Ícone do site Blog Mackenzie

10 filmes para aprender lições de empreendedorismo

Você está buscando um pouco de inspiração para empreender, mas está precisando relaxar ou está sem ânimo para mergulhar em artigos e livros sobre o tema? Não se preocupe, pois a seguir você encontrará uma seleção de filmes com os quais dar um tempo e aprender uma lição — ou duas! — sobre esse competitivo e complexo universo. Confira.

1. A Rede Social

(Fonte: Giphy)

Dirigido por David Fincher e lançado em 2010, A Rede Social revela como Mark Zuckerberg desenvolveu o Facebook enquanto ainda era estudante de Harvard — e inclui na trama a questão com seu melhor amigo, que acabou deixando a companhia, e a controvérsia sobre o processo aberto contra ele por conta da acusação de dois irmãos que diziam que Mark teria “roubado” deles a ideia para a rede social.

Por que é bacana? Porque nos lembra que até mesmo as gigantes começam pequenas e de forma discreta.

2. Piratas do Vale do Silício

(Fonte: Giphy)

O longa explora a rivalidade entre Steve Jobs e Bill Gates — portanto, a briga entre a Apple e a Microsoft — nas décadas de 1970 e 1990. O interessante é que, como foi lançado em 1999, Piratas do Vale do Silício chegou pouco depois de Jobs retornar à companhia após o episódio de sua demissão, em 1985, e a compra da empresa NeXT pela Apple, em 1996.

Por que é bacana? Porque mostra como duas das maiores e mais bem-sucedidas companhias de tecnologia do mundo nasceram e deixa evidente que nem sempre a disputa é leal.

3. Startup.com

​(Fonte: FFF Movie Posters/Reprodução)

Na verdade, Startup.com é um documentário, e não um filme, mas oferece ensinamentos valiosos sobre como problemas de gestão e disputas internas por poder podem prejudicar — e até afundar — uma empresa. Lançada em 2001, a produção conta o fracasso de uma promissora startup norte-americana chamada GovWorks.

Por que é bacana? Além dos pontos mencionados, o documentário mostra como tensões no ambiente de trabalho podem destruir amizades.

4. Wall Street

​(Fonte: The Red Chronicles/Reprodução)

Lançado em 1987 e dirigido por Oliver Stone, Wall Street mostra um pouco do que rolava nos bastidores do mundo dos negócios milionários dos anos 1980 nos Estados Unidos e como o ambiente corporativo era permeado por ambição, ganância, agressividade e rivalidade sem limites.

Por que é bacana? Porque revela como empreendedores mais jovens podem se deixar seduzir facilmente e ser conduzidos a tomar decisões pouco éticas em nome do sucesso.

5. A Grande Aposta

(Fonte: Giphy)

Dirigido por Adam McKay, A Grande Aposta foi lançado em 2015 e reúne 3 histórias que estão ligeiramente conectadas e relacionadas com as causas da crise econômica de 2007/2008 que atingiu o mercado imobiliário dos EUA e reverberou fortemente em todo o mundo, destacando personagens que encontraram formas de lucrar com ela.

5 passos simples para conciliar a vida pessoal e profissional

Por que é bacana? Porque, além de revelar o que desencadeou a famosa crise, o filme trata da importância de ser visionário e assumir riscos, mesmo quando isso significa ir na contramão do que é praticado no mercado.

6. O Poderoso Chefão

(Fonte: Giphy)

A trilogia O Poderoso Chefão dispensa apresentações, e, apesar de se tratar de um enredo focado principalmente nos mafiosos da família Corleone, permite tirar várias lições de empreendedorismo, como a importância do networking, de entender a concorrência, estabelecer bons relacionamentos e como o tratamento que dispensamos aos outros pode render bons negócios.

Por que é bacana? Porque aborda questões relacionadas, como sucessão e diversificação corporativa, estratégias competitivas, retenção de colaboradores e fusões e aquisições, por exemplo.

7. O Lobo de Wall Street

(Fonte: Giphy)

Baseado em uma história real, O Lobo de Wall Street, de 2013, conta a trajetória de Jordan Belfort e explora a sua ascensão e a sua queda como corretor de ações de uma empresa de Nova York devido a escândalos com corrupção e fraudes de seguros.

5 dicas úteis para estudar e aprender com EaD

Por que é bacana? Porque o filme basicamente mostra como os empreendedores não devem se comportar e o que não devem fazer para conquistar fortuna e sucesso.

8. O Diabo Veste Prada

(Fonte: Giphy)

O Diabo Veste Prada, de 2006, pode ser uma comédia dramática, mas o longa, além de motivar o público a não desistir da busca do emprego dos sonhos, traz lições sobre empreendedorismo, incluindo ensinamentos de como devemos lidar com situações desconfortáveis, ambientes pouco familiares e como crescer em uma corporação.

Por que é bacana? Porque aborda questões relacionadas a desenvolvimento profissional, meritocracia, importância da mídia e até técnicas de marketing e vendas.

9. Sucesso a Qualquer Preço

​(Fonte: Memphis Business Journal/Reprodução)

Baseado em uma peça de grande êxito nos EUA, Sucesso a Qualquer Preço foi lançado em 1992 e acompanha os dramas e a competição travada entre corretores de imóveis durante um período tumultuado na empresa (picareta) para a qual trabalham.

Por que é bacana? Porque mostra as dificuldades dos profissionais da área em prosperar e sobreviver às pressões às quais são submetidos e porque o filme costuma ser usado em treinamentos de equipes de vendas.

10. Obrigado por Fumar

(Fonte: Giphy)

Lançada em 2006, essa comédia segue a trajetória de Nick Naylor, um porta-voz das grandes fabricantes de cigarros dos EUA, e faz uma sátira à indústria do tabaco. Mas Obrigado por Fumar também é uma excelente pedida para aqueles que desejam desenvolver a arte de “vender gelo para esquimós”.Por que é bacana? Porque oferece insights valiosos sobre como é possível vender qualquer coisa quando se sabe usar com maestria as armas da persuasão, além de tratar de questões relacionadas com gestão de crises, comunicação corporativa, importância das relações públicas e impacto de campanhas de publicidade e marketing bem (ou mal) elaboradas.

Leia mais sobre mercado & carreira

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

50cookie-check10 filmes para aprender lições de empreendedorismo
Sair da versão mobile