Home office: 5 vantagens de trabalhar e estudar em casa

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

A pandemia de covid-19 acelerou o processo de popularização do trabalho e do estudo remotos. Muitas pesquisas sugerem que as pessoas podem ser mais produtivas quando têm mais autonomia em suas obrigações. Tanto é que até as empresas estão a favor dessa modalidade.

Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) mostrou que 50% das empresas que implementaram o home office durante a pandemia tiveram resultados acima das expectativas. Cerca de 29% das empresas pesquisadas vão adotar o regime permanentemente para metade ou todos os colaboradores.

Dessa forma, a maioria das pessoas não quer voltar para a rotina “normal” de escritório. Uma pesquisa do portal americano Office Vibe mostrou que 70% dos entrevistados se sentem mais saudáveis física e mentalmente com o regime de trabalho remoto. Provavelmente, os trabalhos dessa categoria devem continuar crescendo, pois um estudo da Rádio Nacional mostrou que no site Vagas.com o número de postos de trabalho remoto aumentaram 300% em 2020, 1º ano da pandemia.

Mas afinal, quais são as vantagens de estudar e trabalhar em casa?

Mais tempo livre

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstraram que, em 2019, o tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho do brasileiro foi de 4 horas e 48 minutos por semana, quase 1 hora por dia útil.

Esse número chega a 6 horas e 24 minutos quando são consideradas somente as capitais. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o número é maior do que 7 horas por semana. Os paulistanos gastam em média 1 hora e meia em deslocamento por dia, isso é o equivalente a se passar 16 dias e meio no carro (ou transporte público) por ano.

Economizar o tempo de deslocamentos é uma das maiores vantagens do home office e do EaD. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Economizar o tempo de deslocamentos é uma das maiores vantagens do home office e do EaD. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Com o home office ou o anywhere office, esse trajeto se transforma em alguns poucos metros, basta sair da cama ou do sofá e dar uns passos até chegar ao computador. Em média, entre 1h e 1h30min mais por dia para realizar atividades de hobby e lazer, tempo com família, exercícios físicos ou estudo.

Se somarmos o deslocamento para uma instituição de ensino ao tempo gasto para ir ao trabalho, podemos ter situações gritantes de “perda de tempo”. Por isso, trabalhar e estudar em casa pode ser uma ótima solução.

Redução de gastos

Trabalhar em casa gera economia em diversos aspectos, o mais notável, provavelmente, é o gasto com gasolina ou transporte público. Em 1 ano em que os combustíveis bateram recordes de preço, quem trabalha em casa se vê aliviado ao saber o tamanho da economia.

Além disso, o estilo de vida para quem trabalha em casa gera uma série de economias com roupas e alimentação em restaurantes, que consomem boa parte do salário de quem trabalha fora. Muitos trabalhadores que migraram para o home office agora utilizam o Vale-Refeição (VR) ou Vale-Alimentação (VA) para realizar compras no mercado e economizar um pouco mais.

Estudar em casa por meio de cursos EAD também gera economia. Por não precisarem manter uma estrutura física tão grande, os cursos a distância são muito mais baratos, e isso sem comprometer a qualidade do material, das aulas ou das avaliações. Cursos de pós-graduação EaD de instituições sérias, como a Universidade Mackenzie, têm peso e reconhecimento para o seu currículo.

Qualidade de vida

Tanto a economia de tempo quanto de dinheiro e a possibilidade de estudar ou trabalhar em casa geram um aumento da qualidade de vida. Pessoas com horários mais flexíveis e mais tempo livre se mostram mais felizes, menos estressadas e mais produtivas, segundo pesquisa da Henley Business School, no Reino Unido.

Trabalho remoto melhora saúde física e mental. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Trabalho remoto melhora saúde física e mental. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Conforto

Poder trabalhar e estudar em casa é uma situação bastante confortável. No geral, fica-se mais à vontade para usar roupas mais despojadas e confortáveis, tendo mais liberdade com as pausas para banheiro, alimentação e até para flexibilizar horários a fim de realizar outras atividades.

O conforto, porém, não pode ser levado ao extremo, a falta de rotina pode gerar problemas na produtividade. Tentar trabalhar na cama ou no sofá pode causar situações ergonômicas complicadas que podem acarretar problemas físicos, por exemplo. Portanto, cuidado para não abusar do conforto.

Leia também:

7 benefícios da pós-graduação para a carreira

Vale a pena fazer uma nova graduação depois dos 30?

Carreira após os 50 anos: desafios e benefícios

Recolocação no mercado de trabalho

Para quem já ingressou no mercado de trabalho, uma recolocação ou uma mudança de área pode ser um feito difícil de ser realizado. Afinal, manter um trabalho de tempo integral e conseguir estudar exigem muita energia.

Nesse sentido, fazer uma pós-graduação a distância pode ser a solução ideal. Uma especialização em uma nova área pode gerar novas oportunidades de trabalho e fazer a pessoa ter uma trajetória única de carreira. Atualmente, muitas empresas valorizam o lifelong learning e buscam profissionais que possam dar soluções diferentes para problemas complexos.

Fonte: Guia da Carreira, Zendesk, Digilandia, Hora da Facul, Guia do Estudante, Valor Globo.


63690cookie-checkHome office: 5 vantagens de trabalhar e estudar em casa