Competências da redação do Enem: entenda como ela é avaliada 

Você já ouviu falar nas competências da redação do Enem? Durante o preparo para esta fase da prova de vestibular é normal se preocupar com o tema, a estrutura, a introdução e a conclusão. Mas o processo pode ficar mais fácil se você pensar no caminho contrário e mantiver em mente a forma como o texto vai ser avaliado pela banca.  

A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências diferentes e cada uma delas vale 200 pontos na nota final. Ou seja: para garantir uma redação do Enem nota 1000 é necessário ir bem em todas elas. Para te ajudar, explicamos aqui embaixo quais são as competências e como se preparar para cada uma delas. Confira!  

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Competência 1: Domínio da norma culta da língua portuguesa 

Para garantir os primeiros 200 pontos da redação do Enem, o texto precisa estar em conformidade com a norma culta da língua portuguesa. Aqui vão considerar o emprego correto das regras de gramática, a ortografia, acentuação, uso de hífen, separação silábica e uso das letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, a sintaxe também é relevante, então tome cuidado com pontuação, crase, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, paralelismo e uso de pronomes  

Treinar a escrita e a leitura é a melhor maneira de aprimorar seu texto para ser bem avaliado nesta competência. Evite frases muito longas e tome cuidado com a pontuação. Também vale, no período de preparação, identificar as palavras que você tem mais dificuldade de lembrar a grafia correta e buscar sinônimos. Assim, caso bata a dúvida na hora da prova, vai ser fácil apostar em uma solução com menos chance de erro.  

Estudante na mesa da sala de aula escrevendo em um caderno
Compreender as competências da redação do Enem pode te ajudar a se preparar para ela (Imagem: Getty Images)

Competência 2: Compreensão do tema e desenvolvimento dele com uso de diferentes áreas de conhecimento 

A segunda competência da redação do Enem tem a ver com a capacidade de leitura e escrita do candidato. Aqui, você precisa compreender o tema proposto e escolher uma parcela dele para basear seus argumentos de maneira bem estruturada e crítica, ou seja: deve dominar o estilo de texto dissertativo-argumentativo que é necessário para a redação do Enem.  

A estrutura da redação do Enem, com introdução, desenvolvimento e conclusão é avaliada nesta competência, já que ela é uma marca do texto dissertativo. Os argumentos, presentes na parte da argumentação, devem basear seu ponto de vista sobre uma parte do tema sem fugir dele.  

Competência 3: Capacidade de interpretar, organizar e relacionar informações  

Por ser um texto dissertativo-argumentativo, você vai precisar “escolher um lado” e apoiar seu ponto de vista sobre o tema com os argumentos do desenvolvimento. Eles devem conversar entre si para que seu texto seja coerente e plausível como um todo e não passe a impressão de que os parágrafos são independentes uns dos outros. Ou seja: as informações utilizadas devem ser bem selecionadas, interpretadas, relacionadas e organizadas.  

Rascunhar um projeto de texto antes de escrever pode te ajudar neste momento. Defina seu ponto de vista e o cite na introdução. Depois disso, baseie os três parágrafos de desenvolvimento em argumentos relacionados a ele. Uma boa estratégia é falar por que ele acontece, como ele acontece e suas consequências. Por fim, não esqueça de relacionar a proposta de solução da conclusão com a introdução e os argumentos.  

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Competência 4: Domínio dos elementos linguísticos de argumentação 

Além de relacionar as ideias, você precisa mostrar, com mecanismos linguísticos, que o texto é coeso e que as ideias dele são interdependentes. Aqui, vão avaliar a organização textual, a relação entre as frases e a sequência coerente das ideias. Para isso, é necessário usar preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais articulando e relacionando as frases e períodos.   

Monte uma lista destes conectivos e se certifique de entender exatamente seus significados. Escolha os seus “preferidos” e foque em começar os parágrafos argumentativos com eles: isso vai garantir o link entre as ideias. Por fim, o parágrafo de conclusão também deve começar com um desses marcadores, como “em suma”, “por fim”, “portanto” etc.  

Competência 5: Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos 

A proposta de intervenção/solução para a problemática abordada na redação do Enem é uma das partes mais importantes do texto, tanto que está diretamente relacionada a uma das competências de avaliação. Neste caso, a banca deseja avaliar a capacidade do candidato de exercer a cidadania de acordo com os direitos humanos. Por isso, a intervenção deve apresentar uma forma de resolver a situação de maneira respeitosa.  

Para além disso, a proposta de intervenção deve ser bem estruturada. Aponte, de maneira objetiva, o que deve ser feito e o porquê, quem é o responsável e a consequência positiva esperada para a ação.  

A redação do Enem é uma receita de bolo: com os ingredientes certos, o bom resultado é garantido 

Acertar a estrutura para redação do Enem é algo possível com treino para que todas as exigências façam parte da sua forma de escrever e organizar o conteúdo. Assim, você vai chegar no dia da prova com tudo o que é necessário já em mente e não vai ter problemas com o tempo para elaborar e, ainda, responder as questões do segundo dia de prova. Escreva bastante, revise com tempo e boa sorte!  

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