O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um perfil multidisciplinar, fazendo que muitos temas da Filosofia estejam entre as questões abordadas no teste. A disciplina é fundamental, pois permite que possamos lidar com conceitos importantes da vida em sociedade, como política, ética e moral.
Algumas provas têm optado por compor um perfil mais amplo de questões, que exigem do estudante concentração, estudo e leitura para interpretar textos complexos. É possível centralizar o estudo da Filosofia em tópicos considerados mais importantes sob a ótica acadêmica. A seguir, confira seis deles.
Vestibular: tópicos importantes para estudar em Filosofia
1. As relações de trabalho
Um tema que provavelmente deve ser abordado nas próximas provas do Enem são as mudanças no mercado de trabalho e nas relações mantidas entre os profissionais e os contratantes. Trata-se de um contexto que impacta economicamente o país, com a diminuição de postos de trabalho e o aumento da informalidade, assim como a natureza do trabalho em si.
É preciso, então, atentar-se às tantas mudanças que estão ocorrendo: há, por exemplo, a flexibilização das leis trabalhistas (potencializada pela reforma da previdência) e um fenômeno chamado de plataformização do trabalho, com cada vez mais pessoas vendendo serviços a partir de plataformas, como Uber e iFood, que intermedeiam essa relação.
Com isso, pensa-se em trabalhadores mais alienados nas funções, menos protegidos pela legislação e, muitas vezes, enfrentando situações de precariedade na vida profissional.
2. Ética e moralidade
O pensamento sobre ética e moral permeia a base da Filosofia desde o início. Filósofos como Aristóteles, Platão e Sócrates se debruçaram sobre esse tema, estudando de que forma os sujeitos se portam na vida em sociedade.
É importante lembrar que a ética se volta à reflexão sobre os princípios que regem as ações. Enquanto a ética pretende ser universal, a moral discute os valores e os costumes em uma sociedade específica.
A moral pensa nos elementos que são determinados pela cultura e que, por isso, podem se modificar com o tempo, tornando-se imorais (inadequados em uma sociedade) ou amorais (avessos a uma avaliação de moralidade). Ética e moral são temas relevantes principalmente em anos de processos eleitorais, tendo mais chance de serem abordados no vestibular.
3. Conceitos de Karl Marx
As mudanças nas relações de trabalho também chamam a atenção para os conceitos elaborados pelo filósofo alemão Karl Marx (1818-1883). Ele observa a história das sociedades, como a luta de classes, que precisam ser levadas em consideração ao observar determinada realidade.
Essa luta se dá devido à busca do capital, em um sistema de distribuição desigual e exploratório para o lado dos proletários. Nesse contexto, os donos dos meios de produção enriquecem por conta da mais-valia (a diferença entre o valor do trabalho e o que é pago por ele), que enriquece o patrão, e a alienação dos proletários nas funções.
4. Conceitos de Émile Durkheim
As ideias do sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) se concentram no conceito de fato social e consciência coletiva. Segundo as teorias, o fato social descreve as maneiras de agir dos indivíduos em determinado grupo.
Esses fatos moldam as pessoas a partir da influência que exercem sobre elas. Assim, os conjuntos de hábitos, que são realizados a partir de ações, permitem que as pessoas desenvolvam um sentimento de consciência coletiva que age por trás delas.
5. Conceitos de Max Weber
O filósofo e sociólogo Max Weber (1864-1920) tem sido um assunto bastante cobrado no vestibular por conta das conexões entre as ideias dele e o contexto atual, especialmente o político. O conceito mais importante é o da ação social, em que explica que o tipo de conduta realizada por um indivíduo tem sentido tanto para ele quanto para os que são afetados pela ação.
Desse modo, uma ação social (como o ato de abraçar alguém) se constitui como ação a partir da intenção do autor de manifestar carinho por meio do abraço, assim como a resposta que deseja do interlocutor, de aceitar ou não a mensagem.
Segundo Weber, os estudos da Sociologia precisariam se voltar à investigação dessas ações sociais dentro do contexto das interações humanas, entendendo como elas recebem sentido.
6. Escola de Frankfurt
A Escola de Frankfurt envolve os estudos de um grupo de pesquisadores alemães, situados em Frankfurt (daí o nome da escola) e que se dedicaram a estudar como os meios de comunicação de massa interferem na constituição de uma sociedade baseada no consumo.
A popularização dessas mídias teria como uma das consequências a alienação das massas, que, em vez de se questionarem sobre a situação exploratória em que vivem, acomodam-se. Nesse cenário, os indivíduos passam a ser “acalmados” pelos produtos de entretenimento que recebem, deixando de se indignar contra a exploração que sofrem.
A partir dessa discussão, os filósofos criaram o conceito de Indústria Cultural, que explica como as mídias mercantilizam a cultura, tornando-a um bem de consumo como qualquer outro e afastando-a de um conceito de arte. Tópicos como esse também podem ser tema de redação no vestibular.
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Fonte: Notícias Concursos, Stoodi