Como defender suas ideias na empresa?

Você já teve uma grande ideia transformadora, mas foi impedido de seguir adiante com ela na sua empresa? Saiba que esse é um dilema de muita gente que chegou ao mercado de trabalho com entusiasmo, mas sem as técnicas ideais para valorizar suas propostas. Então, mesmo com pouca autoridade e poucos recursos, tornar suas ideias atrativas para pessoas estratégicas pode ser o fator que te levará à concretização da proposta. 

Quem exerce funções de poder dentro das organizações geralmente é restrito aos próprios conceitos sobre o que funciona ou não o local, com base na experiência adquirida ao longo da sua trajetória. Por isso, antes de tentar convencer alguém, é preciso conquistar sua confiança. 

1. Descubra quem pode valorizar sua ideia

Se na sua empresa a ordem hierárquica é clara, você certamente saberá quais são as pessoas que são relevantes para tornar suas propostas em uma realidade. Por outro lado, se a estrutura for menos rígida nesse sentido, é preciso avaliar e estudar a dinâmica das relações.

Analise quais são os membros de equipe que interferem na execução dos projetos e quem é o responsável final pela aprovação deles, mesmo que haja mais de um líder. Depois disso, sintetize fatores que essas pessoas consideram ao fazerem suas escolhas.

2. Saiba quem pode te defender

Ter aliados é uma estratégia inteligente quando precisar de um representante com nível acima do seu. (Fonte: Pixabay)
Ter aliados é uma estratégia inteligente quando se precisa de um representante com nível acima do seu. (Fonte: Pixabay)

Ser novo na empresa ou inexperiente no mercado pode ser uma barreira para negociar diretamente com figuras de autoridade. Portanto, é uma estratégia certeira confiar suas ideias a alguém que possa levá-las a discussões ou a reuniões das quais você não participe. 

Se você sugerir algo que não tenha impacto estrutural na forma como o trabalho é feito, pode apresentar sua proposta a uma pessoa que a coloque em ação rapidamente. No entanto, você pode precisar de um aliado com nível de influência maior dependendo da magnitude do que estiver propondo.

Antes de fazer esse movimento, lembre-se de construir uma relação de confiança com esse profissional. Isso só é possível com um trabalho consistente e de qualidade. Dessa forma, você desenvolverá um vínculo de confiança e conquistará credibilidade.

3. Faça um teste até ter segurança

Antes de colocar sua ideia em jogo, é importante fazer testes próprios a fim de melhorá-la. Para isso, reúna feedbacks das pessoas mapeadas como relevantes para o processo. Também é interessante analisar o trabalho de funcionários que serão impactados por ela, considerando suas perspectivas para fortalecer seus argumentos.

4. Torne sua ideia atraente

 A forma que você apresenta um projeto faz toda a diferença para sua aprovação ou reprovação. Seus objetivos e métricas precisam estar claros, assim como de que maneira isso vai contribuir para a empresa. 

Para tornar o plano mais tangível, faça algumas perguntas antes de montar sua apresentação:

5. Acompanhe tudo de perto

Com tanto trabalho e dedicação desempenhados, acompanhar próximas etapas torna-se essencial. (Fonte: Pexels)
Com tanto trabalho e dedicação desempenhados, acompanhar as próximas etapas torna-se essencial. (Fonte: Pexels)

Com seu planejamento aprovado pela pessoa estrategicamente escolhida para te apoiar, é preciso se atentar às próximas etapas até sua completa implementação enquanto desenvolve seu relacionamento com quem mais exerce papéis estratégicos. Em primeiro lugar, questione se é possível apresentá-lo em uma reunião, por exemplo.

Porém, caso você tenha recebido um retorno negativo, tente entender o porquê disso. Pode ser que ainda existam pontos a serem melhorados, que a apresentação possa ser reorganizada ou que as prioridades sejam outras para o momento. Faça o que está sob seu controle.

Em praticamente qualquer negócio existem, tanto barreiras quanto possibilidades. Podem ser necessárias várias tentativas até emplacar o que você idealizou. Certamente, essa trajetória será cheia de aprendizados e habilidades desenvolvidas.

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Fonte: Harvard Business Review.

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