História da internet: a evolução até o 5G

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A tecnologia 5G é o ponto mais alto da história da internet, em termos de velocidade de conexão, e está chegando ao Brasil. Entre as principais mudanças, estão a possibilidade de conectar vários aparelhos à web ao mesmo tempo e a condução de carros autônomos.

Os primórdios da internet: da era discada à banda larga

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A evolução atualmente ocorre de uma maneira muito mais rápida, ao ponto de parecer meme o fato de que as pessoas esperavam a meia-noite ou o fim de semana, a partir das 14h de sábado, para utilizar a internet e pagar menos na conta telefônica.

Aliás, até isso parece do tempo dos dinossauros: usávamos a rede mundial de computadores por meio de uma linha telefônica, ligando para uma central por meio de uma placa modem conectada em nosso computador.

A 1ª operadora de banda larga no Brasil lançou seu serviço em dezembro de 1997. Os próximos anos foram de aperfeiçoamento da tecnologia, com uso de diferentes métodos, porém o usuário estava “preso”, pois ainda era necessária uma placa modem para navegar.

Do 1G ao primeiro iPhone: a era móvel

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A 1ª geração de conexão mobile, criada no início dos anos 1980, tinha um único objetivo: possibilitar a ligação de voz entre dispositivos sem fio. O 2G, implementado na década seguinte, apresentou a tecnologia para envio de dados, como o Short Message Service (SMS).

Entre o 2G e o 3G, houve a primeira grande revolução, em que pequenas transformações foram feitas (como o Edge e o GRPS) e, nessa época, surgiu o primeiro iPhone. O mundo passou a ser menor, e tudo estava na “palma de nossa mão”, a internet móvel começou a “engatinhar“.

Quando a tecnologia 3G foi lançada, com conexões que chegavam até 2 Mbps, parecia um novo mundo: TV no celular, videochamadas, comunicação VoIP e envio de e-mails.

Leia também:

4G e 5G: o mundo sem limites e a IoT

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Foram quase 10 anos entre a banda larga e o 1° smartphone e um tempo muito menor até que uma tecnologia tão robusta fosse desenvolvida, como a que está em processo de implantação em todo o Brasil. O 4G entrou em funcionamento no início de 2010.

Maior largura de banda, melhor qualidade de ligação, uma conexão mais rápida e estável. Muitas tecnologias avançaram graças ao advento do 4G, como jogos, serviços de nuvem (cloud computing), plataformas de streaming e video on demand (VOD).

O 5G, contudo, já estava em elaboração na mesma época. Foi uma busca incessante por uma rede móvel com maior capacidade de conexão e que fosse além, como é a Internet das Coisas (IoT), em que se aproveita tudo das redes móveis, como transporte, telemedicina, agricultura e educação.

O que nos reserva o futuro mobile?

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A 5ª geração da tecnologia de comunicação móvel deve ser confirmada no Brasil no 2° semestre de 2022. Nem todas as cidades estão aptas a oferecer a velocidade de conexão do 5G, ainda que um teste esteja em operação há algum tempo.

Algumas empresas já estão em fase de desenvolvimento da tecnologia 6G, que promete ser uma revolução. Não apenas mais qualidade e maior velocidade, a conexão também terá maiores estabilidade e quantidade de dispositivos conectados simultaneamente.

Com países asiáticos liderando essa empreitada, estimativas apontam o ano de 2030 como o de provável lançamento do sistema 6G. A certeza é de que o futuro será (muito) conectado.

Gostou do tema? Conheça os cursos de graduação e pós-graduação do Mackenzie na área de Tecnologia. Certamente, algum deles reserva uma cadeira para você fazer parte da transformação da telefonia e conexão móvel.

Gostou do assunto? Que tal começar a se preparar para entrar em uma das mais renomadas universidades do Brasil?

Fonte: TecMundo, EACH/USP

67650cookie-checkHistória da internet: a evolução até o 5G