Enem 2024: 5 temas que podem cair na redação 

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas do exame com maior peso na nota final do estudante. Além disso, a produção é rígida em estrutura e conta com sugestões de temas relacionados a problemáticas sociais e preconceitos, sempre conectados com o dia a dia da realidade brasileira. Um exemplo é o tema de 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Por isso, esses fatores assustam muitos aplicantes que querem se preparar para a prova. 

Com base nas regras e histórico do Enem, professores, jornalistas e outras referências da educação fazem suas previsões anuais para o próximo assunto que pode ser tema na prova. Para não ser pego de surpresa, produzir dissertações das principais apostas pode ajudar muitos estudantes a fazer uma boa redação e conquistar a tão sonhada nota mil.  

Portanto, confira nove temas da atualidade possíveis de serem pauta para a redação do Enem 2024 e comece a se preparar: 

1. Crescimento dos influenciadores digitais

Com as redes sociais avançando cada vez mais na monetização de seus criadores de conteúdo, o número de influenciadores só cresce no meio digital. O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo e a “Economia Creator” já movimentou bilhões de reais, sendo citada por especialistas como o futuro da Publicidade e Propaganda.  

Assim, tanto maneiras de garantir os direitos desses profissionais quanto o impacto dos influenciadores nas decisões de compra e vida dos brasileiros podem ser abordados pelo Enem. Não é o primeiro ano que o assunto está em alta, mas episódios que demonstram a influência das redes sociais na vida dos jovens podem fazer que o exame chame a atenção para a problemática dessa vez.  

2. O impacto da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um assunto limitado aos especialistas em tecnologia e nos últimos anos invadiu a conversa de muitos brasileiros. Com o uso das redes sociais, o termo foi popularizado e o uso da ferramenta foi visto em diversas áreas, até mesmo do entretenimento.  

O Chat GPT é o mais conhecido e pioneiro entre as ferramentas populares, mas a IA não se limita a ele: o uso da tecnologia para edição de fotos, vídeos e produções de texto de diversas maneiras surpreendeu muitas pessoas. Em razão da capacidade de mudar drasticamente algumas profissões, as medidas para prevenir ao máximo as consequências sociais da tecnologia podem ser alvo da redação do Enem 2024.  

3. A regulamentação do Uber

Após meses de negociação, o projeto de Lei que trata sobre regras para o trabalho dos motoristas de aplicativo foi enviado este ano para avaliação do Congresso Brasileiro. Além do movimento do governo federal, 2024 marca o centenário dos direitos do trabalhador no Brasil, o que pode impulsionar ainda mais a escolha da temática pelo Enem.  

Dentro das problemáticas, o que pode mudar para a empresa de tecnologia, para clientes e trabalhadores do meio a partir da aprovação destas mudanças pode ser o foco do exame deste ano. Além disso, possíveis reverberações em outras áreas e desafios para a efetivação da lei podem direcionar a produção textual da pauta. 

4. Evasão escolar e direitos educacionais  

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 480 mil jovens desistiram da escola em 2023. O programa “Pé de Meia”, lançado este ano pelo governo federal, está sendo uma das ações para combater o problema. A ação pretende distribuir bolsas de até R$ 1,8 mil reais para estudantes do Ensino Médio.  

O ano de 2024 também é o centenário do decreto do Dia das Crianças no Brasil, estabelecido em 1924. Por isso, juntando os dois acontecimentos, é possível que a  persistência das dificuldades de manter as crianças e adolescentes na escola seja um dos temas cotados pela redação do Enem em 2024.  

A redação do ENEM é um dos principais componentes na nota final de um aluno (Foto: Getty Images)

5. Aumento dos transtornos mentais e comportamentais 

No final de 2023, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo transtornos mentais como ansiedade e depressão. De acordo com o Ministério da Previdência Social, só em 2023 foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade em decorrência de transtornos mentais e comportamentais no Brasil – um aumento de 38% em relação ao ano anterior.  

Os dados evidenciam também a crescente conscientização sobre questões de saúde mental e a importância de enfrentar esses desafios no ambiente profissional. Portanto, as causas sociais relacionadas a esse aumento podem ser foco no Enem deste ano. 

6. Persistência do trabalho análogo à escravidão 

São diversos casos anuais de trabalho análogo à escravidão pelo Brasil. No último ano, a chamada “lista suja do trabalho escravo” teve a maior atualização da história. Mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do país, foram incluídos 204 cadastros de pessoas físicas (CPFs) e de pessoas jurídicas (CNPJs) na lista. Além disso, ainda em 2024, novos casos de operação foram noticiados pela mídia, como a de uma fundação em São Thomé das Letras (MG). 

Com isso, a persistência da problemática no país e formas de combatê-la podem ser abordados pela redação do Enem 2024. A temática se encaixa nos padrões do exame, afetando diariamente os brasileiros e recebendo atenção midiática.  

7. Olimpíadas 2024 

A 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão será realizada pela terceira vez na capital francesa, Paris, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Com origem que remonta a Grécia Antiga, os Jogos podem ser tema da redação do Enem 2024 ao abordar questões históricas; os legados da sua realização no Brasil em 2016 e como o esporte pode se transformar em ferramenta de inclusão social. 

Para além da redação, o tema pode aparecer entre as 180 questões do currículo escolar cobrado na prova. O uso dos Jogos Olímpicos como propaganda pelo Nazismo, em 1936, é um bom exemplo de sua aplicação em questões de história. Em biologia, por outro lado, alimentação saudável e o processo de respiração celular são outras temáticas que podem vir a ser abordadas. 

8. Eleições municipais 

2024 é ano de eleições municipais em todo o país e a escolha democrática pode ser considerada como tema para a redação do Enem. Neste ano, os eleitores brasileiros definirão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios espelhados pelo Brasil. 

Como tema da redação 2024, as eleições podem servir de gancho para que o período de redemocratização do sistema político brasileiro pós 1984 seja abordado, por exemplo. A importância do voto consciente para a sociedade brasileira também é uma possibilidade que os estudantes devem ficar de olho. 

9. Energias limpas 

As mudanças climáticas têm gerado efeitos adversos em todo o mundo. A interferência humana na natureza provocou uma série de mudanças no clima, que podem ser vistas pelo aumento das temperaturas — inclusive, 2023 foi o ano mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) —, fortes chuvas e, claro, aumento do desmatamento. 2023 foi o ano mais quente em 174 anos de medições meteorológicas. 

O urgente investimento em energias geradas com o mínimo impacto ambiental e baixa emissão de poluentes pode ser tema da redação do Enem desse ano. Os desafios entre conciliar a economia humana com a natureza; os impactos na geração de energia devido à crise hídrica e a substituição de combustíveis fosseis são mais alguns exemplos de como energias limpas podem ser abordadas na prova. 

—- 

Não sabe qual curso escolher para a graduação? Confira as opções de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dê o primeiro passo para um futuro brilhante! 

80931cookie-checkEnem 2024: 5 temas que podem cair na redação