Como são as avaliações de graduação e pós-graduação EaD?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A possibilidade da realização de cursos de Ensino Superior a distância ajudou a popularizar o sonho de muitos brasileiros de conseguir um diploma. A modalidade oferece cursos mais em conta, com maior flexibilidade de horários e mesma qualidade de um curso presencial.

Quando os cursos de Educação a Distância (EaD) já apresentavam um crescimento em todo o Brasil, veio a pandemia de covid-19 e potencializou esse movimento. O último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) mostrou que, em 2020, pela primeira vez, mais alunos ingressaram em cursos EaD do que nos presenciais. Foram mais de 2 milhões que escolheram essa modalidade, enquanto 1,7 milhão preferiram o método tradicional de ensino.

Estudar a distância requer disciplina e honestidade para garantir o aproveitamento do aprendizado melhor. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Estudar a distância requer disciplina e honestidade para garantir o aproveitamento do aprendizado melhor. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mas mesmo com a popularização do método, muitas dúvidas ainda cercam o EaD: será que as provas são mais fáceis? Posso dar um jeito de “colar”? Preciso decorar o conteúdo para as avaliações?

Para sanar essas e outras indagações, fizemos este texto explicando os métodos de avaliação usados nos cursos a distância.

Trabalhos e tarefas

Assim como ocorre em aulas presenciais, trabalhos e tarefas são atribuídos a alunos que estudam em cursos EaD. Produção de textos, estudos de casos, artigos e trabalhos em grupo são algumas das avaliações que podem aparecer para quem estuda remotamente.

Participação em fóruns

Uma das formas de aumentar a interação entre colegas, professores e com o próprio conteúdo é a participação em fóruns. A maioria dos cursos a distância disponibiliza, em seus ambientes virtuais, fóruns que funcionam como grupos de discussão para tirar dúvidas e debater o assunto aprendido a cada aula ou módulo. Alguns professores optam por atribuir uma nota pela participação dos alunos nesses ambientes.

Portanto, se você está estudando em uma graduação ou pós-graduação EaD, nada de fazer o mínimo possível e só assistir às aulas. Aproveite a oportunidade para aprofundar os conhecimentos, essa prática pode garantir uma nota melhor e, com certeza, garantirá um maior aproveitamento do aprendizado.

Leia também:

Administração: o que você precisa saber sobre o curso

Vale a pena fazer uma nova graduação depois dos 30?

Como desenvolver networking antes, durante e depois do MBA?

Testes online

Um dos modos mais comuns de avaliação nos cursos a distância são os testes online, que podem acontecer ao final de cada aula ou de um módulo, com a possibilidade de ser de múltipla escolha ou discursivos.

Normalmente, os ambientes virtuais onde são realizados os testes têm mecanismos para evitar que o aluno consulte materiais ou “cole”. Entre as estratégias estão: testes cronometrados, impossibilidade de mudar de janela depois de ter iniciado a prova, desabilitação da ferramenta colar e, em alguns casos, até se exige que o aluno habilite a câmera durante a prova.

Apesar das ferramentas de controle, “colar” em uma prova online é mais fácil do que em uma prova presencial, mas o aluno deve pensar nas implicações que isso terá para seu aprendizado e para o futuro no mercado de trabalho. RETIRAR FRASE

Cursos EaD exigem mais maturidade e disciplina dos alunos, e o compromisso com o aprendizado deve superar a mera vontade de tirar notas altas, mas não aprender o conteúdo. Afinal, um dia o aluno terá que demonstrar em sua profissão que conhece aquele assunto.

Provas presenciais

Salvo raras exceções, as instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância precisam realizar uma determinada quantidade de provas de modo presencial. Isso é feito no polo de apoio presencial, o local que mantém uma secretaria para alunos, materiais de apoio em bibliotecas e laboratórios para os cursos que precisam.

Alunos EaD também precisam realizar provas presenciais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Alunos EaD também precisam realizar provas presenciais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Neste caso, o aluno precisa se deslocar até o polo presencial mais próximo e realizar uma prova de maneira tradicional, presencialmente. As provas são feitas em horários previamente agendados e costumam marcar o final de módulos, semestres letivos, anos letivos ou o próprio fim do curso.

E aí, ficou convencido a tentar um curso a distância? Então conheça as opções de graduação e pós-graduação que a Universidade Mackenzie oferece. Além do diploma, você estará carimbando seu currículo com toda a tradição e a excelência que o Mackenzie oferece.

Fonte: Seja Bixo, Quero Bolsa, Pensando Hoje, INEP, Agência Brasil

63930cookie-checkComo são as avaliações de graduação e pós-graduação EaD?