O que é lifelong learning?

É normal associarmos aprendizado aos estudos formais. A ideia de entrar em uma faculdade e sair “formado” é comum em nossa sociedade. O próprio termo já conota que você está “pronto” para os desafios que virão. Mas a construção do conhecimento não perpassa apenas essa esfera. Tudo o que você vive será agregado à sua bagagem. E é nisso que aposta o conceito de lifelong learning, a valorização de aprendizado contínuo ao longo da vida. Saiba mais!

O que é Lifelong Learning?

Lifelong learning é um conceito que designa basicamente uma busca por uma educação auto-orientada e a perspectiva de estar sempre aberto a novos conhecimentos. É a busca pela educação permanente que acontece de forma proativa e conforme gostos ou objetivos do indivíduo. 

A ideia vem sendo utilizada no mercado de trabalho estadunidense e agora está se popularizando pelo mundo. O termo, em tradução literal do inglês, significa “aprendizagem pela vida toda” ou “educação continuada”.

Usualmente o nome é ligado à educação não formal, ou seja, aquela que não acontece em escola, faculdade, empresas ou em treinamentos, mas isso não significa que aconteça exclusivamente fora desses ambientes. Refere-se mais ao conhecimento que é buscado para a realização pessoal e, portanto, a educação formal pode ser um meio de alcançar um objetivo.

A busca pelo conhecimento que traga satisfação pessoal tende a ser muito mais fácil do que alcançar um diploma. (Fonte: cottonbro/Pexels/Reprodução)
A busca pelo conhecimento que traga satisfação pessoal tende a ser muito mais fácil do que alcançar um diploma. (Fonte: cottonbro/Pexels/Reprodução)

Quais são as características do lifelong learning?

O conceito de lifelong learning parte do pressuposto que todo ser humano tem curiosidades e interesses fora do universo da educação formal e do mundo profissional. O movimento preconiza que se faça o exercício de dar vazão a esses interesses e que haja uma busca pelo desenvolvimento e pela realização pessoal.

É possível definir os seguintes itens como características do lifelong learning:

Os objetivos da educação continuada podem ser os mais variados. O importante é aprender. (Fonte: Anna Nekrashevich/Pexels/Reprodução)
Os objetivos da educação continuada podem ser os mais variados. O importante é aprender. (Fonte: Anna Nekrashevich/Pexels/Reprodução)

Por que o lifelong learning entrou no radar das empresas?

Com a revolução digital e a aceleração dos processos de comunicação, as empresas perceberam que um diploma nem sempre qualifica um funcionário a lidar com novos desafios. Profissionais de alto nível, como os de funções de gerenciamento e de coordenação, precisam estar abertos a aprender sobre novas tecnologias para continuarem relevantes. Muitos ainda têm a perspectiva de utilizar somente o que aprenderam na faculdade como recurso de trabalho.

Um exemplo de situação que exigiu adaptabilidade foi a pandemia mundial de covid-19, que tornou a habilidade para ter proficiência em computação uma necessidade para lidar com os desafios do trabalho e de reuniões remotas.

Por isso, um funcionário que está sempre aberto a aprender de diferentes formas e sobre diferentes assuntos pode ser uma aquisição muito mais valiosa para uma companhia. Quem já é adepto do lifelong learning cria mecanismos para lidar com as dificuldades que cada etapa diferente de um objetivo pode causar. A ideia é aprender a aprender.

Outros benefícios citados são a confiança adquirida com a realização de objetivos, a habilidade de criar e adaptar metodologias que funcionem para o aprendizado pessoal, e a expansão do conhecimento para diversas áreas, que eventualmente possam ser úteis.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Exame, HSM, FIA, Statse, Lyceum, JValerio, Você S/A, Valamis, Skills you need.

51560cookie-checkO que é lifelong learning?