O mundo empresarial está em constante mudança, e cada vez mais a figura do gerente distante dos funcionários está em xeque. Em meio a esses impasses, nomes como Anthony Tjan, CEO da Cue Ball, uma empresa de capital de risco em Boston, priorizam a definição de uma filosofia de liderança. Mas como deve ser a filosofia de um líder? Para fontes da área, deve estar centrada em quatro eixos: ação, motivação, organização e comunicação. Confira a importância de cada um deles.
1. Ação
Os olhos da equipe estão sobre o líder, então é preciso dar o exemplo e manter a palavra e um comportamento que os funcionários tenham prazer em imitar. Os gestores devem também ser especialistas em tomar decisões, e isso passa por ouvir a equipe e as áreas técnicas responsáveis, concentrando o diálogo e estabelecendo as metas para fazer acontecer.
É importante também saber a influência que possui. Um líder deve amar a função não pelo poder, mas pelo impacto que pode causar nos colaboradores. E não deve se abster de enfrentar os problemas que surgem, deve encará-los sem medo de situações desconfortáveis.
2. Motivação
Para manter uma equipe motivada, suas decisões não podem parecer meros caprichos. Um bom líder traz as pessoas para onde ele está e cria novos dirigentes. Isso é muito mais fácil se você mostrar como chega às decisões.
Conhecer a equipe também é fundamental, não apenas identificando os talentos de cada membro, mas sabendo como e quando utilizá-los. Fabiana Salles, fundadora da Gesto, enfatiza os benefícios de separar um tempo para conversar com o time e descobrir talentos e potenciais para utilizar a favor do objetivo da empresa.
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Utilize técnicas de gerenciamento de desempenho e de definição de metas. Quanto mais a equipe estiver ciente e envolvida no processo, melhor será o desempenho. Outro ponto importante é o feedback. Um bom líder sempre reconhece esforços e recompensa o bom desempenho. Quando for preciso chamar a atenção, a dica é usar a disciplina positiva: seja firme, mas gentil.
3. Organização
Um bom gestor não deve apenas ser organizado com seu tempo e suas ações mas também com a equipe. Para isso, é necessário ter um software, cronograma ou reuniões mais tradicionais, mas é fundamental que esteja presente.
Outro ponto: desafie a equipe a pensar. Após ter as tarefas definidas, crie espaços para que os colaboradores possam dar novas ideias para melhorar o fluxo do trabalho. E seja responsável com o time. Acredite que a equipe pode dar conta do trabalho e que, uma vez que um fluxograma esteja implementado, um possa cobrar o outro com responsabilidade.
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Defina valores e padrões comuns. É importante que líderes e colaboradores se unam para definir um conjunto de padrões de acordo com as diretrizes da empresa. Uma boa gestão pode utilizar valores como verdade, compaixão e integridade para criar um melhor ambiente de trabalho.
4. Comunicação
Comunique suas expectativas. Os exemplos anteriores mostram que o líder deve poder expressar claramente suas ideias, definições de metas e valores e dar feedbacks. Seja autêntico, direto e honesto até mesmo em decisões difíceis e ruins para os colaboradores; assim, elas serão mais bem assimiladas.
Trabalhe a comunicação em todos os sentidos. Um bom líder também deve se comunicar bem com seus superiores. Poder apresentar as ideias dos funcionários para os chefes pode gerar novas práticas e melhorar o fluxo de trabalho.
Fonte: Endeavor, Nibo, Siteware, Harvard Business Review e Xerpay.
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