O plano de carreira foi criado, inicialmente, como um incentivo de empresas para que os funcionários pudessem visualizar a trilha a ser percorrida dentro da organização. Hoje, esse tipo de planejamento vem sendo utilizado como um projeto individual para alcançar objetivos na vida profissional, para além da empresa atual. Nessa perspectiva, o plano de carreira de uma pessoa engloba uma ou mais empresas, uma vez que somente uma organização pode não atender aos anseios do indivíduo.

Confira 7 passos para construir um plano de carreira eficiente.

1. Descubra seu mapa pessoal

(Fonte: Tenor)

O primeiro passo para um plano de carreira de sucesso é se conhecer bem. É preciso fazer algumas perguntas, que nem sempre são fáceis de responder, mas são essenciais para o autoconhecimento. O que o faz sentir vivo? Quais são os valores que você respeita? E a mais importante de todas: qual é o seu propósito na vida, além do trabalho? Existem métodos que podem ajudar a encontrar essas respostas. A ajuda de um profissional, como um psicólogo, auxilia a responder mais facilmente a essas questões.

2. Liste suas competências

(Fonte: Tenor)

Saber quais são suas habilidades ajuda a encontrar um caminho mais compatível com o que você tem a oferecer, por isso é recomendável fazer uma lista de quais são suas competências técnicas e gerais. As competências técnicas são geralmente adquiridas por meio de formação acadêmica, cursos, palestras. As competências gerais são aquelas relacionadas ao comportamento, dentro e fora do ambiente de trabalho, como inteligência emocional, flexibilidade, autoconfiança, capacidade de trabalho em equipe, proatividade, espírito de liderança, entre outros.

3. Entenda o mercado de trabalho

(Fonte: Giphy)

Verificar quais são as tendências do mercado de trabalho na sua área de atuação é um passo fundamental para o sucesso de seu plano de carreira. É uma área que está crescendo ou está em alguma transformação? Com as novas tecnologias, muitas funções podem deixar de existir ou mudar totalmente. Além disso, novos cargos podem surgir. Avalie quais são as oportunidades e os riscos do segmento, do cargo e da função de interesse. Também verifique quais são as competências necessárias e os requisitos que área exige.

4. Defina o seu alvo

(Fonte: Tenor)

Uma reflexão importante para o plano de carreira é definir qual é o objetivo principal de sua trajetória profissional. Qual é o mais alto cargo e a maior realização desejada para sua carreira? Essa pode ser a meta principal do planejamento de sua trajetória profissional, mas também pode estar ligado a reconhecimento de pares, status na sociedade ou até mesmo qualidade de vida e satisfação pessoal.

5. Desenhe seu plano de ação

(Fonte: Tenor)

O plano de ação é uma forma de estabelecer as etapas necessárias para conseguir alcançar seus objetivos. É importante que tenha uma conexão com o mapa pessoal, as competências e o panorama do mercado de trabalho.

Confira mais dicas para potencializar sua carreira!

Esse plano deve contemplar as etapas intermediárias necessárias para alcançar o objetivo principal da trajetória profissional. Além disso, é fundamental responder a perguntas relativas a cada etapa: o que será feito? Por quê? Onde? Quando? Como? Quanto vai custar? E qual é o prazo?

6. Pense e aja de forma sistêmica

(Fonte: Tenor)

A trajetória profissional dificilmente será uma trilha em linha reta em direção a seu objetivo principal; pode ser que aconteçam pequenos desvios, algumas voltas, e seja necessário, algumas vezes, dar passos atrás. No entanto, no plano de carreira, o profissional não deve perder de vista seu objetivo principal, e a melhor forma de fazer isso é pensar e agir de forma sistemática, verificando as mudanças nos cenários e ajustar o caminho e as atitudes para alcançar o objetivo principal.

7. Mantenha a disciplina

(Fonte: Tenor)

Um plano de carreira envolve décadas de execução e pode ser difícil manter o foco ao longo do tempo. Porém, é importante que seja mantida a disciplina no cumprimento de cada etapa, para que o resultado seja alcançado mais rápido e com mais eficiência.

Seguindo esses passos, o profissional pode construir um plano de carreira eficiente e de sucesso.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!