Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
O Ministério da Educação (MEC) oficializou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União. A publicação foi feita pela portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova.
O MEC também liberou as datas de inscrições para os programas de ingresso nas universidades e faculdades (públicas ou privadas) para quem participou do Enem. O processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) será realizado entre os dias 15 e 18 de fevereiro. As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) acontecerão entre 22 e 25 de fevereiro, e as do Fies (Financiamento Estudantil) entre 8 e 11 de março.
O Fies terá um aumento de vagas em 2022, alcançando um total de 110.925 disponibilizadas. As ofertas do Sisu e do ProUni ainda serão divulgadas.
Enem 2022
O Enem é considerado o maior vestibular do nosso país, pois serve como porta para instituições de ensino de todo o Brasil — seja por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies, seja pela utilização direta da nota da prova para ingresso nas instituições.
O exame ocorre em 2 domingos: no 1° (13 de novembro de 2022), são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação. O tempo para realizar a prova são de 5 horas e 30 minutos — no total são 90 questões mais a redação.
No 2° domingo (20 de novembro de 2022), o aluno terá as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Essa prova também contém 90 questões e, como não há redação, o tempo para a sua realização é de 5 horas.
Os horários das provas de 2022 ainda não foram divulgados, porém todas as últimas edições iniciaram às 13 horas. As 2 últimas edições do Enem foram marcadas pelo alto número de abstenções devido à pandemia de covid-19. Em 2020, 55,3% dos alunos confirmados não realizaram a prova. Por isso, no último ano, o MEC lançou o Enem digital, que foi adotado por mais de 96 mil alunos e será mantido em 2022.
Leia Também:
O que mais cai em Física no Enem?
O que mais cai em Matemática no Enem?
Redação do Enem: veja os temas já abordados
O MEC estima que até 2026 a prova seja realizada completamente de maneira digital, economizando os recursos de toda a logística envolvida na aplicação de uma prova a nível nacional.
Outras datas importantes
Por meio da mesma portaria, o Inep divulgou uma série de datas da realização de outras avaliações do Governo Federal como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Confira as datas abaixo.
- Revalida 1ª etapa — 1ª edição: 6 de março.
- Revalida 2ª etapa — 1ª edição: 25 e 26 de junho.
- Revalida 1ª etapa — 2ª edição: 7 de agosto.
- Revalida 2ª etapa — 2ª edição: 3 e 4 de dezembro.
- Enade: 27 de novembro.
- Encceja: 28 de agosto.
- Encceja exterior: 18 de setembro.
- Encceja exterior PPL (pessoas privadas de liberdade): 19 a 30 de setembro.
- Encceja PPL: 11 e 12 de outubro.
- Enem PPL: 13 e 14 de dezembro.
Gostou do conteúdo? Veja mais dicas para se dar bem no vestibular!
Fonte: Agência Brasil, Diário de Goiás, Segs, Enem.net.