A pós EAD pesa menos no currículo?

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Se você já tem uma graduação, deseja continuar os estudos para aprimorar seus conhecimentos e, de quebra, dar um up no currículo, saiba que uma especialização pode ser a melhor decisão para o momento. A modalidade tem o tamanho perfeito (nem curta demais, nem muito longa) e uma distribuição de horários que cabe na rotina de qualquer profissional.

Mas há uma série de decisões a serem ponderadas, e uma das dúvidas mais comuns se refere às especializações cursadas online. Afinal, elas têm qualidade? Será que a modalidade é vista de forma negativa pelo mercado? Conheça mais sobre o assunto e entenda por que uma pós a distância pode ser uma ótima pedida para potencializar seu currículo. 

1. A especialização EAD é tão boa quanto um curso presencial

Presencial ou à distância, uma especialização pode alavancar a carreira. (Fonte: Pathdoc/Shutterstock)

Existe uma série de mitos quando o assunto é educação a distância, e o principal deles está justamente relacionado à qualidade. Como em qualquer atividade acadêmica presencial, há boas e más instituições no mercado, por isso o filtro de qualidade não passa pela forma como o curso é ofertado, mas pela seriedade da universidade, pela experiência e formação do corpo docente, pelos anos de tradição do curso e por várias outras questões não relacionadas à chave presencial x EAD.

Ao escolher uma especialização da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por exemplo, seja qual for a modalidade de ensino, opta-se por uma instituição com ótima expertise de mercado e mais de 150 anos de tradição. 

2. O certificado de uma pós EAD é igual ao de um curso presencial

Outro mito que costuma preocupar quem busca uma especialização se refere ao certificado. É comum que os alunos, ao concluírem o curso, temam que o documento apresente o dado “a distância” e não consigam alavancar o currículo. 

Ocorre que os certificados dos cursos online são idênticos aos de um curso presencial. Esse documento não especifica se a metodologia de ensino foi presencial, a distância ou híbrida, portanto fique tranquilo em relação a isso: o que realmente importará para sua carreira será a qualidade da instituição que você procura e sua dedicação ao longo da trajetória acadêmica.

3. É importante avaliar prós e contras de cada opção de acordo com a sua rotina

Há prós e contras em cada caso e ambas as modalidades são eficazes para impulsionar a carreira. (Fonte: William Potter/Shutterstock)

O importante é saber qual o seu perfil e qual metodologia é mais adequada para seu objetivo acadêmico e profissional. Se você gosta de assistir mais vezes à mesma aula ou voltar a fala do professor, a aula online é uma ótima decisão. O mesmo vale para as pessoas que adoram estudar de madrugada ou que não têm tempo durante o dia: a educação a distância se molda ao seu ritmo. Já se você quer a experiência de sala de aula para debater o conteúdo com os colegas, faz mais sentido optar por um curso presencial. Em ambos os casos, o importante é saber os prós e contras de cada opção e ver de que forma esses pontos dialogam com a sua necessidade.

4. Nunca fez tanto sentido cursar uma especialização EAD

Por causa da pandemia da covid-19, muitas atividades se tornaram remotas. E tem sido um desafio para todos os setores — escolas, universidades, empresas, órgãos governamentais — retomar seu funcionamento de forma a solucionar o problema da distância física.

É aí que as especializações EAD se diferenciam: há vários anos, com infraestrutura e metodologias dedicadas a essa realidade são desenvolvidas, a exemplo dos ambientes virtuais de aprendizagem, estúdios de gravação, didática pensada para esse cenário etc.

Por isso, quem faz uma pós EAD ou mesmo uma pós “presencial temporariamente flexibilizada” em uma instituição que já contava com a expertise da educação online, como a UPM, pode sair na frente em relação à qualidade.

Agora que você já sabe que a especialização a distância é uma opção acadêmica e profissional que não deixa a desejar em nenhum aspecto, é hora de conhecer as opções de curso do Mackenzie. Certamente vai ter um que vai agradá-lo!

Fonte: Cia de Estágios.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie