Como planejar seus estudos para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Estudar para o vestibular parece uma tarefa sem fim. São tantas disciplinas, e conteúdos dentro de cada uma, que não sabemos como começar nem como terminar. É possível estudar tudo até o dia da prova? A resposta é “sim”. Mas, para isso, você precisa de um bom planejamento.

Acompanhe nossas dicas para ajudá-lo a se planejar e se preparar para a prova.

Decida quais provas vai fazer

(Fonte: Giphy)

Para estudar de forma mais eficaz para o vestibular, seu planejamento precisa estar de acordo com as provas que você quer fazer. Se a faculdade em que você quer entrar considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seu método de estudo será diferente de uma faculdade que tenha a própria prova, exigindo conhecimentos específicos.

O que é a genética e quais são seus princípios básicos?

Por isso, entender cada processo seletivo e suas indicações, desde o início do ano, o ajudarão a fazer uma programação que irá abranger todas as especificações cobradas.

Organize sua rotina

Saber exatamente quanto tempo você tem para estudar depende de uma análise da sua rotina. Muitas pessoas dizem que vão dedicar 4 horas de estudo para o vestibular, por exemplo, mas entre escola, cursinho, trabalho e outras atividades só têm 2 horas “livres” por dia.

8 invenções de mulheres que revolucionaram a História

Descubra quanto tempo você tem para estudar sem cortar nada da sua rotina — nem tempo de lazer! Depois, pense em quais concessões pode fazer e se lembre de não deixar sua vida social e seu tempo de descanso completamente de fora.

Saiba priorizar

O seu tempo é limitado, por isso um bom planejamento é aquele que prioriza o que realmente vai fazer diferença. Você pode organizar as matérias por importância da seguinte forma:

Com isso em mente, você terá uma ideia melhor do que precisa estudar, em que ordem e em qual quantidade.

Estude as aulas no mesmo dia

(Fonte: Giphy)

Se você ainda está na escola ou está fazendo curso pré-vestibular, coloque a revisão de conteúdo de aula no seu planejamento. Reveja a matéria quando chegar em casa e separe um tempo para fazer exercícios. Assim, você reforça o que aprendeu no mesmo dia.

Divida as matérias em porções menores

Você sabe por que as escolas têm períodos de 40 minutos a 50 minutos por matéria? Porque intercalá-las faz o cérebro absorver melhor o que foi aprendido. Repita esse modelo quando for estudar em casa, alternando, sempre que possível, disciplinas bem diferentes, como Português e Matemática.

Faça pausas

Entre uma aula e outra, você costuma ter uns 5 minutos para descansar. Estudando em casa, faça o mesmo. Essas pausas vão ajudá-lo a aprender melhor, pois fazem o cérebro se ajustar e memorizar o conteúdo, além de darem tempo para você se alongar, ir ao banheiro, tomar água etc.

Evite distrações

(Fonte: Giphy)

Enquanto estiver estudando, esteja estudando. Não mexa no celular, não confira o último vídeo da sua banda preferida, não lave a roupa, não atenda o telefone, não veja televisão. As únicas exceções devem ser casos de emergência. Quanto mais concentrado você estiver, melhor vai aproveitar esse tempo.

Faça ajustes quando necessário

Seu planejamento não precisa ser fixo. Muito pelo contrário: uma vez por semana, confira como foi seu desempenho e faça os ajustes necessários. Às vezes, você vai precisar de mais tempo para revisar uma matéria que não entendeu bem. Em outras, vai passar mais rápido do que imaginava por um conteúdo. E não tem problema, basta ajustar o planejamento.

Leia mais sobre vestibular

1780cookie-checkComo planejar seus estudos para o vestibular