O que mais cai em física no Enem?

Em 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em duas datas, dias 21 e 28 de novembro. A prova de física é feita dentro do conteúdo da matriz Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, com as provas de química e biologia. 

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Estudos estatísticos que analisaram as últimas provas demonstram que os tópicos mais cobrados são mecânica (trabalho e energia), eletricidade e energia, termologia, ótica e ondulatória.

A prova de física é bastante ampla e versa desde temas como mecânica, acústica e eletricidade até a ondulatória e óptica. (Fonte: Arthur Balitskii/Shutterstock/Reprodução)

Como é a prova de física do Enem?

As questões de física costumam ter enunciados contextualizados, que abordam os conhecimentos exigidos para o cotidiano, portanto: muita atenção na leitura. Além disso, geralmente os dados fornecidos para a realização dos exercícios estão em gráficos e tabelas, então, fique atento em como conseguir as informações.

Mais do que decorar uma série de fórmulas, as provas mais recentes de física do Enem vêm priorizando o raciocínio lógico, a reflexão e a capacidade de articular ferramentas da física com outras áreas do conhecimento. 

Uma análise do site Brasil Escola, com provas dos últimos dez anos, concluiu que os assuntos que mais se repetem em física no Enem são: Acústica (11%), Energia, trabalho e potência (8,2%), Resistores (8,2%), Calorimetria (5,5%) e Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional (5,5%). 

Lembre-se de que estes dados são uma média dos últimos anos. A prova pode cobrar todo o conhecimento do Ensino Médio, e o conteúdo completo pode ser acessado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo que organiza o Enem.

Vejamos, a seguir, alguns dos assuntos mais cobrados nas principais áreas exigidas na prova de física do Enem:

1. Mecânica

Os conhecimentos mais básicos que balizam diversos outros conceitos sempre são cobrados em alguma medida, então, é importante conhecer as regras da mecânica (tempo, espaço, velocidade e aceleração), Inércia, Força e variação, as Leis de Newton e Equilíbrio estático.

A mecânica é o estudo dos movimentos, e, nesse tema, os tópicos mais cobrados são trabalho, energia e potência. Além disso, questões sobre dinâmica, impulso, quantidade de movimento e colisões, hidrostática, cinemática e movimento circular também são recorrentes.

Neste tópico também temos as regras da mecânica universal, e conhecimentos como a Lei da Gravitação Universal, movimentos de corpos celestes, aceleração gravitacional, e Leis de Kepler podem aparecer.

2. Eletricidade

Aqui podem ser cobrados assuntos como eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo além de correntes, potência e resistores. 

Temas que comumente surgem nas provas são:

3. Termologia

Termologia é a área da física que estuda os fenômenos e os efeitos relacionados ao calor, temperatura, mudanças de estado físico, estudo dos gases e dilatação térmica. Neste quesito, é importante conhecer tópicos como:

4. Ondulatória e Óptica

Óptica e ondulatória são temas recorrentes nas provas de física do Enem. (Fonte: CRStocker/Shutterstock/Reprodução)

Óptica é o estudo dos comportamentos da luz. Por isso, é importante ter bastante clareza em conceitos que definem a área como reflexão, refração e difração. Além disso, temas como formação de imagens, fenômenos ondulatórios e propagação são cobrados.

Fonte: Educação UOL, Guia do Estudante, Guia da Carreira, Mundo Educação, Pra Valer, Stoodi, Aprova Total.

56680cookie-checkO que mais cai em física no Enem?