Inteligência Emocional: como aplicar nos trabalhos remoto e presencial

A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer, entender, gerenciar e raciocinar com emoções. É uma habilidade essencial na comunicação interpessoal e um tema importante não apenas na Psicologia, mas no mundo dos negócios.

No passado, as emoções e a inteligência eram muitas vezes vistas como sendo opostas uma da outra. A partir de 1990, no entanto, pesquisadores que exploram a psicologia da emoção ficaram cada vez mais interessados em cognição e afeto.

Quais são os benefícios da inteligência emocional no trabalho?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A inteligência emocional utiliza o autoconhecimento para tomar decisões, resolver problemas e se comunicar com os outros. Dessa forma, a habilidade é importante para manter uma equipe unida e focada nos objetivos da empresa.

As pessoas que usam inteligência emocional estão abertas a compartilhar ideias e valorizar as opiniões de outros colegas, além de se ajustarem melhor às mudanças das empresas. Elas sabem o que conseguem alcançar, enquanto outras tendem a prometer demais e cumprir menos.

Os profissionais emocionalmente inteligentes conhecem seus pontos fortes e fracos. Eles podem receber feedback e usá-lo para crescer, melhorando e tendo um maior autocontrole, pois sabem que agir de forma irracional ou negativa só fará que uma situação ruim se agrave.

Leia também:

Como a autocrítica pode impulsionar sua carreira?

Qual é a diferença entre coach, mentor, terapeuta e sponsor?

4 passos para aprimorar sua inteligência emocional

Como aplicar o conceito no escritório?

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Para aproveitar as vantagens da inteligência emocional no local de trabalho, o gestor e os profissionais podem realizar exercícios para desenvolver habilidades nas cinco categorias de inteligência emocional: autoconsciência, autorregulação, habilidades sociais, empatia e motivação.

Autoconsciência

Faça um balanço das forças e fraquezas emocionais. Reflita como estas influenciam nos comportamentos no ambiente de trabalho. Esse é o primeiro passo para evitar reações impulsivas.

Autorregulação

Aceite que não é possível controlar tudo. Encontre técnicas para liberar o estresse, como exercícios físicos ou hobbies no tempo livre. Antes de tomar decisões precipitadas, lembre-se de seus objetivos de longo prazo.

Habilidades sociais

Líderes e funcionários com grandes habilidades sociais são capazes de construir relacionamentos saudáveis com colegas e comunicar suas ideias de forma eficaz. Pratique a escuta ativa, demonstrando atenção, fazendo perguntas e estando pronto para dar feedback.

Empatia

Mais do que apenas reconhecer como os outros estão se sentindo, a empatia envolve a resposta a essas emoções. Ter empatia permite compreender as diferentes dinâmicas entre colegas e supervisores.

Motivação

Dinheiro, status e aplausos são ótimos, mas os profissionais altamente bem-sucedidos são motivados por algo mais do que isso. Identifique os componentes do seu trabalho que são mais agradáveis e inspire-se neles.

Como utilizar inteligência emocional do trabalho remoto?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A falta de contato físico é uma característica do trabalho remoto, mas isso não impede que a inteligência emocional possa gerar benefícios para a empresa. As estratégias de abordagem devem ser adaptadas para o ambiente digital, mas não é necessário aprender novas habilidades ou investir em tecnologias.

Construa um espaço emocional

Ao contrário das reuniões presenciais, os check-ins no início das reuniões online se tornaram muito mais críticos para se envolver emocionalmente. Esteja totalmente presente para poder sintonizar a comunicação não verbal e observar como as pessoas reagem, especialmente em reuniões individuais.

Demonstre vulnerabilidade

Estamos acostumados a apresentar rostos de trabalho fortes para nossos gerentes e líderes para demonstrar nossa capacidade de entrega. Mas se você admitir não ter todas as respostas ou cometer erros, sua equipe se sentirá mais confortável fazendo o mesmo.

Sentimento de pertencimento

As pessoas podem se sentir perdidas e questionar suas habilidades sem a segurança de uma equipe forte. Criar um sentimento de pertencimento é crucial para unir e motivar a equipe. Aproveite o tempo para reconhecer as realizações pessoais e fornecer feedback positivo sempre que puder.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie.

Fonte Xerpay, Digilândia, MundoRH, Cedep, Silicon Republic, Jobsity

65780cookie-checkInteligência Emocional: como aplicar nos trabalhos remoto e presencial