Qual é a diferença entre coach, mentor, terapeuta e sponsor?

Não importa a etapa profissional que você esteja vivendo: ter um plano de carreira é fundamental para quem quer se destacar no mercado, em qualquer área. E qual é a pessoa mais indicada para te ajudar a traçar sua trajetória?

Você já deve ter ouvido falar em coach, mentor, terapeuta e sponsor. Sabe a diferença entre eles? Entenda para que casos cada um é indicado e escolha o profissional mais competente para te auxiliar em sua jornada. 

Terapeuta

O terapeuta é um profissional que, a longo prazo, vai contribuir com seu autoconhecimento e com a gestão de suas emoções. (Fonte: Shutterstock)
O terapeuta é um profissional que, a longo prazo, vai contribuir com seu autoconhecimento e com a gestão de suas emoções. (Fonte: Shutterstock)

A psicoterapia é feita por um psicólogo e é um acompanhamento de longo prazo. Com o terapeuta, você se conhecerá melhor a cada dia e aprenderá a lidar com as próprias emoções, com o ambiente ao redor e desafios impostos por situações entre amigos e familiares.

É o melhor caminho para quem quer aprimorar o que chamamos de inteligência emocional. E como isso pode te ajudar profissionalmente? De várias formas. Se você quer empreender, por exemplo, a psicoterapia pode ser uma boa base para te ajudar a enfrentar os altos e baixos de gerir seu próprio negócio. 

Se quer fazer carreira em uma grande empresa, desenvolverá soft skills desejadas pelo mercado, como autoconfiança, resiliência e controle emocional. Além disso, não é demais lembrar que uma vida pessoal em equilíbrio impacta positivamente seu dia a dia no trabalho e a forma como você gerencia seus sonhos. E a terapia te dará uma luz nesse processo.

Terapeuta não é “tudo igual”. Existem diversas abordagens da psicoterapia, como a cognitivo-comportamental e a corporal. É importante que você conheça cada uma dessas frentes e escolha a que mais se adeque ao seu perfil. 

Coach

O coach vai treinar você para um grande objetivo e te ajudar a vencer as chamadas crenças limitantes. (Fonte: Shutterstock)
O coach vai treinar você para um grande objetivo e te ajudar a vencer as chamadas crenças limitantes. (Fonte: Shutterstock)

O verbo to coach, em inglês, é treinar. Então, o coach é aquele que treina você para um desafio, que pode ser empreender, começar uma carreira acadêmica ou ingressar em um mercado específico ou empresa.

Esse profissional te ajuda a olhar com clareza para o que você quer, definir bem seu objetivo e a pensar passos para chegar ao topo do seu sucesso. Com uma perspectiva prática, o coach dialoga com você a fim de combater barreiras que você mesmo impõe a si, as chamadas crenças limitantes.

Cabe lembrar também que há coaches específicos para diferentes áreas, como Marketing, Finanças, Executiva e Empreendedorismo. O ideal é buscar o que está mais próximo do seu propósito. 

Mentor

O mentor é um profissional que te inspira por meio da própria jornada. (Fonte: Shutterstock)
O mentor é um profissional que te inspira por meio da própria jornada. (Fonte: Shutterstock)

Se você já sabe bem qual é a carreira que quer seguir ou está dentro do mercado em que quer crescer, talvez a mentoria seja o caminho mais indicado para você. O mentor é um profissional consolidado que já construiu uma trajetória relevante em um segmento. É aquela pessoa cuja carreira inspira, com muita história para contar e muito a ensinar. 

O trabalho de mentoria parte da narrativa do mentor, que é uma espécie de conselheiro. Alguém que dá direcionamentos com base no que já viveu e enxerga no mercado. Muitos executivos e empreendedores são bastante abertos para oferecer mentoria. Além disso, em muitas empresas há profissionais seniores que auxiliam funcionários novos de casa, com base na jornada que já trilharam. 

Sponsor

O sponsor é um padrinho que vai investir e te ajudar a direcionar sua ideia. (Fonte: Shutterstock)
O sponsor é um padrinho que vai investir e te ajudar a direcionar sua ideia. (Fonte: Shutterstock)

Aqui entra uma pessoa que pode auxiliar bastante aquele que quer empreender. Na tradução do inglês para o português, o sponsor seria algo como um padrinho ou patrocinador. Portanto, é aquele que vai apoiar sua ideia, seja viabilizando financeiramente, seja dando direcionamentos da maneira que lhe parecer mais rentável. 

O sponsor só não é muito indicado para quem escolheu empreender pela liberdade de gerir o próprio negócio como bem entender. Isso porque esse profissional pode se envolver demais em suas decisões. Vale a pena pensar nesse aspecto e ter uma conversa franca com seu potencial apoiador.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Infomoney, Na Prática.

42400cookie-checkQual é a diferença entre coach, mentor, terapeuta e sponsor?