Qual o peso da Pós Ead no currículo?

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Se você já tem uma graduação, deseja continuar os estudos para aprimorar seus conhecimentos e, de quebra, quer dar um up no currículo, saiba que uma especialização pode ser a melhor decisão para o momento. A modalidade tem o tamanho perfeito (nem curta demais, nem muito longa) e uma distribuição de horários que cabe na rotina de qualquer profissional.

Leia também:
EaD ou presencial: qual é a melhor forma de estudar?

Como funciona a faculdade EaD

Mas há uma série de decisões a serem ponderadas, e uma das dúvidas mais comuns se refere às especializações cursadas online. Afinal, elas têm qualidade? Como a modalidade EaD de ensino é vista pelo mercado? Conheça melhor o assunto e entenda por que uma pós a distância pode ser uma ótima pedida para potencializar seu currículo. 

A especialização EaD é tão boa quanto a presencial?

Presencial ou à distância, uma especialização pode alavancar a carreira. (Fonte: Pathdoc/Shutterstock)

Existe uma série de mitos quando o assunto é educação a distância, e o principal deles está justamente relacionado à qualidade. Como em qualquer atividade acadêmica presencial, há boas e más instituições no mercado, por isso o filtro de qualidade não passa pela forma como o curso é ofertado, mas sim pela seriedade da universidade, pela experiência e formação do corpo docente, pelos anos de tradição do curso e por várias outras questões não relacionadas à questão “presencial versus EaD”.

Ao escolher uma especialização da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por exemplo, seja qual for a modalidade de ensino, opta-se por uma instituição com ótima expertise de mercado e mais de 150 anos de tradição. 

O certificado do EaD é igual ao do presencial?

Outro mito que costuma preocupar quem busca uma especialização se refere ao certificado. É comum que os alunos, ao concluírem o curso, temam que o documento apresente o dado “a distância” e não consigam alavancar o currículo. 

Ocorre que os certificados dos cursos online são idênticos aos de um curso presencial. Esse documento não especifica se a metodologia de ensino foi presencial, a distância ou híbrida. Portanto, fique tranquilo em relação a isso: o que realmente importa para sua carreira é a qualidade da instituição que você procura e sua dedicação ao longo da trajetória acadêmica.

Prós e contras do EaD

Há prós e contras em cada caso e ambas as modalidades são eficazes para impulsionar a carreira. (Fonte: William Potter/Shutterstock)

O importante é saber qual é o seu perfil e qual é a metodologia que é mais adequada aos seus objetivos acadêmicos e profissionais. Se você gosta de assistir mais vezes à mesma aula ou ouvir novamente a fala do professor, a aula online é uma ótima decisão.

O mesmo vale para as pessoas que adoram estudar de madrugada ou que não têm tempo durante o dia, pois a educação a distância se molda ao seu ritmo. Já se você quer a experiência de sala de aula para debater o conteúdo com os colegas, faz mais sentido optar por um curso presencial. Em ambos os casos, o importante é saber os prós e os contras de cada opção para ver de que forma esses pontos dialogam com a sua necessidade.

EaD está em alta

Por causa da pandemia da covid-19, muitas atividades se tornaram remotas, e tem sido um desafio para todos os setores — escolas, universidades, empresas e órgãos governamentais — retomar seu funcionamento de forma a solucionar o problema da distância física.

É aí que as especializações EaD se diferenciam: há vários anos, infraestrutura e metodologias dedicadas a essa realidade são desenvolvidas, um exemplo são os ambientes virtuais de aprendizagem, os estúdios de gravação, a didática pensada para esse cenário etc.

Por isso, quem faz uma pós EaD ou mesmo uma pós “presencial temporariamente flexibilizada” em uma instituição que já conta com a expertise da educação online, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pode sair na frente em relação à qualidade.

Agora que você já sabe que a especialização a distância é uma opção acadêmica e profissional que não deixa a desejar em nenhum aspecto, é hora de conhecer as opções de curso do Mackenzie. Certamente vai ter um que vai agradar você!

Fonte: Cia de Estágios.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

40040cookie-checkQual o peso da Pós Ead no currículo?