Os benefícios que a nota do Enem proporciona ao estudante

Em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado pela primeira vez no Brasil com o intuito de medir o nível de conhecimento dos estudantes. Atualmente, uma das principais funções do teste é colaborar para o ingresso de pessoas em instituições de nível superior, tanto privadas como públicas.

Descubra os motivos para fazer a prova e os benefícios de usar a nota dela.

Por que fazer o Enem?

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a versão virtual do exame em 2020. No Enem Digital é possível realizar as provas por computador, mantendo somente a redação em formato impresso.

Além de modernizar o vestibular, as notas podem ser usadas em diferentes contextos, como:

Com a nota do Enem, é possível estudar em instituições públicas ou privadas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Estudantes treineiros, pessoas que já fizeram o exame antes e graduados são alguns dos tipos de candidato que podem realizar a prova. Além desses, há casos especiais.

Leia também:

Enem: quem pode fazer a prova?

Redação do Enem: veja os temas já abordados

Vestibular: 7 opções de podcasts para complementar os estudos

Como funciona a prova do Enem?

O exame acontece anualmente e é dividido em 180 questões objetivas de múltipla escolha que abordam três grandes áreas:

  1. Linguagens e Códigos — Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura e Artes;
  2. Ciências Humanas — História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  3. Ciências da Natureza e Matemática — além de Química, Física e Biologia.

A prova de redação é dissertativa-argumentativa, e os candidatos devem defender opiniões com base em argumentos e dados sobre o tema em questão.

Enem 2022

Em 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos, acontecerá a edição de 2022 com abertura dos portões às 12h (horário de Brasília). A prova terá início às 13h30 e término entre 18h30 e 19h.

A prova será dividida da seguinte forma:

  1. dia 1 — 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da prova de Redação.
  2. dia 2 — 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.

Como é possível usar a nota do Enem?

Nos últimos anos, a prova se destacou por funcionar como um grande vestibular integrado, assegurando o acesso de estudantes a diferentes instituições de Ensino Superior.

Estudantes podem usar a nota do Enem para garantir financiamento estudantil ou para solicitar bolsas parciais ou integrais. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Além de ser possível concorrer a vagas em faculdades públicas e privadas, o exame facilita o acesso a financiamentos estudantis, bolsas de estudo e intercâmbio para graduação em outro país.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferta vagas em diferentes instituições públicas no Brasil, sendo boa parte em universidades e institutos federais.

O estudante pode selecionar até duas opções de curso por processo seletivo, e os critérios para concorrer às vagas são:

Sisutec

Semelhante ao Sisu, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) usa a nota do Enem para selecionar pessoas que queiram adentrar em cursos técnicos e tecnólogos.

Fies

Para participar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), um programa de financiamento estudantil, os candidatos precisam ter feito alguma edição do exame a partir de 2010, sem zerar a redação e com nota média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, a renda familiar mensal deve ser de até 3 salários-mínimos.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos privados de Ensino Superior. Os critérios de participação são similares aos do Fies.

Instituições portuguesas

Desde 2014, Portugal tem um acordo com o Brasil para o intercâmbio de alunos por meio da nota do Enem.

Os candidatos que querem ingressar no Ensino Superior português precisam ficar atentos às inscrições das universidades participantes, que podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Educa Mais Brasil, Quero Bolsa, Hora da Facul, Guia da Carreira

70200cookie-checkOs benefícios que a nota do Enem proporciona ao estudante