional ao vencer o Prêmio Caixa IAB 2008/2009 e o segundo lugar no Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). Desde 2018, Coradin dirige o escritório Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: ArchDaily, CAU PR, CAU BR, Enciclopédia Itaú Cultural, Revista Casa e Jardim, Barbiere e Gorski, Pra valer

53530cookie-check5 arquitetos do Mackenzie que entraram para a história